Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Revestimento para parede: dicas para acertar na escolha

Assentamento
Autor: Pointer - Data:

Dizem que as paredes têm ouvidos… isso não há como saber, mas podemos afirmar que paredes podem ter lindas cores, texturas, padronagens e dar outra vida para qualquer ambiente!

Escolher um revestimento para parede é mergulhar em um mundo de várias opções de materiais e cores. Por isso, é uma decisão que deve levar em conta alguns pontos muito importantes para não errar. Você sabe qual o tipo de revestimento mais indicado para áreas molhadas? Ou qual deles é capaz de proporcionar uma sensação de aconchego no quarto?

É o que vamos responder no post de hoje! Continue a leitura para saber como acertar na escolha do melhor tipo de revestimento para parede:

Como escolher o revestimento para parede mais adequado?

Essa é a primeira e mais importante pergunta para começar o seu projeto. Antes de mais nada, é preciso verificar qual cômodo vai receber o revestimento. Há diferentes tipos de materiais e indicações. Por exemplo, no caso de papéis de parede, sua aplicação é feita com cola. Portanto não há como usá-los em áreas externas ou locais que os exponham ao contato constante com água.

A limpeza e a manutenção também são pontos importantes a se pensar. No caso de cozinhas e banheiros, a escolha dos materiais deve levar em conta sua durabilidade e permeabilidade. A necessidade constante de limpeza pede que sejam lavados e os expõe ao contato com água em abundância, algo que alguns tipos de revestimento não suportam.

Mais uma questão importantíssima a considerar: qual o tipo de decoração do ambiente que vai ganhar novas paredes? É preciso equilibrar as cores e harmonizar com os móveis que já ocupam o local. Não se esqueça de que as paredes devem dialogar com o tipo de composição que já existe ou que se pretende adotar!

Posso usar o mesmo tipo de revestimento do piso na parede?

Sim, essa é uma tendência que vem crescendo e ganhando adeptos. Usar o mesmo tipo de material no piso e nas paredes cria a sensação de amplitude de espaço. Isso vem sendo cada vez mais utilizado nos projetos arquitetônicos contemporâneos.

No caso de pisos que imitam madeira (como os laminados ou vinílicos), além de ficarem superbonitos nas paredes de salas e quartos, ainda são capazes de auxiliar no isolamento térmico e acústico.

No entanto, é importante ressaltar: é perfeitamente possível usar revestimentos de piso nas paredes, mas o contrário não é recomendável. Os materiais específicos para chão são feitos para suportar impactos, diferentemente do revestimento para parede. Isso reduziria muito a sua vida útil.

Quais os revestimentos mais adequados para áreas molhadas?

Como a própria denominação já indica, as áreas que são mais expostas ao contato com água demandam materiais específicos. É importante lembrar disso ao optar por tinta ou papéis de parede nesses ambientes, pois eles podem danificar caso os cuidados adequados não sejam observados.

Contudo, são locais que se dão muito bem com porcelanatos, pastilhas e cerâmicas. Esses materiais têm uma infinidade de possibilidades de relevos e cores. Essa diversidade é a garantia de que sempre vai haver um revestimento ideal para a sua decoração!

Quais as melhores alternativas para salas e quartos?

Dormitórios e salas pedem materiais que tragam a sensação de conforto e bem-estar. Aqui cabe uma variedade maior de alternativas em revestimento, pois não há restrições como o contato com umidade, por exemplo.

A gama de possibilidades de revestimento para parede é infinita e vale até mesmo combinar diferentes tipos em um mesmo ambiente. Tendo tanta versatilidade disponível, cabe a você escolher o estilo, a sensação que quer trazer ao cômodo e colocar o custo-benefício na balança!

Quer conhecer os melhores materiais existentes no mercado e ter todo o suporte para fazer a melhor escolha? Entre em contato conosco, teremos um enorme prazer em participar do seu projeto!