Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
comprar revestimento cerâmico

Sete erros comuns na compra de revestimentos cerâmicos

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Comprar os revestimentos é a melhor parte de uma obra. É muito gostoso escolher cada detalhe entre as diversas possibilidades disponíveis, imaginando como ficará a casa dos seus sonhos. Esse momento de diversão, porém, necessita de alguns cuidados básicos. É importante refletir, para não ser levado pela empolgação, causando erros e, consequentemente, prejuízos.  

Além do design do revestimento, qualidade e preço devem ser colocados na balança. Entre os detalhes, é necessário também verificar se o produto desejado possui o acabamento apropriado para o ambiente onde será aplicado. Para ajudar a driblar estes e outros problemas, listamos os sete principais erros ao comprar revestimento cerâmico e os caminhos para evitá-los.

1 – Falta de produto 

Se existisse uma competição para eleger o campeão entre os contratempos, principalmente no momento atual, o troféu ficaria com a ausência de produto. Faltar material provoca a interrupção dos trabalhos e, consequentemente, atrasa a finalização. O revestimento desejado pode não estar mais disponível na loja de sua preferência. A demanda do mercado de construção aumentou consideravelmente no segundo semestre de 2020, obrigando as indústrias a trabalharem com prazos bem longos. Resultado: a sua espera pode levar alguns meses.

Por ser um material natural, cerâmicas de lotes diferentes também podem apresentar pequenas variações de tonalidades. Existe ainda a possibilidade da peça escolhida sair de linha. Por isso, é extremamente necessário comprar de uma só vez a quantidade total para a sua obra, com uma boa sobra. 

2 – Esquecer da margem de erro

Não calcular uma margem de segurança para imprevistos também aparece com destaque nesta listagem. Peças podem quebrar durante o transporte ou manuseio. Como costumam dizer por aí, imprevistos acontecem. Não ter à disposição revestimento cerâmico necessário suficiente para uma possível substituição de última hora deve ser evitado, especialmente considerando a alta demanda do mercado atual.

3 – Comprar a conta-gotas

comprar revestimento
Comprar a quantidade certa de revestimento cerâmico sem exageros ou faltas evita problemas em sua obra

Uma solução adotada por alguns pode provocar resultados desastrosos: comprar revestimento cerâmico aos poucos. É preciso adquirir de uma vez a quantidade total necessária para toda a casa. Além de evitar a falta do produto na loja, elimina uma possível variação de cores e detalhes existentes entre lotes diferentes. A dica é economizar previamente para poder comprar o revestimento total para a obra, ao invés de adquirir os produtos aos poucos para cada um dos ambientes.

4 – Excesso de produto

Toda obra exige trabalhar com uma margem de segurança. Entretanto, comprar demais significa jogar dinheiro fora. Cometer esse erro certamente prejudicará o orçamento programado. Isso sem falar na logística. Já imaginou o problema para armazenar a grande quantidade de sobras de material no final do projeto?

5 – Ignorar o acabamento

Outro erro comum que causa resultados desastrosos é desconsiderar o acabamento. Cada ambiente da casa possui suas particularidades. Por isso, os revestimentos cerâmicos são produzidos com algumas diferenciações para atender a todas as situações e exigências. Conhecer essas informações faz toda a diferença. 

Os acabamentos BR e POL são indicados apenas para pisos de áreas internas secas e paredes. O MATE é indicado para pisos e paredes de qualquer área interna, seca ou molhada. O EXT é específico para pisos de áreas externas. Por exemplo, não adianta comprar uma cerâmica linda com acabamento polido para o piso de uma varanda descoberta, que necessita de uma opção com acabamento externo.

6 – Tête-à-tête

Comprar sem ver pessoalmente o revestimento? Realmente, essa não é uma opção indicada. A internet é uma ferramenta importante que facilita conhecer informações técnicas e estéticas dos diferentes materiais disponíveis. Em alguns casos, é possível até mesmo fazer simulações com os produtos selecionados. Mesmo assim, arquitetos sempre explicam a importância de tocar e sentir a cerâmica dos sonhos, assim como testá-la em diferentes iluminações.

