Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
São João do Alagoas

São João de Alagoas: fique por dentro das festas mais animadas do estado

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O Carnaval, a Páscoa e o Dia das Mães já passaram, o clima começou a esfriar um pouco e todo bom alagoano já sabe o que isso significa: está na época do São João de Alagoas! O estado respira as festas juninas e é um dos maiores epicentros nacionais para os festejos de São João.

Para quem é de outro lugar do país, pode até ser um pouco difícil explicar essa relação tão intensa no Alagoas. Mas nós vamos tentar! Por isso, continue lendo para saber mais sobre o assunto — e para conhecer algumas festas imperdíveis!.

A importância do São João de Alagoas

Você sabia que são realizadas mais de 140 grandes festas juninas no Alagoas durante os meses de junho e julho? O estado inteiro se anima para curtir e festejar o São João pelas ruas das suas cidades.

O São João não é tão importante assim só para quem quer curtir as danças, as comidas e o forró das festas, mas também porque movimenta indústrias inteiras para que os festejos possam acontecer. Nas quadrilhas, por exemplo, envolvem costureiras, bordadeiras, maquiadores, figurinistas, coreógrafos, cabeleireiros, roteiristas, diretores musicais, além dos dançarinos, músicos e todos os profissionais que trabalham para montar os cenários e a estrutura das festas.

E isso pensando só nas quadrilhas, sem contar todas as centenas de profissionais que atuam nas outras áreas nas festas que acontecem pelo estado inteiro. Essa paixão toda não é à toa, considerando a história do Alagoas e do Nordeste como um todo.

Segundo historiadores, as festas juninas chegaram ao Brasil no período colonial, trazida pelos europeus que vieram habitar estas terras, como os portugueses, espanhóis e franceses. Aqui, elas começaram a receber influências de todas as outras pessoas que viviam na região, como os africanos e até mesmo os índios e chineses.

Com o passar dos anos, as festas juninas foram se moldando para acomodar as muitas faces da cultura nordestina até se tornar o mais fiel retrato do povo.

As seis principais festas de São João de Alagoas

É divertido falar sobre as festas juninas e o quão importante elas são, mas é muito bom também ver, em primeira mão, e sentir os festejos na pele, não é mesmo?

Por isso, nós listamos seis das principais festas de São João de Alagoas para dar um gostinho do que é o mês de junho no estado. São mais de 140 festas oficiais por todo o território alagoano, então tem muita coisa boa, mas nossa seleção é uma amostra do que acontece nessas festas juninas. Confira!

1. São João no Jaraguá

São João do Alagoas

Detalhes da decoração com bandeirinhas no São João

A maior e mais visitada festa junina de Alagoas é o São João de Maceió, também chamado de São João no Jaraguá. O evento é tão importante que dura vários dias e é espalhado em, pelo menos, 50 arraiais diferentes pela cidade.

Tradicionalmente, ele começa com a saída do Trem do Forró em direção ao bairro Fernão Velho para algum grande show. A partir daí, a festa vai tomando conta da cidade em vários lugares diferentes. São vários shows musicais que acontecem no Arraial Central, no estacionamento de Jaraguá — que dá nome ao festival.

Na Praça Marcílio Dias, acontece durante vários dias, o Arraial Pé de Serra, onde bandas de forró locais e trios tocam para animar o público. Outro destaque é o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, realizado no Ginásio do SESI, que mantém viva a força tradicional do São João de Alagoas.

2. Arraial de Porto Real do Colégio

São João do Alagoas

Turistas aproveitando a animada festa de São João de Alagoas

Quem também faz uma belíssima festa de São João de Alagoas é a cidade de Porto Real do Colégio. O Arraial da cidade é um dos mais bonitos e visitados do estado, pois toma conta do município inteiro, que fica enfeitado, colorido e cheio de música durante o mês de junho.

Um dos pontos altos da festa em Porto Real do Colégio é o já tradicional Forró Real. No evento, cerca de 10 mil pessoas se reúnem diariamente na Praça de Eventos da cidade para sete noites de forró, com apresentação musical de grandes nomes da música brasileira.

Além da música boa, da alegria das pessoas e da dança, um dos atrativos do Forró Real é ver a Praça de Eventos toda decorada com centenas de bandeirinhas coloridas, fogueiras, balões, fitas e tantos outros elementos da estética junina — o lugar fica lindo!

3. Arraiá da Primeira Capitá — Marechal Deodoro

São João do Alagoas

Bandeirinhas decorando as ruas para os festejos de São João

Quem também dá um show na organização e celebração das festas juninas em Alagoas é a primeira capital do estado e sede da fábrica da Pointer, Marechal Deodoro. O famoso Arraiá da Primeira Capitá marca o mês de junho na cidade, com festejos atraindo não só milhares de turistas, como também os próprios moradores da cidade.

A festa principal, por assim dizer, é realizada no bairro histórico de Marechal Deodoro, o Largo de Taperaguá, e dura vários dias. Todavia, ela se espalha em vários arraiais diferentes pelos bairros da cidade, como Povoado Cabreiras, Praia do Francês, Poeira, etc., ocupando todo o mês de junho.

4. Forrogaço de Piranha

São João do Alagoas

Linda festa de São João nas ruas de Alagoas

Tradicionalmente, quem abre a temporada de São João de Alagoas é a cidade de Piranhas, no sertão do estado, com o famoso Forrogaço. A festa, que começa a ser realizada tecnicamente em março, reúne alguns dos melhores nomes do forró nacional e começa os festejos juninos da melhor maneira possível.

Normalmente são, pelo menos, três grandes artistas que se apresentam no dia 31 de maio e, depois, mais três grandes shows realizados no dia 1 de junho. Depois da realização do Forrogaço, a celebração do São João continua com arraiais realizados pela cidade, especialmente nos povoados de Entremontes e Lagoa Nova.

5. Festa Junina de Arapiraca

A cidade de Arapiraca costuma ficar tomada pelo espírito festivo de São João no mês de junho. Não à toa, é a anfitriã de alguns dos melhores arraiais de Alagoas. Assim como em outras cidades do estado, Arapiraca espalha os festejos juninos em diferentes arraiais divididos nos seus distintos bairros e povoados. Uma das tradições da cidade é o Concurso de Quadrilhas, além do famoso Concurso da Rainha do Milho.

6. Festa Junina de Palmeira dos Índios

São João do Alagoas

Comidas típicas nessa época do ano

A cidade de Palmeira dos Índios é conhecida como a “Princesa do Sertão” e faz a autointitulada “melhor festa de São João de Alagoas”. Se a declaração é verdadeira, não sabemos dizer. Afinal, gostamos de todas as festas igualmente, mas que ela merece estar na disputa, merece. Em Palmeiras dos Índios, o São João também é espalhado em vários dias diferentes. Em 2019, por exemplo, a festa vai de 12 de junho até 30 de junho, ocupando mais de metade do mês.

Agora que você já conhece a importância do São João de Alagoas e algumas das principais festas da cidade, está na hora de fazer um tour e curtir todas elas, não é mesmo? Aproveite e conte pra gente: qual dessas festas é a sua favorita?