A sala de jantar é um ambiente de encontro, confraternização e bons momentos. Para muitos, é o coração da casa. Por isso, uma decoração aconchegante e funcional é indispensável.
Com muitas referências de decoração, às vezes é difícil saber o que combina mais com o nosso estilo, quais objetos e revestimentos usar.
Por isso, trouxemos algumas ideias para todos os gostos e bolsos para você aproveitar na sua sala de jantar.
A combinação do revestimento cerâmico com móveis de madeira e pendente moderno serve de inspiração para compor a sala de jantar. Na foto, revestimento Over Cement Snow, da linha Over Cement, no piso, e painel de mármore Vizcaya Marrón, na parede.
Sala de jantar de quatro, seis e oito lugares: como definir?
Não tem como negar que a mesa de jantar é o grande trunfo do ambiente, afinal a escolha dela fará toda a diferença no conforto e na estética.
Como na maioria dos casos ela vai ser o maior móvel do local, ela determinará o espaço de circulação.
Salas menores pedem mesas retangulares, que ocupam menos espaço – nesse caso é indicado que abriguem, no máximo, 4 lugares.
Já ambientes mais generosos podem receber mesas redondas e quadradas, contanto que sobre cerca de 90 centímetros, no mínimo, para a área de circulação. Nesses formatos, vale investir em mesas de 6 e 8 lugares.
A mesa de seis lugares colocada no meio da sala de jantar proporciona espaço suficiente para a circulação. Na foto, bancada com revestimento Vintage, da linha Cimento Vintage.
Em relação ao material da mesa de jantar, ele pode variar entre vidro, madeira e metal, por exemplo.
Isso vai depender muito do seu estilo de decoração e qual impressão deseja passar. Vale lembrar que se a sala de jantar possuir alguma ligação com a sala, a decoração deve ser unificada.
Em seguida, a escolha das cadeiras vai depender do tipo de mesa escolhida. Uma mesa bem espaçosa comporta cadeiras/poltronas com braços largos, encosto alto e almofadas. Já para as pequenas, é necessário escolher cadeiras sem braços e com encosto mais baixo.
Os bancos colocados abaixo da mesa são uma excelente opção para salas de jantar com pouco espaço disponível. Crédito: Charlotte May/Pexels.
Se o seu estilo for mais despojado, as cadeiras podem ser diferentes, tanto no material quanto na cor e acabamento. Quem não se lembra da icônica mesa da Mônica Geller na série Friends?
No caso de cozinhas muito enxutas, vale investir em um balcão com bancos altos que podem ser empurrados para baixo da mesa após a utilização e, dessa forma, liberam mais espaço para a circulação.
Em espaços intermediários, vale apostar em um canto alemão que pode até ampliar o número de lugares que a mesa vai comportar.
Sala de jantar com espelho ainda está em alta?
A resposta é: sim! O espelho é um adereço extremamente versátil e que pode figurar na sala de estar de diversas maneiras.
Pode ser um único em formato retangular acima da linha da mesa, vários em tamanhos diversos em uma mesma parede ou ainda um que contemple chão/teto e cubra toda uma parede.
O espelho não convencional é uma forma de ousar na decoração da sala de jantar e também tem a função de ampliar o espaço. Crédito: Rawpixel.com/Freepik
Esse é um objeto (quase) indispensável para cozinhas menores, pois ele ajuda a ampliar o espaço. Além disso, confere elegância, e em alguns casos até um toque de modernidade nas salas de jantar. Vale muito a pena apostar em um.
Móveis que dão um up em qualquer decoração
Existem alguns móveis e objetos que independentemente do tamanho e estilo da sala de jantar são importantes para a construção do ambiente.
Um deles é o tapete, acredite. Deve-se se atentar que ele deve ter textura baixa para facilitar a limpeza e não acumular sujeira.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que o tapete precisa ter uma sobra após as cadeiras para que se evite acidentes e fique coerente no aspecto estético.
Outro elemento é o lustre ou luminária. Eles são muito comuns na sala de jantar, pois valorizam muito o espaço.
É comum que seja utilizada a iluminação direta – protagonizada pelos lustres centralizados sobre a mesa, mas também não é raro que pendentes com luz indireta sejam distribuídos pelo ambiente.
A iluminação indireta ajuda a criar um clima mais intimista e aconchegante, principalmente para jantares mais especiais. Entretanto, lembre que para conseguir esse efeito é importante usar lâmpadas amarelas.
Os lustres modernos deixam a decoração da sala de jantar com mais personalidade. Crédito: Mark McCammon/Pexels.
Um ambiente moderno pode ter lustres com design mais arrojado e diferenciado, enquanto decorações mais clássicas combinam bastante com lustres de cristal e pingentes.
Já as salas de jantar mais rústicas pedem luminárias de materiais naturais, como vime e madeira, por exemplo.
Outros móveis secundários que fazem toda a diferença na organização e na decoração são os aparadores e buffets, que servem para acomodar objetos, louças e talheres para jantares especiais.
Estilos de decoração para salas de jantar
Durante esse artigo, listamos algumas dicas básicas que com certeza vão te ajudar a dar um up na decoração da sua sala de jantar.
Mas se você ainda não sabe qual caminho seguir, trouxemos alguns estilos decorativos que vão complementar essa rodada de inspiração.
Rústico
Esse é um estilo que casa perfeitamente com cozinha e sala de jantar! O estilo rústico é caracterizado principalmente pelo uso de materiais em seu estado natural.
Por isso, vale a pena apostar em mesas e cadeiras de madeira, tapetes de fibra ou lã e artefatos de barro, cerâmica e aço.
Exemplo de sala de jantar no estilo rústico. Destaque para os pendentes com toque moderno. Crédito: Jonathan Borba/Unsplash
Clássico
O estilo clássico é perfeito para salas de jantar incorporadas na sala de estar. Para reproduzir, você pode apostar em lustres acima da mesa de jantar, móveis claros, cadeiras estofadas e tecidos nobres para tapetes e cortinas.
Sala de estar com elementos clássicos, como as cadeiras estofadas. Crédito: Naim Benjelloun/Pexels.
Moderno
Os mais modernos podem brincar com cores, iluminação e formas. Crédito: Max Vakhtbovych/Pexels
Esse é o estilo para quem ama inovar. Aqui vale investir em uma descolada, mesclar cadeiras de diferentes estilos e brincar com as cores e iluminação.
Continue com inspirações para esse ambiente tão acolhedor da casa. Veja essas dicas para decorar a mesa de jantar.