Tendências para 2022: a decoração e o mundo no novo ano
Não categorizadoA pesquisa de tendências envolve muitas questões. História, comportamentos, hábitos… Diversos fatores são levados em consideração para a previsão do que vai estar em alta no futuro próximo e, assim, criar produtos e serviços adequados ao que a sociedade espera.
A Portobello Grupo, do qual a Pointer faz parte, tem uma equipe dedicada à pesquisa de tendências. Após um ano de viagens, diálogos, observação e reflexão, lançamos um guia com as tendências para 2022: o Trend Book da Portobello, que tem download gratuito.
A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre o que são tendências e macrotendências. Além disso, vamos revelar o que está por vir em 2022. Acompanhe!
O que são macrotendências?
As macrotendências são as amplas tendências de comportamento nos próximos 5 a 10 anos. Conhecer as macrotendências é fundamental para as empresas guiarem suas decisões no longo prazo. Isso envolve não só o discurso, como também se reflete em produtos e serviços.
Já as tendências são como as macrotendências se refletem no dia a dia, de uma forma mais específica, fazendo recortes menores no tempo e na área de atuação.
As macrotendências atuais são regidas pelo chamado Global Imbalance, ou seja, o desequilíbrio global. Isso envolve problemas ambientais, desigualdades sociais e, claro, a pandemia da Covid-19, que veio para reforçar a necessidade de refletir sobre a forma como consumimos e nos comportamos.
Portanto, é preciso encontrar formas viver mais sustentáveis, sobretudo por conta de alguns marcos recentes e nada animadores:
- 2020 foi o ano mais quente da história;
- 2020 teve recorde de queimadas na Amazônia;
- 2021 foi o ano que marcou a sobrecarga da Terra.
Contexto atual mescla tecnologia e humanidade
Estamos mais conectados. Sobretudo por meio do processo de digitalização que se acelerou a partir da pandemia da Covid-19, em 2020. Compras online, home office e telemedicina são só alguns dos exemplos de atividades que ganharam o mundo virtual.
No entanto, a preocupação com o futuro tem sido cada vez mais latente. Com a pandemia, a sociedade percebeu que imprevistos realmente podem acontecer. Além disso, temos presenciado mudanças climáticas e outros eventos naturais relacionados aos prejuízos que causamos ao meio ambiente com as nossas atitudes.
Isso tem levado ainda as pessoas a buscarem por sustentabilidade, seja nas suas atitudes ou nos produtos que consomem. Aliás, esse é um conceito que tem tudo a ver com a Pointer. Isso porque adotamos diferentes práticas para a preservação do meio ambiente nos nossos processos de produção.
Zeppelin Steel e Jacquard Gray, da linha Zeppelin, são produtos que refletem a tendência Wellbeing, da busca pelo bem-estar em casa
Além disso, de acordo com o Trend Book da Portobello, uma das tendência para 2022 é de uma sociedade plural. O futuro aponta para mais inclusão e acolhimento, principalmente de grupos minorizados.
Todos esses elementos se unem a uma visão otimista, em busca de um futuro melhor, que se refletem nas tendências para 2022. As macrotendências se aplicam não só à arquitetura e design, mas também ao comportamento e às atitudes como um todo. Além disso, são conceitos que tendem a permanecer por mais de um ano. Uns mais, outros menos.
As tendências para 2022
O Trend Book da Portobello é um relatório anual para apresentar as tendências do ano seguinte. O documento é fruto de trabalho contínuo, que requer estudo e sensibilidade .
Para o novo Trend Book, a marca reuniu as principais macrotendências, que ajudam a entender as tendências para 2022. Para isso, levou em consideração arte, moda e design, sempre pensando no viés da arquitetura e da decoração. Além disso, traz uma reflexão sobre o momento atual e como todos esses elementos se conectam com a nossa realidade.
Vale lembrar que a Pointer faz parte do Portobello Grupo e também considera essas macrotendências no desenvolvimento de seus produtos. Conheça as três principais tendências para 2022 e também para os próximos anos:
Me is we
O termo em inglês significa eu sou nós e é usado para expressar a ideia de que somos um e somos todos. Ou seja, as atitudes individuais, quando somadas, causam impacto em toda a sociedade. Por isso, é importante rever os conceitos e hábitos porque cada ação conta.
