Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento em drywall - sala com revestimento cerâmico no piso e parede

Dicas para assentar revestimento cerâmico em parede drywall

Assentamento
Autor: Pointer - Data:

Uma dúvida comum entre os clientes da Pointer é: posso aplicar revestimentos cerâmicos em uma parede de drywall? Pode, sim! As paredes e demais estruturas construídas com este gesso acartonado suportam serem revestidas com cerâmica. Porém, é preciso tomar alguns cuidados especiais. 

As paredes de drywall estão mais do que consolidadas na arquitetura. A ponto de ser difícil achar algum imóvel sem elas em algumas regiões. Entre as vantagens estão a rapidez para sua instalação e a redução de até 60% nos custos em relação a um projeto tradicional com alvenaria. Por não haver a necessidade de utilizar argamassas e cimentos, sua instalação ocorre de forma acelerada. Com drywall, em linhas gerais, todo o trabalho de reconfiguração do ambiente se torna mais leve e limpo.

revestimento em drywall - sala com sofá, poltrona, mesa central e revestimento cerâmico no piso e parede
Cantábria Gris utilizado no piso também revestiu a parede, criando um destaque diferenciado no ambiente

Mas e na hora do acabamento? Alguns acreditam que drywall, por ser leve, não suporta revestimento. Chegou a hora de desmistificar esse mito. Antes de fazer o assentamento da cerâmica, porém, alguns cuidados especiais são necessários para garantir durabilidade e segurança. É exatamente isso o que vamos explicar a partir de agora, com quatro dicas.

1 – Faça um bom acabamento nas emendas

revestimento cerâmico em drywall - sala com reprodução de madeira em cerâmica no piso e parede
No piso, Ibérica Rúbia. Já nas paredes, Intársia

Por se tratar de uma instalação a seco e realizada em diversas etapas, é comum que algumas emendas deem o “ar da graça” nos drywalls. Deixá-las para trás é a pior das decisões. Possíveis desníveis entre as placas podem dificultar o alinhamento dos revestimentos cerâmicos. E pior: a superfície irregular nas emendas pode dificultar a aderência à argamassa, criando regiões “ocas”. Com isso, a peça soltará com o passar do tempo.

O processo correto é lixar as emendas, até que sumam. Após retirá-las, é hora de remover o pó, aplicar uma tinta específica para gesso na placa, colocar massa corrida sobre o drywall, lixar e limpar novamente o espaço. Antes de aplicar o revestimento, porém, mais um cuidado é necessário. Vejamos a seguir. 

2 – A textura do drywall ajuda na fixação

revestimento em drywall - banheiro com banheira
Parede revestida com Ibérica Natural em composição com Statuarietto no piso

Se a parede de drywall for extremamente lisa, os revestimentos cerâmicos simplesmente não permanecerão fixados nas estruturas. Como em alguns casos é necessário lixar a superfície por conta das emendas, outro processo agora se faz necessário.

Para solucionar o problema, há duas possibilidades. A primeira é desgastar corretamente a parede, removendo a tinta e deixando a superfície um pouco mais áspera com a ajuda de uma lixadeira e de lixas apropriadas para alvenaria. O trabalho deve ser realizado por um profissional experiente para evitar danificar a parede.

Já a segunda alternativa prevê o uso de primers específicos para esta finalidade. Seja qual for a opção adotada, o processo deixará a superfície mais rústica e, consequentemente, preparada para receber o revestimento cerâmico.

3 – Verifique o peso do revestimento cerâmico

quarto com painel em cerâmica, cama com um cachorro em cima
Grid Navy encaixa bem nesta proposta de trabalhar com revestimento em drywall

A equipe que está comandando a sua obra também precisa ficar atenta com relação ao peso do material aplicado sobre a superfície de drywall. Em alguns casos, será preciso reforçar a estrutura.

Em geral, qualquer objeto de até 10 kg pode ser aplicado diretamente sobre a chapa. Já entre 10 kg e 18 kg, as estruturas metálicas utilizadas para a fixação das placas – conhecidas como perfis – servirão como sustentação. Acima desse volume, porém, chame um profissional de engenharia ou arquitetura para encontrar a melhor solução para reforçar a parede adequadamente. Os revestimentos da Pointer trazem a informação do peso na caixa.

4 – Use argamassa específica

quarto com cama de casal e revestimento cerâmico no piso e parede
Parede da suíte revestida com o versátil Grid Camel, combinando perfeitamente com Quasar Sol no piso, uma versão artística dos terrazzos venezianos

Para assentar revestimentos cerâmicos em parede de drywall com perfeição, fique atento com a argamassa utilizada. Existem quatro tipos principais de argamassa no mercado. A mais recomendada para paredes de drywall é a AC-III, por causa da eficiência maior no processo de colagem das peças. Portanto, não esqueça de informar na loja o vendedor sobre este detalhe.

Além disso, vale ler a embalagem da argamassa para identificar em quais ambientes e situações ela pode ser aplicada, qual o modo correto para manuseá-la e a quantidade certa a ser aplicada.

Tarefa finalizada

Percebeu como é simples? Ao seguir estas quatro dicas simples você conseguirá deixar a sua casa ainda mais linda com revestimento em drywall. Agora, é só escolher o Supercerâmico ou cerâmica que mais combina com o seu estilo.

Opções não faltam! A Pointer possui uma coleção completa com diversas linhas que reproduzem de forma autêntica matérias-primas como: mármore, madeira, pedra e cimento, além de estampas originais que se encaixam com as principais tendências.

Uma forma de se divertir e ainda encontrar facilmente o revestimento cerâmico que mais combina com você é acessar o nosso simulador de ambientes. No site também estão disponíveis todas as informações técnicas sobre cada um dos produtos.