Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Festa de São João pelo Brasil: conheça as maiores comemorações do país

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As festas de São João no Brasil, parte importante da cultura do país, são conhecidas no mundo inteiro e normalmente comemoradas durante todo o mês de junho.

Nesse evento, comidas típicas, músicas e tradições são celebradas com alegria por todas as cidades. Porém, algumas delas se destacam pela produção de grandes eventos para comemorar essa época do ano, e acabam se tornando referência.

Neste post, vamos falar sobre os locais que têm as festas de São João mais famosas do Brasil, que reúnem o maior público e mostram um pouco da nossa riqueza cultural para o mundo. Você vai conhecer também as tradições de outras áreas do país e como cada uma delas comemora essa data. Continue a leitura e comece a escolher qual você vai visitar neste ano!

Campina Grande – PB

É na Paraíba que fica Campina Grande, o local conhecido pelo maior São João do mundo. Ou seja, quem gosta dessa festa tem que passar por ali. É possível encontrar grande parte da história dessa tradição e vivenciar uma experiência única, que envolve a criação de uma cidade cenográfica, a montagem de fogueiras e as tradicionais receitas à base de milho que encantam a todos.

Normalmente, a festa dura o mês de junho inteiro, mas é preciso verificar as datas de início e final, que costumam variar alguns dias dependendo do ano. Além do show de cultura, os visitantes podem contar com apresentações musicais, espetáculos de dança local e muita gastronomia.

Caruaru – PE

A cidade pernambucana ganhou o título de maior Centro de Artes Figurativas das Américas, ou seja, é uma das localidades brasileiras onde é possível encontrar muita tradição, arte e cultura pura. Por isso, a comemoração de São João está entre as atrações mais faladas e visitadas do país. Durante todo o mês de junho, Caruaru se torna a capital do forró e traz um clima único de festa.

É possível encontrar por ali cidades cenográficas, feiras ao ar livre, decoração especial voltada para a cultura do forró e detalhes que transformam o ambiente. Os eventos são uma atração à parte: há shows de artistas famosos, quadrilhas e muitas comemorações — entre elas a do bairro Alto do Moura, que tem uma festança tradicional com dança e comidas típicas.

Resultado de imagem para Caruaru – PE sao joao

Aracaju – SE

No mês de junho, Aracaju recebe mais de um milhão de pessoas que querem visitar o Forró Caju, uma celebração tradicional em homenagem a São João. Ela acontece, em média, durante dez dias, e conta com verdadeiros festivais de comidas típicas da região, dança, shows e apresentações de teatro.

Quem visita Aracaju nessa época ainda pode andar gratuitamente na Marinete do Forró, uma jardineira que leva os turistas aos melhores pontos da cidade, com guias que contam a história de cada um deles.

Mossoró – RN

São aproximadamente 20 dias de festa em que turistas e moradores de Mossoró, no Rio Grande do Norte, podem aproveitar e curtir a comemoração do São João. O evento Mossoró Cidade Junina prestigia muito a arte e a música locais, mas também são chamados artistas do Brasil inteiro para os shows musicais que acontecem durante o período.

Um palco especial montado na Estação das Artes fica reservado para apresentações de danças locais, teatro e cultura popular, que são exibidos ali e que apresentam as tradições do estado e da cidade. Entre as encenações mais famosas do evento, está uma passagem da história local: quando os moradores expulsaram o grupo de Lampião, cangaceiro famoso e polêmico da época.

Itumbiara – GO

Entre o final de junho e começo de julho começam as festividades em Itumbiara, que é um dos eventos de São João mais tradicionais do estado de Goiás. Entre as atrações, estão shows de cantores sertanejos famosos no Brasil inteiro e grupos de forró que agitam o local.

Para tornar os dias de junho ainda mais saborosos, as comidas típicas com o tempero especial da região, que faz divisa com Minas Gerais, são servidas nas barracas montadas especialmente para o evento.

A cidade não conta com apenas uma comemoração. Nessa época do ano, acontecem várias quermesses, “arraiás” e festas especiais. É só escolher em qual ir e aproveitar para ouvir boa música, conhecer a cultura local e se deliciar com quitutes feitos com milho.

São Luís – MA

festa de São João em São Luís do Maranhão é uma das maiores e mais tradicionais do mundo. São 500 grupos de folclore que dão vida à encenação das manifestações populares que divertem muito, mas acima de tudo ensinam sobre a cultura local e as crenças dos moradores.

É ali que nasceu o Bumba Meu Boi, um culto muito popular da região que mistura influências europeias e africanas. A lenda originária conta que Pai Francisco mata o boi Mimoso, o preferido de seu chefe, para satisfazer os desejos de sua mulher grávida. Depois de fugir e ser preso, Pai Francisco é solto após feiticeiros ressuscitarem o animal.

Essa lenda, sempre representada nos festejos anuais, é patrimônio imaterial brasileiro e um dos motivos pelos quais São Luís é tão famosa pelos festejos dessa época do ano.

A festa ocorre principalmente na Praça Maria Aragão, no centro da cidade. Entre as atrações, estão o Tambor de Crioula, a Dança do Coco, Dança do Lelê, Bambaê de Caixa, Tambor do Cacuriá, Dança do boiadeiro etc.

Regiões Sul e Sudeste

Apesar de o Nordeste ser muito forte na cultura da festa de São João no Brasil, o Sul e o Sudeste também contam com comemorações especiais nessa época do ano. Nessas regiões, praticamente todas as grandes igrejas promovem enormes quermesses, onde é possível degustar a gastronomia e ouvir ritmos que vão do sertanejo ao forró.

Na gastronomia, o sudeste do país se destaca com barraquinhas especializadas em comida italiana, pratos preparados com milho verde, além de pipoca e quentão. Nas festas dessa região, a diversão também é garantida com muita música sertaneja, quadrilhas e brincadeiras como pescaria de prêmios.

No Sul, o pinhão é uma das principais guloseimas das festas, acompanhado de um bom vinho quente, já que a região é a mais fria do Brasil. Canjica, arroz-doce, danças com quadrilhas que usam as roupas típicas do Sul, casamento caipira e músicas sertanejas são os atrativos da festa. Barracas com o tradicional churrasco também não podem faltar.

O pinhão é uma das guloseimas principais das Festas Juninas do Sul, e não pode faltar em uma mesa típica

Além das igrejas, é possível encontrar festas temáticas em casas noturnas, ruas residenciais fechadas para essa celebração e eventos beneficentes produzidos por instituições de todas as religiões.

A comida e a tradição de São João pertencem a todo o Brasil. A beleza dessa data está na maneira especial com que cada cidade a comemora, mesclando crença e cultura em um evento que une turistas e locais, a fim de ensinar a apreciar e respeitar as diferentes tradições do nosso vasto país.

Uma boa ideia é visitar o site da prefeitura da cidade que você gostaria de conhecer. Nessas páginas, é possível obter informações mais detalhadas sobre o local a fim de se preparar melhor para a sua visita! Alguns desses links são: Prefeitura de Campina Grande, de Caruaru, de Aracaju, de Mossoró, de Itumbiara e de São Luís.

Agora que você já conhece todas as maiores celebrações de São João que acontecem no Brasil, compartilhe este post nas suas redes sociais! Quem sabe você não encontra alguns companheiros de viagem para curtir esse momento?