Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
combinações de pisos e paredes no banheiro

9 ideias para combinação de pisos e paredes

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando o assunto é revestimento, uma das maiores dúvidas que surgem é como combinar piso e paredes. Devo obrigatoriamente escolher o mesmo revestimento do piso para a parede? A cor do revestimento da parede deve combinar com a cor do revestimento do piso? E quanto aos formatos? Sem saber o que fazer, muita gente acaba descartando o revestimento da parede e pintando tudo de branco, o que é um tanto sem graça.

Mas a Pointer está aqui para te garantir que vale a pena revestir a parede – e há várias possibilidades de combinação com o piso. Como tudo em decoração, não há regras, o importante é o morador gostar. Mas temos algumas ideias que vão te ajudar a escolher revestimentos para piso e parede da sua casa, que vão combinar com certeza. Confira a seguir!

Veja mais dicas que podem te ajudar: Qual estilo de decoração combina mais com o seu perfil?

1) Combinação pronta

Algumas linhas da Pointer já contam com produtos coordenados para pisos e paredes. É o caso Clássica, Alchimia, C-Motion, Urbana, entre outras. Assim, se tem a garantia de que piso e parede vão combinar.  

Na nova linha Zeppelin, por exemplo, são cinco cores de concreto para o piso e sete cores de malhas gráficas para a parede, além de filetes metálicos para acabamento. Os tons contemporâneos são pensados para serem combinados entre si.

combinação de pisos e paredes
A linha Zeppelin conta com produtos para piso e parede, prontos para serem combinados entre si. Nesse banheiro, o piso recebeu concreto Gray, enquanto a parede, Grid e Filete Sky

2) Estilo

Uma boa maneira de pensar piso e parede é pelo estilo. Escolha revestimentos que tenham a mesma linguagem estética. Por exemplo, o estilo industrial. Fazem parte dele: concreto, metal, aço corten, tijolos. Todos vão combinar bem entre eles. Veja o exemplo do aço corten na parede com o concreto no piso. É um par perfeito, mesmo que o resto da decoração não seja necessariamente industrial.

estilo industrial com combinação de pisos e paredes
O aço de Oxide Corten na parede combina perfeitamente com o concreto C-Motion no piso, ambos materiais do estilo industrial

3) Materiais complementares

Existem alguns materiais que são muito usados na arquitetura e decoração: madeira, mármore, pedra, concreto, aço, entre outros. E algumas combinações de materiais são clássicas, uma garantia de sucesso estético. Por exemplo, mármore branco com veios cinzas e madeira clara. O resultado será minimalista e sofisticado. É uma dupla para confiar. Vai parecer que você tem um senso refinado de decoração, mas a verdade é que essa combinação de materiais sempre dá certo.

banheiro com revestimento representando mármore no chão e madeira na parede
O mármore branco com veios cinzas Statuarietto é o par perfeito para a madeira clara Ibérica Natural

4) Materiais opostos

Já outros materiais podem ser combinados de maneira original, resultando numa estética surpreendente. Por exemplo, misturar mármore e aço, como na proposta da sala com painel de aço corten e mármore azulado no piso. São estéticas opostas, que cativam justamente pelo inusitado da combinação.

painel com revestimento cerâmico
O aço de Origami Oxide na parede cria contraste com o mármore Cantabria Azul do piso

5) Forte + neutro

Quem se apaixona por um revestimento de personalidade muito forte para a parede, pode equilibrar o visual com um piso mais neutro. Exemplos de paredes fortes são: estampas, relevo 3D ou cor vibrante. Vitoria Gris, da linha Decora Design, é bastante chamativo, com seu relevo 3D e coloração degradê. Para equilibrar o visual do banheiro, o piso é um concreto cinza neutro.

combinação de pisos e paredes no banheiro com Vitoria Gris na parede e Zeppelin Gray no piso
O forte Vitoria Gris, da linha Decora Design, na parede, foi equilibrado com o neutro Zeppelin Gray, no piso 

6) Tons frios

Combinar revestimentos pela tonalidade é um ótimo caminho. Tons frios, como azul, branco e cinza, sempre ficam bem juntos. A Pointer tem vários revestimentos de tons frios, inclusive em materiais inusitados, como a madeira tonalizada de branco Ibérica Plantina. Ideal para quem gosta de uma decoração clean, que passa a sensação de frescor.

quarto com cachorro na janela e painel na parede de revestimento cerâmico combinando pisos e paredes
Branco, cinza e azul são tons frios que combinam na decoração. No piso, Ibérica Platina. Na parede, Grid Navy, da linha Zeppelin

7) Tons quentes

Assim como os tons frios combinam entre si, os tons quentes também. Por exemplo, madeiras em tons de castanho ou avermelhadas podem ser combinadas entre elas, com a garantia de um bom resultado. Porém, essa é uma opção apenas para quem gosta de decoração maximalista, com bastante informação.

sala de estar com revestimentos cerâmicos que representam madeira nas paredes e piso
Madeiras de tons quentes combinam bem entre si. No piso, Ibérica Rúbia. Na parede, Intársia

8) Versões diferentes do mesmo material

Madeira, mármore e pedra são materiais naturais que podem apresentar muitas variações. A madeira, por exemplo, pode ser mais clara ou escura, mais avermelhada ou acinzentada, com mais ou menos veios. Ainda, há versões de revestimentos de madeira trabalhados, com filetes ou pátina. Optar por duas versões diferentes de um mesmo material é uma boa ideia para combinar piso e parede. Você estará mais seguro do que numa combinação de dois materiais diferentes, mas ainda terá uma decoração rica e interessante.

combinação no quarto de painel de cerâmica representando madeira na parede e no chão Ibérica Natural
Duas madeiras, mas em versões diferentes. No piso, Ibérica Natural. Na parede, Intársia

9) Piso que sobe a parede

Uma última opção certeira para a parede é utilizar exatamente o mesmo revestimento do piso. Nesse caso, você não precisa se preocupar com a combinação de duas superfícies diferentes. Porém, cuidado para não sobrecarregar o ambiente com a mesma superfície em tudo. Uma boa solução pode ser subir apenas meia parede.

Outra dica importante é evitar revestimentos quadrados. Os formatos retangulares ficam melhores na parede, contribuindo para o ambiente parecer ser mais alto ou mais largo, dependendo da orientação do assentamento.

combinação de pisos e paredes com revestimentos cerâmicos representando madeira
A tábua amadeirada Iberica Pop reveste todo o piso do quarto e sobe meia parede, criando uma cabeceira

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de temas para os próximos posts, comente aqui embaixo.