7 – Fazer uma falsa economia

Por fim, o último dos “pecados” ao comprar revestimento cerâmico é economizar em detalhes que fazem grande diferença. Não levar em consideração o custo-benefício é um erro grave. Quer um exemplo? Abrir mão do Supercerâmico da Pointer para levar um produto mais barato de uma marca com qualidade bem duvidosa. Escolher o material utilizando como parâmetro apenas o valor na etiqueta pode causar resultados desastrosos.  

Todos os produtos da Pointer têm excelente qualidade, inclusive os formatos menores. Por isso, não apresentarão problemas, mantendo sua casa linda por muito tempo. Recomendamos, porém, os grandes formatos, polidos e retificados pelo resultado estético. Afinal, o acréscimo no valor final é bem pequeno, mas a diferença no visual é enorme. 

Soluções

PDV para comprar revestimento cerâmico
Supercerâmicos e cerâmicas da Pointer oferecem o melhor custo-benefício para a sua obra ou reforma

A lista acima tem apenas a finalidade de proteger você contra os erros frequentes. Até porque driblar essas situações é fácil. Portanto, mantenha a animação com a reforma e siga em frente. Você precisará conhecer os detalhes da obra para comprar os produtos desejados, nas quantidades necessárias e nas especificações apropriadas para cada ambiente. Planejamento faz toda a diferença. 

Piso

Alguns consumidores ainda seguem para a loja de materiais de construção sem conhecer as medidas do imóvel. Para fazer a conta do piso é muito fácil: basta multiplicar a largura do ambiente pelo comprimento. Após isso, some ao valor resultante uma margem de segurança de 5% ou 10%, seguindo a indicação do mestre de obra. Em um exemplo prático, se a sua sala tem 4 metros de largura por 5 de comprimento, o valor será 20m². Agora, multiplique 20 por 1,05 ou 1,10 e o resultado final será 21 m² ou 22m², dependendo do percentual aplicado.

Parede

O mesmo raciocínio apresentado anteriormente serve para as paredes. Multiplique a largura pela altura. Aqui, porém, existe um pequeno detalhe que precisa ser levado em consideração. Elimine o espaço das portas e janelas da conta. Para não errar, basta subtrair a área após o cálculo inicial. Por fim, lembre-se de somar ao valor os mesmos 5% ou 10% de margem de segurança.

Mas vamos ao exemplo prático para facilitar o entendimento. Em uma parede com 5 metros de largura por 3 metros de altura, o resultado é de 15m². Agora imagine uma porta, cuja largura é de 0,8 metro e a altura é de 2,2 metros, o que totaliza uma área de 1,76 m². Para calcular, basta digitar na calculadora 15 e depois subtrair 1,76, chegando a 13,24 m². Para finalizar, multiplique o valor final por 1,05 ou 1,10 e fim.

Caixa

embalando revestimentos
As embalagens da Pointer possuem as informações necessárias para você comprar o produto certo

Acabamento, borda, local indicado para uso e passo a passo da aplicação são algumas das informações reunidas nas embalagens dos produtos da Pointer. Para se aprofundar sobre o tema, temos um conteúdo especial com explicações simples e completas.  

Na embalagem, você desvenda também outro dado muito importante para a sua obra, que permite comprar a quantidade necessária, sem exageros ou faltas: quantos metros quadrados de produto possui cada caixa. Divida o número da área do piso ou parede da sua casa já com a margem de segurança estipulada por essa informação e você descobrirá quantas caixas precisará adquirir. Se o resultado for um valor quebrado, arredonde sempre para um número maior.

Ficou um pouco confuso? Então, vamos ao exemplo. Se você precisa de 13,9m² de revestimento cerâmico para deixar a parede da sua sala linda e cada caixa possui 4,9m², divida um número pelo outro e o resultado será de 2,83. Arredondando para cima, você precisará comprar três caixas.

consultora Pointer
Consultor da Pointer também ajuda a esclarecer todas as dúvidas antes de você comprar o produto

É pura matemática esse assunto? Sim, mas não só isso. Também pesa a favor nessa balança o seu senso de organização, assim como a qualidade do produto adquirido, evitando que aconteça com você aquele ditado popular: “o barato pode sair caro”. Para escapar de enrascadas, aposte sem medo em Supercerâmicos e cerâmicas da Pointer. Os produtos reúnem todas as qualidades necessárias, além de uma grande variedade de opções para todos os gostos e estilos. Para saber mais, confira o nosso site. Se preferir, converse com um dos nossos consultores nas principais lojas de materiais de construção da sua região.