Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Quatro dicas para construir uma escada que harmonize com a decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Reformar ou construir uma escada exige cuidado com a escolha de cada material, afinal trata-se de um elemento arquitetônico importante em qualquer edificação de dois ou mais pavimentos.

Embora tenha como principal função ligar os andares, ela também precisa harmonizar com o estilo da casa. Acompanhe as dicas do post e saiba como escolher o modelo e os materiais certos para a sua escada nova!

1. Avalie diferentes formatos de escada

De nada adianta contratar um pedreiro sem ter certeza do tipo de escada que você deseja. Mas será que existe muita diferença entre os modelos? Qual é o formato ideal para sua casa? Descubra agora e faça a melhor escolha:

Escada reta

É o molde mais simples e o que menos ocupa espaço. Como o próprio nome diz, esse tipo de escada não muda de direção. Quando a distância entre os pavimentos é muito grande, a escada reta pode precisar de um patamar intermediário.

125670-quatro-dicas-para-construir-uma-escada-que-harmonize-com-a-decoracao

Escala em L

O padrão é, basicamente, uma escada reta que sofre mudança de direção para um dos lados. Ela também pode ter um patamar intermediário no mesmo ponto onde ocorre o “desvio”. A escada em L é ideal nos ambientes pequenos.

125672-quatro-dicas-para-construir-uma-escada-que-harmonize-com-a-decoracao

Escada em U

Essa escada se divide em duas partes com direções opostas para formar um “U”. A divisão ocorre com a presença de um patamar, que pode aparecer no início, no meio ou no final do lance.

Contendo duas partes, esse padrão sempre ocupa mais espaço do que os moldes anteriores e por isso é indicado apenas aos ambientes grandes.

125673-quatro-dicas-para-construir-uma-escada-que-harmonize-com-a-decoracao

Escada helicoidal

Também é chamada de caracol, pelo formato enrolado que lembra a concha espiralada do animal. Esse modelo contém um eixo central de onde saem os degraus e é uma ótima opção para locais enxutos.

125671-quatro-dicas-para-construir-uma-escada-que-harmonize-com-a-decoracao

2. Defina o material que será usado na estrutura

Toda escada tem uma função estrutural e isso pode gerar certas limitações no seu tamanho e formato. Portanto, sempre consulte um profissional para saber se o material escolhido poderá ser usado na construção.

Atualmente, os três materiais mais indicados para compor diferentes estilos são: concreto, madeira e aço. Eles podem aparecer tanto na estrutura quanto no revestimento. Ainda assim, é comum ver exemplos que combinam dois ou mais materiais, como:

  • estrutura metálica e degraus em madeira;
  • estrutura de concreto e degraus em granito.

3. Pense no estilo do guarda-corpo ao construir uma escada

Com a função de proteger as pessoas de quedas, o guarda-corpo deve estar presente em qualquer escada. Esse elemento vertical costuma ser o verdadeiro destaque do conjunto, já que pode ser fabricado com diferentes materiais e moldes.

Você pode optar pelo guarda-corpo de vidro se quiser uma decoração clean. Para um visual rústico, aposte nos modelos feitos com tábuas de madeira ou trabalhados em pedra. O guarda-corpo também pode ter um corrimão como apoio.

Alguns fabricantes oferecem guarda-corpo e corrimão em uma única peça, que geralmente é feita de aço inox, alumínio ou ferro fundido. A maleabilidade desses materiais permite produzir guarda-corpos ornamentados e com linhas sinuosas.

4. Escolha um revestimento que harmonize com a decoração

Combinar o acabamento da escada com o restante da decoração nem sempre é tarefa fácil, mas você pode aumentar as chances de acerto com alguns truques:

  • siga a paleta de cores: observe as tonalidades presentes no ambiente e escolha revestimentos — como a cerâmica e o porcelanato — que harmonizem com essas características;
  • finalize com o mesmo revestimento do piso: essa dica é valiosa porque integra o tom do piso com o dos degraus e espelhos da escada. O efeito é de continuidade visual e amplitude.

Cabe destacar que casas com crianças ou idosos geralmente são revestidas com piso com resistência ao escorregamento (ou antiderrapante). Logo, usar esse mesmo material na escada também vai garantir mais conforto e segurança.

Agora que você já conhece cada detalhe importante para construir uma escada, encontre também o material certo! Entre em contato com a Pointer e confira todas as opções de revestimento.