Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração de quarto compartilhado: divida o ambiente com criatividade!

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Dividir o quarto faz parte da realidade de muita gente, mas não é algo exatamente fácil, não é mesmo? Seja você o responsável por crianças que vão compartilhar esse cômodo ou a própria pessoa que vai dividir seu espaço com colegas, por exemplo, o fato é que a situação exige paciência e cuidado para não transformar o quarto em zona de guerra.

Nesse contexto, um dos pontos que mais causam conflitos é a decoração de quarto compartilhado. Afinal, essa é uma das maneiras que temos de demonstrar nossa personalidade e estilo — especialmente nesse ambiente, que é um lugar tão “nosso”, no qual passamos muito tempo e onde precisamos nos sentir confortáveis e acolhidos.

Por isso, decorar um quarto que vai ser dividido entre duas ou mais pessoas requer um planejamento diferente de um cômodo individual. Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue a leitura e mãos à obra!

1. Utilize uma paleta de cores clean

Para começar a composição de um quarto compartilhado com o pé direito, escolha uma paleta de cores clean e minimalista, que não “brigue” com o perfil de nenhuma das pessoas que vão usar o cômodo.

Outra vantagem dessa dica é que os tons clean permitem que os moradores deem seus próprios toques de cor por meio dos objetos e das roupas de cama, por exemplo. Assim, é mais fácil chegar a um consenso.

2. Encontre gostos em comum

Se quem vai dividir o cômodo tiver gostos em comum, a decoração de quarto compartilhado vai ficar muito mais fácil. Por exemplo: caso todos curtam cinema e séries (ainda que não sejam fãs exatamente das mesmas obras), pôsteres, fotos e até almofadas e itens colecionáveis podem fazer parte do projeto.

O mesmo vale para cores ou estilos específicos que vão entrar no design do quarto, como móveis vintage, objetos artesanais ou tons neon (que costumam aparecer em elementos decorativos). Os gostos em comum serão um ponto inicial a partir do qual os moradores podem discutir com mais harmonia sobre a decoração.

3. Mantenha a proporção nos dois lados

Outra questão que pode causar muito estresse para quem divide o quarto diz respeito à divisão do espaço físico e em como cada um usa sua metade do cômodo. É preciso ter cuidado também com isso na hora de pensar a decoração.

Essa dica vale tanto para objetos quanto para móveis e outros itens. Caso você tenha um guarda-roupa largo ou uma escrivaninha enorme, por exemplo, vai sobrar uma dimensão equivalente para o colega de quarto?

Da mesma forma, se alguém tiver um mural ou pôster de proporções muito grandes, isso pode acabar desequilibrando o ambiente e deixando-o “entulhado” de coisas. Portanto, o ideal é que ninguém exagere, mas que todos os moradores sigam uma proporção similar na hora de montar suas respectivas metades.

4. Pense em estratégias para a divisão

Apesar de o quarto ser compartilhado, é muito importante que cada um tenha seu espaço próprio dentro do cômodo. Para deixar isso mais organizado, vale a pena pensar em uma forma de fazer essa divisão com algum móvel, ou mesmo item decorativo.

Os criados-mudos de cada cama, por exemplo, podem ficar lado a lado exatamente na fronteira entre as metades. Se forem crianças, é possível até adquirir apenas um desses móveis para elas dividirem. Caso o quarto seja maior, costuma valer a pena instalar uma cortina para que os moradores possam ter um pouco de privacidade.

Gostou das nossas dicas para compor a decoração de quarto compartilhado? Tem amigos que também andam sentindo dificuldades com isso? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-os nessa missão!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida