Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

4 lições de arquitetura para leigos, para aprender e aplicar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A arquitetura é a verdadeira arte de transformar espaços em ambientes personalizados, que tragam conforto e praticidade para quem convive ali. Apesar de nada poder substituir a atuação de um arquiteto na hora de criar um projeto, existem algumas dicas e lições de arquitetura para leigos que podem ajudar muito na hora de decidir como decorar a casa.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura deste post e conheça algumas dicas que vão fazer a diferença no seu lar!

1. Entenda como funciona a combinação de cores

Para acertar em cheio na escolha da paleta de cores da sua decoração, é preciso ter uma noção básica do círculo cromático. Ele foi representado pioneiramente por Isaac Newton e traz as cores visíveis pelo olho humano, que são divididas entre:

  • cores primárias: vermelho, amarelo e ciano (azul);
  • cores secundárias: verde, violeta e laranja;
  • cores terciárias: amarelo alaranjado, amarelo esverdeado, azul esverdeado, azul arroxeado, vermelho alaranjado e vermelho arroxeado.

A partir da análise desse esquema, você pode usar cores semelhantes (mudando apenas a nuance), pode fazer analogias (aplicando tons opostos do círculo) e pode usar a técnica complementar, que permite combinar três tonalidades opostas.

2. Investir em uma boa marcenaria é ter menos dor de cabeça

Bons arquitetos sempre optam por profissionais de qualidade para serem seus parceiros nos projetos. Por isso, escolher um bom marceneiro pode ajudar você a se livrar de dores de cabeça no futuro.

Móveis bem desenhados e produzidos com material de qualidade têm um custo mais elevado, mas sempre são a preferência dos arquitetos por serem duráveis e dificilmente apresentam problemas no pós-obra.

3. Simule antes de decidir

Ao chegar a uma loja de construção e escolher um revestimento, por exemplo, não basta apenas decidir pelo produto que você achou mais bonito. É preciso tirar o projeto da imaginação e ver se ele vai ficar em harmonia com o restante.

Para isso, existem simuladores de ambientes que mostram qual vai ser o resultado do revestimento ou piso que você escolheu no seu cômodo. Os arquitetos utilizam bastante esses softwares, para que o cliente possa visualizar o projeto e ver se realmente gosta do produto.

Outra dúvida muito comum é em relação à quantidade de material necessário para o tamanho do cômodo que você quer reformar ou construir. Também é possível simular essa quantia: no final da página de cada produto do site da Pointer, por exemplo, há uma calculadora que faz essa conta e ajuda muito a evitar o desperdício. Basta clicar em “Calcule o seu espaço”.

4. Saiba analisar o espaço

Ter noção espacial é imprescindível para montar um ambiente funcional e, ao mesmo tempo, harmonioso. Uma casa bonita não é aquela que tem inúmeros objetos de decoração e móveis ocupando todo o espaço, mas sim onde tudo é distribuído de maneira equilibrada e que deixa mais prático o dia a dia de quem vive ali.

Meça os ambientes da sua casa e escolha móveis que caibam nele, sem que a passagem fique obstruída. Sobre cada móvel, tente não colocar objetos demais. Assim, sempre vai ter um lugar para acomodar uma bolsa ou o copo de uma visita, por exemplo.

Algumas noções de arquitetura para leigos podem fazer a diferença na hora de decorar a casa e escolher móveis e elementos que farão parte de cada cantinho. Com pequenas ideias e técnicas, você pode transformar seu lar e deixá-lo bonito e funcional para o sua dia a dia.

Quer uma inspiração para seu projeto? Conheça o Archtrends Portobello. É um portal cheio de referências para te ajudar a ficar por dentro de tendências, dicas e modelos de decoração pra você montar o seu espaço. Confira!