Com cada vez mais adeptos no mundo inteiro, o estilo industrial de decoração está em alta, seja em grandes centros urbanos, seja em cidades pequenas. Uma das razões para o sucesso recente é a evolução dessa estética, que passou a assumir elementos refinados para ganhar versatilidade.
O estilo nasceu de maneira orgânica, em meados do século 20, como fruto de uma necessidade de acomodação de mais pessoas em centros urbanos. Devido às migrações feitas das zonas rurais para as cidades depois da 2ª Guerra Mundial, espaços que antes eram usados para abrigar fábricas, oficinas ou ateliês foram reformulados em lofts para se tornarem ambientes residenciais.
A sobreposição de elementos das casas com a estética de chão de fábrica — como pisos cimentícios, janelas amplas e parede de tijolos — resultou na decoração industrial. Agora, anos depois, o estilo foi desenvolvido e passou a abrigar elementos mais chiques (especialmente nos móveis).
Principais elementos
Se você gosta do visual do estilo, mas não mora em um loft e nem em um antigo prédio de fábrica, ainda é possível dar um toque industrial na casa. Basta compreender quais são os principais elementos desse estilo e como aplicá-los.
Tubulação aparente
Uma das principais características do estilo industrial é a tubulação aparente. Antigamente, ela era funcional: era por ali que passava a água do sistema de saneamento básico dos lofts. Além do encanamento, outro aspecto que fica à mostra é a fiação ou, pelo menos, parte dela.
Na sua casa, você não precisa deixar a tubulação funcional à mostra, se não quiser, mas pode usar objetos decorativos que tenham o mesmo visual. Uma ideia é pintar canos de PVC e usá-los em objetos como luminárias e apoios de mesa, além de colocá-los nas paredes para reproduzir o sistema industrial.
Já com a iluminação é mais fácil usar a parte funcional, especialmente se você instalar trilhos com vários pontos de luz, além de lustres de teto com aspecto mais industrializado e fabril.
Cores sóbrias
A paleta de cores do estilo industrial é composta por tons sóbrios e terrosos, uma vez que essa decoração surgiu de antigas fábricas e oficinas. Isso significa combinar tons de marrom, preto, cinza e cobre, por exemplo.
Outras cores, entretanto, também podem ser usadas com cuidado para valorizar o ambiente. Escolha variações que trabalhem bem com a paleta de base, como branco e tons de madeira. Se quiser dar um pouco mais de vida ao ambiente, adicione as cores marsala, verde-musgo ou amarelo-mostarda usando móveis e objetos decorativos.
Portas e janelas largas
As janelas e portas largas também são características do estilo industrial. Afinal, a decoração surgiu do reaproveitamento de antigas fábricas e ateliês e esses ambientes precisavam ter grandes fontes de luz natural (para economizar energia) e portais amplos para acomodar a passagem das peças e dos numerosos funcionários.
Essa pode ser a característica mais difícil de reproduzir em um ambiente que não é preparado para o estilo industrial.
Cômodos amplos
Como nasceu do ambiente de fábricas, onde havia espaço para abrigar maquinário pesado, o estilo industrial tem tudo a ver com espaços amplos.
Para ampliar os cômodos da sua casa, peça ajuda a um arquiteto ou engenheiro e entenda quais paredes não são essenciais para a estrutura da residência e, por isso, podem ser derrubadas. O processo pode dar um pouco de trabalho no começo, mas o resultado final será incrível, especialmente se houver bastante luz natural no cômodo amplo.
Tijolinho aparente
Tradicionalmente, as paredes de uma casa com decoração industrial são cobertas por tijolinhos aparentes. Existem duas formas de alcançar o mesmo resultado:
- removendo o revestimento das paredes da sua casa e usando os tijolos naturais (o que não é muito recomendado, pois é uma solução que acumula muita poeira e umidade);
- usar um revestimento que reproduza os tijolinhos industriais na parede.
A segunda opção é mais recomendada, uma vez que mantém a estrutura da parede protegida, não acumula poeira nem umidade e é mais fácil de higienizar, deixando o ambiente mais agradável e limpo.
Piso cimentício
Outra característica importante do estilo industrial é o piso cimentício. Ele é parte essencial da decoração, uma vez que remete à origem das fábricas e dos lofts da época.
Você não precisa, entretanto, remover o revestimento atual e cimentar o chão da sua casa para conseguir o mesmo visual. Além de cara, essa reforma seria trabalhosa demais para alcançar um resultado satisfatório. A melhor opção é contar com revestimentos que reproduzem o cimento, como os da linha Metropolitan.
Essa linha é perfeita para uma casa industrial e está disponível nas cores branca e cinza. A primeira opção funciona bem em banheiros e cozinhas, que, geralmente, pedem um chão mais claro. Como o piso tem acabamento mate e baixa absorção de umidade, não oferece risco de escorregamento e pode ser usado em ambientes molhados.
Já o Metropolitan Cinza fica excelente nas salas e nos quartos, justamente por ter a aparência mais próxima do cimento. O revestimento é melhor acompanhado de um sofá cinza ou marrom, estantes e mesas com suporte de metal escuro e tapete branco ou preto.
Uma alternativa é a linha Urbana, que também conta com opções de revestimentos perfeitos para a decoração industrial. Um dos destaques é sua variedade de cores, além dos vários tamanhos — 45cm x 90cm (Branco, Cinza e Grafite), 60cm x 60cm (Cinza e Branco) e a cerâmica grande de 80cm x 80cm (Branco, Cinza e Grafite).
Um dos destaques da linha é o piso em cor grafite, que ajuda a dar uma profundidade maior ao ambiente decorado no estilo industrial. Com o piso mais escuro, é possível apostar em móveis e objetos decorativos mais claros (como tijolinhos brancos, por exemplo), além de opções mais coloridas — o contraste faz com que os tons tenham mais vida.
Caso você tenha interesse em transformar o seu lar com a decoração industrial, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar nesse projeto!