Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 dicas para organizar sua vida para a volta às aulas

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se você tem filhos, certamente sabe que o período de volta às aulas traz consigo um verdadeiro mix de sentimentos, não é mesmo? Fica até difícil separar a alegria de saber que as crianças logo estarão de volta à rotina que as faz crescer, aprender e desenvolver daquela sensação de que um período turbulento está para chegar. Mas não precisa ser assim, viu?

Tudo bem que não costuma ser simples conciliar o trabalho e as tarefas familiares com os horários da escola, o dever de casa, a preparação do lanche e todas as outras atividades que fazem parte da vida dos pais. No entanto, com organização e dedicação, esse período pode sim ficar bem mais tranquilo!

Pensando nisso, resolvemos preparar um post especial com seis dicas valiosas para que a volta às aulas seja mais organizada e prazerosa para sua família este ano. Confira!

Menina estudando na biblioteca da escola

1. Organize o material do ano que passou

Nossa primeira dica não é muito comum, mas acredite: esse passo é capaz de fazer uma enorme diferença na hora de se planejar para o próximo período letivo. Afinal de contas, depois de um ano inteiro de aulas, é mais que comum que crianças e adolescentes acumulem muitos papéis, cadernos, trabalhos e materiais que não poderão mais ser utilizados. Tudo isso ocupa espaço dentro de casa, dificultando o armazenamento e a organização dos novos materiais que surgirão no próximo ano.

Por isso, antes da efetiva volta às aulas, separe um tempo para jogar tudo aquilo que não é necessário fora, aproveitando para doar materiais de que seus filhos não mais precisam, mas que podem ser úteis para outras crianças. Ao mesmo tempo, organize o que poderá ser utilizado no futuro. Dessa forma, quando o novo ano letivo começar, sua casa já estará pronta para o que vem por aí!

2. Compre o novo material com antecedência

Como você deve saber, a compra do material escolar é uma das etapas mais complicadas que antecedem a volta às aulas. Além de exigir tempo e disposição dos pais para irem às lojas e procurar tudo o que será necessário, item por item, esse momento também exige um bom controle financeiro. Isso porque livros, cadernos, mochilas e todo o resto podem representar um custo elevado.

Deixar para passar por isso na última hora só tornará o processo ainda mais complicado, uma vez que você passa a correr o risco de encontrar lojas bem mais cheias, talvez tenha que lidar com a falta de materiais devido à alta procura, além de encarar preços mais altos.

Com calma, portanto, separe um tempo para conferir a lista de materiais, vendo o que seus filhos já têm, o que será preciso comprar e o que poderá ser passado do filho mais velho para o mais novo, por exemplo. Anote o que ainda falta e comece a pesquisar preços em diferentes lojas. Assim, quando você for comprar, ganhará tempo, descontos e tranquilidade!

3. Crie uma rotina de horários

Durante as férias, é comum que as crianças tenham mais liberdade para acordar tarde, comer em horários diferentes, ver filmes durante as madrugadas e por aí vai, certo? Tudo isso faz parte desse período de descanso e é importante para que elas realmente aproveitem seu tempo livre. O detalhe é que a falta de rotina faz com que a volta às aulas seja ainda mais difícil.

De olho nisso, nada de esperar a primeira semana de aula começar para organizar os horários! Um pouco antes do fim das férias, devagar, vá retomando a rotina. Estabeleça horários para as refeições, ajuste o despertador, separe alguns minutos do dia para a leitura e reduza o tempo de internet e da TV gradativamente. Lembre-se de planejar a nova rotina de horários com base nos horários da escola. Assim, quando as aulas voltarem, a família saberá exatamente o que fazer!

4. Estruture um ambiente para os estudos

Mãe estudando com o filho

Outra dica para fazer com que a volta às aulas seja mais tranquila diz respeito ao local de estudo. Entenda: depois de um período maior de férias, o corpo e a mente precisam se reacostumar com os estudos, com a necessidade de concentração e principalmente com o esforço que deve ser feito para aprender novidades. Se esse processo for feito em um ambiente bagunçado, pouco ventilado, escuro, sem uma mesa com espaço suficiente para os cadernos e uma cadeira confortável, por exemplo, a readaptação será muito mais difícil.

O ideal é organizar um ambiente próprio para os estudos e começar a utilizá-lo ainda nas férias. Que tal usar esse ambiente aliado à nova rotina de horários? Você pode determinar uma hora do dia para que as crianças leiam um livro naquele local, montem um quebra-cabeça ou brinquem com jogos educativos. Tudo isso fará com que o uso do local para os estudos depois da volta às aulas seja muito mais natural.

5. Planeje o lanche semanalmente

Mãe preparando lanches para seus filhos levarem para a escola

O lanche feito em casa é uma das melhores maneiras de garantir que seus filhos comerão alimentos saudáveis, frescos e livres de muitos conservantes na escola. O detalhe é que a preparação diária dessas refeições é trabalhosa, acabando por demandar muito tempo principalmente nos primeiros dias de aula, fase em que a rotina ainda não está tão bem definida.

Uma das melhores alternativas para resolver essa questão é se organizar a fim de conseguir preparar o lanche para a semana inteira. No domingo, por exemplo, separe algumas horas para criar o cardápio semanal e montar as combinações de cada dia. Sanduíches naturais, frutas, castanhas e sementes podem ser armazenados sem que percam sabor ou qualidade. O que acha de pedir a ajuda das crianças nessa missão?

O importante é ter atenção na escolha de opções que possam ficar armazenadas em locais apropriados, como geladeiras e congeladores ou em ambientes abertos e frescos. Dessa forma, você economizará um tempo precioso durante as semanas sem que para isso tenha que abrir mão da qualidade da alimentação dos seus filhos longe de casa.

6. Aposte em itens de organização

Para que você consiga colocar todas as dicas que acabamos de dar aqui em prática, é preciso muita organização. A boa notícia é que alguns objetos e acessórios são de grande ajuda nessa hora!

Porta-lápis, organizador de papéis e de materiais pequenos, uma estante para livros e um cesto de lixo são exemplos de itens que fazem toda a diferença no espaço de estudo. Já uma bolsa térmica, uma garrafa de água durável e potinhos hermeticamente fechados para embalar os lanches certamente ajudarão na hora de montar as refeições dos filhos. Lembre-se de optar por materiais não tóxicos e que podem ir ao congelador.

Também é interessante ter um calendário e uma agenda para ajudar na criação de rotinas de estudo. E se você acha que comprar tudo isso está fora do orçamento, vale ressaltar: com um pouco de criatividade, você e seus filhos podem até produzir esses itens juntos! Latas pintadas podem se tornar porta-lápis e caixas de sapato embrulhadas podem ser utilizadas para guardar objetos menores, por exemplo. Aliás, a produção desses itens pode ser uma das atividades sustentáveis incluídas na programação das férias. Não é demais?

E então, viu como algumas dicas simples podem fazer com que o período de volta às aulas seja muito mais tranquilo para a sua família? Com organização e planejamento, tudo dará certo!

Por fim, se você gostou do nosso conteúdo, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para ajudar mais famílias que também precisam se preparar para o novo ano escolar dos filhos?