Utilizamos cookies para melhorar sua experiência enquanto utiliza nosso site e personalizar ações de marketing e publicidade. Ao ACEITAR, você concorda com a utilização e compreende nossa Política de Privacidade.




  • Saiba mais
Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tons neutros quentes amadeirados na sala

Tendência de decoração: tons neutros quentes

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Os tons neutros quentes são uma forte tendência de decoração. Isso porque cada vez mais as pessoas buscam sentir a sensação de aconchego e bem-estar, construindo ambientes agradáveis, que consigam reunir e acolher moradores e visitantes para compartilhar momentos especiais. A ideia é trazer a tranquilidade e o conforto do campo para dentro de casa, explorando combinações que lembram elementos como terra e fogo.

Além dos tons amadeirados, as cores neutras quentes mais utilizadas na decoração atualmente são: marrom, bege, cinza, off white e greige – um tom intermediário entre cinza e bege. Elas podem ser empregadas na decoração, como no revestimento do piso, cor das paredes, estofado do sofá, almofadas e móveis. Seguindo algumas dicas, é fácil aplicar essa tendência com delicadeza e elegância. Por isso, convidamos você a aprender detalhes importantes que vão ajudar a compor a decoração da sua casa.  

O que são tons neutros quentes?

quarto
Quatro confortável com Ilhéus Canela, da Linha Tropicália, no piso e elementos decorativos com tons neutros quentes

O ponto de partida é acabar com a ideia que neutro é sinônimo de simples ou clean, onde o branco praticamente ocupa quase todos os espaços. Ao contrário do que alguns pensam, os tons neutros não são “sem graça”. Muito pelo contrário, eles conseguem construir ambientes visualmente bonitos e atraentes.

As cores neutras básicas são compostas pelo branco, preto e cinza. Por sua vez, as quentes se caracterizam pelo vermelho, amarelo, laranja e até mesmo o rosa. A combinação desses elementos cria uma paleta com tons amadeirados e terrosos, passando também pelo dourado e acobreado, entre outros. As possibilidades de combinações são infinitas.

Mas e o azul que remete à paz? Ele faz parte do grupo das cores frias, muito utilizadas para a criação de ambientes mais sóbrios e calmos. Nessa lista também estão: verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado, entre outras. 

É importante destacar que as cores convivem em harmonia quando bem trabalhadas. Por isso, o que caracteriza um ambiente aconchegante não é a ausência do azul ou verde, mas a predominância dos tons neutros quentes. 

 

O que levar em consideração

revestimentos de tons neutros quentes na sala de estar
Esta sala representa bem os ambientes aconchegantes com tons neutros quentes, com Crema Imperial, da Linha Clássica, no piso

Para definir a melhor forma de trabalhar com tons neutros quentes em uma casa é preciso levar em consideração o gosto e o estilo dos moradores. Acrescentar a identidade da família ao projeto facilitará na criação de um ambiente acolhedor. Dessa forma, esqueça regras rígidas e explore a sua criatividade. 

Em linhas gerais, é necessário equilibrar o conforto com a funcionalidade. Além de bonito, o espaço deve ser eficiente. Portanto, não adianta combinar a cor da parede de uma sala com os objetos se não existe espaço suficiente no sofá ou poltronas para acomodar todos os moradores. Lembre-se: tons neutros quentes são sinônimos de aconchego e bem-estar.

Rústico, elegante e confortável

cozinha com revestimentos cerâmicos representando madeira em tons neutros quentes
Cozinha revestida com o Supercerâmico Ibérica Design

Os tons amadeirados são a aposta certa para quem deseja construir um ambiente que explora elementos rústicos para promover a sensação de conforto. Uma das tendências de 2020, os veios bem desenhados e com tons contrastantes do Supercerâmico Ibérica Design combinam com a madeira escura da estante e da mesa, além dos elementos brancos e beges. Vale destacar também a importância das plantas para compor espaços aconchegantes, lembrando uma casa de campo, mas com muita elegância.

Harmonia entre cores quentes e frias

área de lazer
Trastevere, da linha Lazer, e Pietra Di Basalto Crema: área externa agradável com espaços bem delimitados

Já essa área externa comprova que é possível a harmonia entre cores de lados opostos. Com o frio azul-menta nas paredes, os tons neutros quentes no piso se destacaram. Para delimitar bem os espaços, dois revestimentos com características distintas. Trastevere combina diferentes cores quentes em um revestimento que remete aos calçamentos de pedras. Na área interna, o tom creme da cerâmica Pietra Di Basalto Crema evita o excesso de informações. Os objetos decorativos seguem a mesma linha, intercalando cores quentes e frias. 

Tons neutros quentes na plenitude

sala de estar
Cantabria Gris é um dos lançamentos da coleção Match! para a linha Clássica

Nesta sala, até mesmo a pelagem do cachorro parece seguir a tendência dos tons neutros quentes. O sofá espaçoso e confortável puxando para o greige combina com a cor da parede. No piso, a aposta foi o Cantabria Gris, da linha Clássica, um Supercerâmico com tons acobreados e levemente dourados. Outra ideia interessante é o contraste entre duas cores neutras: branco e preto. O mobiliário prático e os poucos objetos de decoração ajudam a construir um ambiente funcional, que certamente acomoda bem toda a família.

Proposta elegante e criativa

sala de estar com revestimento em tom neutro quente
Supercerâmico Vendome também é novidade da linha Clássica

Com uma decoração mais sóbria, essa sala comprova que é possível trabalhar com tons neutros quentes em uma decoração sofisticada, sem a necessidade de explorar elementos rústicos característicos em casas de campo. Os veios em tons corten do revestimento cerâmico Vendome e as almofadas construíram um diferencial nesse ambiente que tem como base o cinza – apresentando um tom mais claro na parede e a versão chumbo na chaise longue e no pufe. 

Estampa e tons neutros quentes

banheiro com revestimento cerâmico
Também é possível trabalhar com superfícies estampadas, como Blossom Beach, da linha Decora Design, em composição com Zeppelin Beige

É criativo misturar tons quentes com superfícies estampadas. Com tons terrosos, esse banheiro apresenta a combinação perfeita para um ambiente relaxante, ideal para um banho especial após um longo dia de trabalho, por exemplo. Perceba como os diferentes elementos entram em harmonia e, com isso, conquistaram destaques individuais. A estampa delicada do Blossom Beach, da linha Decora Design, realça o ambiente. Para finalizar com um toque especial sem erros, piso Zeppelin Beige. Coringa na decoração, a nova linha Zeppelin conta com superfícies urbanas que remetem ao concreto, mas com um leve toque de cor.

Quais revestimentos usar?Os exemplos apresentados são apenas algumas das diversas possibilidades dos tons neutros quentes. O objetivo é inspirar você a explorar sua criatividade. Para facilitar a construção da estética, confira os Supercerâmicos e cerâmicas que mais se encaixam nessa proposta: Ilhéus Canela, Faia Natural, Crema Imperial, Cantábria Gris, Zeppelin Beige, Grid Beige, Grid Camel e Grid Fall