Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Rooftop: como decorar e revestir a área de lazer

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Em tempos de microapartamentos e casas cada vez menores, um espaço externo é um privilégio. Contudo, mesmo quem mora em residências pequenas pode ter um ambiente aconchegante para receber os amigos e familiares quando desejar. Muito popular nos Estados Unidos, o rooftop vem sendo adotado aqui no Brasil. 

Se sua casa tem laje ou terraço, por que não aproveitá-lo? Veja como criar seu rooftop! 

Afinal, o que é rooftop? 

rooftop

Aréa do terraço ou laje pode ser transformada em espaço de relaxamento e lazer (Foto: Athena/Pexels)

Literalmente, roooftop significa telhado. Quando falamos de arquitetura e decoração, porém, ter um rooftop significa transformar a laje ou terraço em um ambiente decorado, com área de lazer. 

Apesar de parecer nova, essa tendência se consolidou na década de 1980 nos Estados Unidos, quando os terraços de grandes prédios eram muito utilizados para shows, apresentações e encontros. 

E o mais interessante é que esse costume começou lá no final do século XIX, quando Rudolph Aronson, maestro e músico de Nova Iorque, fez uma viagem à Europa. 

Lá ele descobriu que, no verão, as pessoas se reuniam em jardins urbanos para desfrutar de apresentações musicais e teatrais. Ele voltou aos EUA determinado a recriar um à sua própria imagem. 

O espaço em Manhattan era escasso mesmo naquela época. Portanto, em vez de um jardim na rua, Aronson empoleirou-se no telhado de seu recém-construído Casino Theatre, na Broadway. 

Como criar um rooftop? 

rooftop

Mobiliário para relaxar ou confraternizar faz parte da decoração de um rooftop (Foto: Garrett Parker/Unsplash)

Veja algumas ideias para transformar seu terraço ou laje em um espaço elegante de lazer. 

Home theater 

Para quem gosta de assistir a novelas, filmes e séries, que tal um cinema ao ar livre, no seu rooftop? 

Para isso, é preciso ter uma tela para projeção em tripé. E, claro, um projetor HD para dar profundidade à imagem refletida. O mais bacana é que esses recursos são leves: você pode assistir e guardar logo depois. 

Para ter o efeito desejado, o ideal é contar com poltronas bem confortáveis e, principalmente, um sofá mais amplo. 

Mas se você tiver espaço e colunas no rooftop, vale também pendurar uma rede. 

Piscina ou banheira 

rooftop

Rooftops podem incluir piscinas, desde que respeitada a estrutura da construção (Foto: Vladimir Kudinov/Pexels)

Seu rooftop também pode ter uma piscina ou banheira, tendo aquele ar de apartamento na cobertura! 

É preciso, porém, consultar um engenheiro para saber se há estrutura para esse tipo de construção. Algumas piscinas e banheiras ficam fora do piso, o que pode facilitar. 

E, principalmente, verifique se há como mudar os sistemas elétrico e hidráulico para o controle de temperatura e manutenção da água. 

Área de sombra 

rooftop

Áreas de sombra dão conforto ao rooftop (Foto: Pixabay)

Mesmo sendo no terraço, o ideal é que o rooftop tenha pelo menos uma área de sombra. Será fundamental nos dias de verão, para que o espaço possa ser aproveitado mesmo com o sol a pino, e na época de chuvas, para proteger os móveis. 

Isso, claro, não precisa ser feito de qualquer maneira. Na ideia acima, os sofás foram protegidos com uma espécie de dossel, deixando o rooftop mais privativo e até romântico. 

Churrasqueira 

O rooftop é um ótimo espaço para reunir amigos, conversar e comer. Por ser amplo, dá para receber mais gente com conforto. Então, por que não reinventar o churrasco na laje? 

Aqui, dá para ter uma churrasqueira maior, como as de tijolo. Dá também para colocar mesas e cadeiras, incluindo um espaço apenas para distribuir pratos e outras refeições. 

O sofá também não pode faltar. Novamente, vale falar sobre manter uma área coberta caso esteja calor. E se o rooftop tiver piscina, o churrasco ficará ainda mais divertido! 

Pronto para criar seu rooftop? Como você deve imaginar, os móveis precisam ser adaptados para aguentar os agentes externos, como vento, chuvas e radiação solar. Conheça agora um pouco sobre mobiliário para área externa

(Crédito da imagem principal: Athena/Pexels)