Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
6 praias do nordeste para conhecer e se apaixonar pela arquitetura

6 praias do nordeste para conhecer e se apaixonar pela arquitetura

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O Brasil é um país de muita beleza natural, repleto de ecossistemas e biomas diferentes, formando um verdadeiro paraíso para quem ama viajar. E se você gosta de mar, sol e tranquilidade, precisa conhecer as famosas praias do Nordeste! Além do clima quente, das águas azuis e da população calorosa e hospitaleira, a região é muito rica em arquitetura e design. Afinal, como berço do nosso país, o Nordeste reserva alguns dos principais monumentos arquitetônicos da nação!

Então, se você pretende realizar uma viagem de férias, curtir o verão e realizar passeios históricos, conheça agora mesmo as nossas sugestões de praias do Nordeste para visitar!

1. Praia do Farol da Barra — Salvador (BA)

Praia do Farol da Barra – Salvador (BA)

 

A primeira capital do Brasil foi a cidade de Salvador, a qual, hoje, corresponde à metrópole baiana. Como uma das localidades mais importantes da nação, ela se desenvolveu grandemente, tornando-se um dos principais centros para apreciação da estrutura colonial.

Dentre os monumentos existentes na região, a maior parte deles está localizada no Centro Histórico de Salvador. Esse é um patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO, onde é possível encontrar a Igreja e o Convento de São Francisco.

Uma das características desse monumento religioso é que ele tem 3 naves, um projeto incomum na arquitetura religiosa nordestina, cujo padrão é de apenas uma nave. Como o projeto da Igreja e do Convento foi restaurado e modificado com o tempo, ele reúne estilos de diferentes movimentos arquitetônicos.

Outro ponto interessante é que a obra da Igreja São Francisco ainda conserva muito da opulência decorativa do estilo barroco, com ornamentos em ouro, muito detalhados e que cobrem o interior do edifício, tanto nas paredes quanto no teto. O convento, porém, passou por mudanças para tirar essa abundância decorativa nos séculos XVIII e XIX, ganhando traços do maneirismo brasileiro, com um design mais simples.

Depois de passear e apreciar a beleza da arquitetura de Salvador, é possível descansar e assistir ao pôr do sol na Praia do Farol da Barra, uma das mais famosas praias do Nordeste. Lá estão Fortaleza e Santo Antônio e o Morro do Cristo, com uma imagem do Cristo Redentor.

2. Praia do Farol — Olinda (PE)

Praia do Farol – Olinda (PE)

A cidade de Olinda, em Pernambuco, é o melhor destino para muitas pessoas durante as festas de Carnaval. Afinal, milhões de foliões saem para curtir a diversão nas ladeiras da região. Mas Olinda também pode, e deve, ser visitada fora dessa época festiva, especialmente se você adora arquitetura e design.

Além dos monumentos coloniais, que também constituem um Centro Histórico tombado pela UNESCO, a cidade se destaca pela fusão de povos e culturas, como a portuguesa e a francesa. Basta ver o uso de azulejos decorativos, com temas florais e orgânicos, usados em prédios e casas pela cidade. Um bom exemplo disso é o Mosteiro de São Bento.

Outros elementos arquitetônicos que chamam a atenção na cidade são os cobogós, os quais correspondem a pedras vazadas nos murais e varandas das casas. Eles permitem a ventilação e entrada de luz nos prédios, com azulejos e ladrilhos hidráulicos de cores fortes, criando decorações exclusivas.

Depois de um passeio histórico pela cidade, o ideal é fazer uma pausa e aproveitar uma de suas principais praias, a Praia do Farol. Com suas águas esverdeadas, bons ventos e grande incidência de luz solar, o local é um dos maiores pontos turísticos de Olinda, especialmente devido ao famoso Farol de Olinda, uma torre troncônica com 42 metros de altura. Vale a pena visitar!

3. Praia de São Marcos — São Luís (MA)

Outra capital nordestina que guarda até hoje as provas materiais da colonização portuguesa e sua influência na nossa arquitetura é São Luís, no Maranhão. O Centro Histórico da cidade tem um dos maiores acervos de prédios arquitetônicos de essência lusitana da América Latina.