É uma macrotendência que reflete mutualidade, contribuição e equidade. Afinal, é preciso levar a sustentabilidade para todas as pessoas, com produtos democráticos e uma comunicação que transpareça a acessibilidade desse conceito em todos os níveis da sociedade.
A macrotendência Me is we se subdivide em três tendências. Entenda melhor:
- Comuna holic: esse termo em inglês significa algo como “viciado em comunidade”. A ideia é dar voz a grupos minorizados, aumentando a representatividade em todas as ações. Seja na criação de produtos ou na comunicação, por exemplo. O importante é celebrar o poder do coletivo.
- Change makers: esse termo em inglês significa algo como “fazedores de mudanças”. As pessoas cobram um posicionamento das empresas sobre diferentes assuntos, incluindo sustentabilidade e inclusão. É preciso mudar o pensamento para oferecer mais representatividade e oportunidades iguais.
- Re-generation: esse termo em inglês brinca com as ideias de “regenerar” e de uma “geração refeita”. Conduz uma mudança de paradigma. Se antes era preciso reduzir os impactos no meio ambiente para oferecer produtos e serviços, agora é preciso ir além, gerando impactos positivos.
Na parede, o lançamento Catavento Azul, expressa o clima da mudança dos ventos da tendência Me is we. No piso, Zeppelin Steel
Wellbeing
Essa tendência para 2022 diz, basicamente, que o essencial é estar bem. Principalmente por causa da pandemia, as pessoas passaram a focar nos seus valores e a cuidar do que realmente importa. O corpo, a casa e os comportamentos são revistos porque tudo ganhou novo significado, novo ritmo.
A macrotendência Wellbeing se subdivide em três tendências. Entenda melhor:
- Ways of being: esse termo em inglês significa algo como “caminhos para ser”. É a vida com mais fluidez e opções. Trabalho remoto, possibilidades de mudanças e adaptações estão latentes.
- Flourishing: esse termo em inglês significa algo como “florescer”. Trata-se de priorizar aquilo que faz bem e descartar o que faz mal. Com isso, cresce a necessidade por conforto e tranquilidade.
- Hopefulness: esse termo em inglês significa algo como “cheio de esperança”. Retrata a importância de olhar o lado positivo das situações. O que, apesar de difícil nos dias atuais, deu fôlego para que muitas pessoas seguissem em frente. Nesse sentido, há maior valorização do simples, do essencial, dos pequenos prazeres.
O lançamento Tramma é destaque na parede. Com textura que reproduz tecido, traz o aconchego da tendência Wellbeing. Combinação é com piso Zeppelin Steel e Filete Beige, ambos da linha Zeppelin
Soft tech
Imersão é a palavra-chave dessa tendência para 2022. O termo em inglês significa algo como “tecnologia leve” e faz referência à fluidez entre o mundo virtual e o digital, um modelo híbrido que ganhou força com a pandemia.
Aliás, nesses tempos foi necessário acelerar a digitalização. Processos manuais e arcaicos se tornam obsoletos com a necessidade de isolamento social, em que as tarefas precisaram ser feitas de forma remota.
Mas essa interação no mundo digital precisa ser mais objetiva e menos cansativa, além de outras necessidades como a de ser mais humana e sustentável.
A macrotendência Soft tech se subdivide em três tendências. Entenda melhor:
- Hybridise: esse termo em inglês significa algo como “se tornar híbrido”. A realidade não é digital ou presencial, ela é híbrida.
- Dream hunters: esse termo em inglês significa algo como “caçadores de sonhos”. Por meio da tecnologia, marcas criam produtos e experiências que são verdadeiros sonhos. Antes considerado utopia, o luxo se torna mais democrático e sustentável.
- Future first: esse termo em inglês significa algo como “futuro em primeiro lugar”. Também por meio da tecnologia, marcas e empresas pensam no meio ambiente para garantir que tenhamos um futuro no planeta Terra.
A maxiestampa de Zebra Grafite, da linha Classica, é expressão da tendência Soft tech
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