Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
macramê na varanda

Macramê é tendência de decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Você sabe o que é macramê? O nome pode não soar tão familiar, mas certamente você já viu algum item decorativo com essa técnica. Parece um ponto de tricô, mas essa arte consiste basicamente em fazer diversos nós com as próprias mãos, para criar objetos como toalhas, tapetes, painéis, suportes para vasos, detalhes em roupas, entre diversas outras aplicações. Algumas são bem criativas e únicas. 

A origem exata do nome é desconhecida. Acredita-se que tem ligação com a cultura árabe, já que a palavra migramah é muito utilizada na tecelagem para mencionar as franjas. Esculturas do século 13 no Oriente Médio já destacavam essa arte. É possível afirmar que os europeus aprenderam a técnica com os mouros e, no século 14, começaram a espalhar o macramê pelo mundo com as navegações, comercializando nos portos objetos construídos com diversos “nós marinheiros”.

Na era moderna, esse artesanato ganhou popularidade, conquistando relevância no design de interiores com peças cada vez mais criativas e originais. Além das tradicionais fibras naturais como algodão, sisal e linho, outros materiais podem ser utilizados, como barbante, linha de crochê e até mesmo fitas. Usar macramê na decoração se tornou tendência principalmente a partir dos anos 1970.

Na decoração

vaso em macramê na varanda
O vaso suspenso com um suporte de macramê é um diferencial nessa varanda, com Summer Gold no piso

Essa técnica totalmente artesanal permite construir objetos decorativos que promovem um ar de aconchego ao ambiente. O trançado manual de fios que vão se emaranhando através dos nós permite construir elementos sofisticados, complexos e originais. Na decoração de interiores, as aplicações são diversas, em ambientes com diferentes estilos. Babados em toalhas e tapetes são mais facilmente encontrados, mas não para por aí.

Uma forma charmosa de usar macramê na decoração da sua casa é apostar em suportes criados com a técnica para manter vasos de plantas suspensos. Também conhecidos por alguns como hangers, ou penduradores, essas peças são facilmente encontradas em lojas de artigos para decoração. Existem, claro, das mais simples às mais elaboradas, confeccionadas com diferentes tipos de nó, tamanhos e formatos.

vaso com macramê
Vasos com diferentes estilos e formatos combinam com os suportes feitos com macramê

Vasos tradicionais de barro suspensos combinam com uma decoração que remete à casa de campo ou de praia, com um ar mais natural.  Vale apostar também em vasos cerâmicos ou em concreto, criando um ambiente contemporâneo, mas com um toque rústico. Além do teto, esse suporte construído com macramê pode ser pendurado em prateleiras, em ganchos nas paredes ou onde a sua criatividade permitir. É uma ótima maneira de cultivar plantas sem ocupar espaço do piso ou dos móveis. 

Outras aplicações

quarto com sala integrada
Painéis e até mesmo cadeiras suspensas podem ser criadas com macramê

Formas para usar macramê na decoração da sua casa não faltam. Quem deseja criar um ambiente aconchegante com personalidade marcante pode substituir os tradicionais quadros por painéis construídos com essa arte. Existem modelos com diversos tamanhos e formatos, feitos com nós variados formando diferentes figuras. Além do tradicional cru, há peças com cores diversas. Algumas até mesmo promovendo misturas interessantes e, consequentemente, criam um ar mais despojado.

mulher na janela com cortina do material
Macramê combina ainda com cortinas e divisórias

Para os mais ousados, o céu é o limite. Afinal, existem outras aplicações menos convencionais, mas bem criativas do macramê no design de interiores. Já imaginou substituir a cortina tradicional da sua sala por uma feita com macramê? Ou até mesmo usar esse elemento para dividir determinados ambientes da casa. Aliás, isso pode ser utilizado em imóveis pequenos, delimitando os espaços e, ao mesmo também, preservando a amplitude. É possível ainda revestir uma luminária ou até mesmo vasos com essa técnica. Quanto mais bonito e criativo o visual, melhor.

mulher fazendo macramê
Além de divertido, aprender a fazer macramê é uma forma de gastar menos e deixar a sua marca na decoração da casa

Se você ficou animado com essa ideia, que tal aprender a criar os próprios objetos com macramê? Com um pouco de paciência e dedicação é possível aprender os nós e a técnica para entrelaçar os fios e construir os objetos. A internet facilita e muito o aprendizado, com textos, imagens e vídeos que ensinam os detalhes. No Instagram, por exemplo, siga os perfis eusouina, da artista têxtil Ina Barros; fercampeloatelie, da Fer Campelo; e pontocrome, da Mirian Rocha. No Youtube, as referências são os canais Osana Macramê, comandado por Osana Barreto, e Macramê Ana Casara, ambos com dicas sobre materiais, técnicas e até mesmo tutoriais. E, claro, continue acompanhando dicas e novidades sobre decoração, obra e reforma no blog da Pointer.