Existem mais de quatro mil prédios em excelente estado de conservação na cidade, os quais exibem as principais características da arquitetura colonial, como os famosos azulejos portugueses, com traços barrocos — igrejas assimétricas e dinâmicas — e do rococó — com ornamentos decorativos delicados e elegantes. Isso sem falar nas suas ladeiras, escadarias e outros detalhes charmosos da capital do Maranhão.

Um dos principais edifícios a serem conhecidos em São Luís é o Palácio dos Leões, que corresponde à sede do governo maranhense fica localizado na praia de São Marcos. Esse exemplo de arquitetura neoclássica nacional é um projeto assinado por Roberto Burle Marx e se destaca pelos seus belos jardins internos.

Se quiser aproveitar ainda mais o local, você pode realizar a visita guiada e gratuita do palácio, completamente disponível para turistas. E depois de conhecer sua beleza arquitetônica, vale fazer uma visita à praia de São Marco, que tem excelente estrutura para os turistas.

4. Praia de Tambaú — João Pessoa (PB)

praia de tambau

Praia de Tambaú – João Pessoa (PB)

Andar pelo centro da capital da Paraíba, que está dentre uma das mais antigas do Brasil, é como receber uma aula ao vivo da história do Brasil e da nossa arquitetura. Afinal, há construções como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que se destacam pelo teto decorado com a Glorificação dos Santos Franciscanos. Essa pintura serve de exemplo claro da arquitetura ilusionista do Barroco brasileiro, pois leva em conta a distorção da distância e do ângulo de observação.

Outra construção de destaque no estilo barroco romano é a Igreja do Carmo, construída no estilo barroco romano. Uma das suas características é o fato de a fachada, a torre e as talhas, além dos relevos decorativos, serem todos feitos em pedra, enquanto os motivos florais esculpidos na nave são de calcário.

Após visitar esses lugares, que são um deleite para qualquer apaixonado por arquitetura e design, é possível divertir-se por perto, em uma das praias mais famosas do Nordeste: a Praia de Tambaú. São mais de 8 quilômetros de areia bem fina e águas verde azuladas, bem próximo à cidade e com excelente estrutura para os turistas.

5. Praia da Ponta Negra — Natal (RN)

ponta negra

Praia da Ponte Negra – Natal (RN)

Cores pastéis nos prédios, ornamentos, ruas estreitas e irregulares caracterizam o Centro Histórico de Natal, no Rio Grande do Norte. Esse é um exemplo incrível das características arquitetônicas coloniais. E o que mais chama a atenção na cidade é o roteiro especial com 12 paradas para quem quer vislumbrar fragmentos de materiais como o granito e os arrecifes nas construções do Centro Histórico.

Para finalizar o passeio, o recomendado é percorrer a orla da Praia da Ponta Negra, que é bastante tradicional na capital do Rio Grande do Norte. As águas são verdes e claras, com areia bem fina e batida, propiciando a caminhada. O pôr do sol é alaranjado e assisti-lo é um ótimo programa para o fim da tarde.

6. Baía do Sancho — Fernando de Noronha (PE)

Considerada uma das melhores praias do mundo, não poderíamos deixar de citar a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha. O arquipélago é um dos paraísos da região, que fica extremamente protegido. Apenas 800 turistas podem passar a noite por lá durante a alta temporada, e 400 na baixa temporada. Por causa disso, a natureza impera, dando pouco espaço para construções.

O arquipélago guarda a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, bem no centro da Vila dos Remédios, um excelente exemplar do maneirismo português. Essas são construções religiosas com fachadas montadas por figuras geométricas básicas e frontões triangulares, além da decoração simples no exterior, mas com o interior rico em altares, azulejos e pinturas.

Essas são as principais praias do Nordeste, para quem quer unir a beleza natural da região a um passeio histórico, cheio de detalhes arquitetônicos e inspirações em design. Então, se você ficou inspirado, comece agora mesmo a preparar as malas! Aproveite também para compartilhar esse texto nas suas redes sociais e marque os amigos que acompanharão você nas suas próximas férias!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida