O painel para sala é um recurso muito versátil e importante para a composição do ambiente. Além de esconder alguns cabos e fios, é um grande trunfo para a decoração.
Hoje em dia é possível encontrar modelos de diferentes materiais, tamanhos e cores – portanto, é fácil adaptá-lo para o estilo da sua casa. Para saber por onde começar a escolha do seu, confira as dicas a seguir.
1. Defina o layout, material e estilo da sua casa
O primeiro passo para escolher o painel para sala ideal é estudar o layout disponível e o estilo de decoração da sua casa.
Em linhas gerais, trouxemos algumas medidas para você se basear. O tamanho do painel deve variar de acordo com o tamanho da TV e é importante que haja, pelo menos, 15 cm de sobra ao redor da tela e o aparelho esteja a 1 metro do chão.
Os principais modelos são fabricados em MDF e MDP. Caso você seja uma pessoa que se muda com frequência, escolha painéis de MDP, que possuem maior resistência à montagem e desmontagem.
Os painéis de MDF são indicados para quem prioriza designs diferenciados, uma vez que sua superfície lisa garante melhor acabamento.
Dito isso, partimos para as características da sua sala. Você dispõe de uma parede muito generosa? Se esse for o caso, invista em um painel sob medida que inclui nichos, prateleiras e algumas gavetas.
Já se a sua área for bem delimitada, priorize painéis com menos distrações, uma vez que ele já vai abrigar a TV, e com espaço certo para aparelhos eletrônicos. Nessa situação é interessante procurar modelos prontos disponíveis em algumas lojas.
Por fim, o painel também pode ter uma pegada extremamente funcional, como no caso dos lofts.
Nesses ambientes sem divisões, pode-se aproveitar o nível para dividir o ambiente, sem o uso de uma parede. Isso gera mais espaço sem tirar a privacidade e funcionalidade do local.
Estilo do painel para sala deve conversar com a decoração do ambiente (Foto: Chastity Cortijo/Unsplash)
2. Conheça os principais modelos
Existem três principais modelos na hora de comprar um painel para sala. Vamos começar pelo rack com painel para TV, uma opção para quem dispõe de um espaço intermediário e que possui objetos ou eletrônicos para guardar.
Esse modelo é muito indicado para expor livros, objetos decorativos, quadro de fotos, vasos de plantas etc.
Na hora de comprar é possível adquirir os dois móveis juntos ou separados. Nesse caso, é importante estar atento às cores e tons.
Já o painel suspenso é perfeito no caso do espaço para a TV ser muito limitado. Esse modelo ocupa pouco espaço e também pode vir acompanhado de uma pequena prateleira para apoiar aparelhos eletrônicos, videogames etc.
Por fim, o painel para sala com LED é perfeito para quem deseja transformar a sala em um ponto focal da casa.
O móvel ajuda a dar destaque para a TV e promove um ambiente mais intimista, com clima de cinema.
A compra também pode ser feita separada. Dessa forma, o LED deve ser adicionado ao redor do painel posteriormente.
Como a função do LED é iluminar, é possível investir nos modelos mais claros, como painel branco para TV. Isso vale principalmente se o ambiente for pequeno. Afinal, a luz, somada ao branco, promove amplitude e garante uma decoração clean.
Parede de destaque com revestimento diferenciado pode compor o painel para sala (Foto: R ARCHITECTURE/Unsplash)
3. Dê atenção às cores do painel para sala
E por falar em cores, esse é outro ponto para ter atenção. Painéis brancos, em tons suaves ou com acabamento espelhados, são superindicados para ambientes pequenos.
Os modelos pretos e mais escuros são uma alternativa para ambientes mais amplos e iluminados. Já os coloridos são uma aposta certeira para quem deseja inovar.
Por fim, os amadeirados vão bem desde em ambientes menores até os maiores, de clássicos até mais modernos.
Quer continuar a decoração da sala? Então veja essas dicas de cerâmica para a parede da sala.