Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração de quarto infantil: 5 dicas para transformar o ambiente

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A chegada de um filho desperta nos pais a vontade de preparar o quartinho do novo membro da família com todo o carinho e cuidado.

Conforme o bebê cresce, ele começa a demonstrar afinidade por cores, elementos e personagens, e o quartinho planejado pode não refletir mais a personalidade da criança.

Por ser o lugar em que o pequeno passará boa parte do tempo, é essencial que ele se sinta aconchegado no espaço.

Acertar na decoração de quarto infantil, portanto, se torna fundamental para que a criança aproveite e curta o seu cantinho da melhor forma possível.

A seguir, você vai conhecer cinco dicas para transformar a decoração desse cômodo de forma criativa e acessível. Confira!

95198-decoracao-de-quarto-infantil-5-dicas-para-transformar-o-ambiente

1. Invista em cores alegres

As cores afetam diretamente o humor e ajudam a transmitir sensações nos ambientes.

No quarto infantil, é importante que as cores sejam utilizadas de forma a estimular o desenvolvimento dos pequenos e criar um espaço convidativo para as brincadeiras.

Por isso, invista em cores alegres como o azul, amarelo ou vermelho. Porém, tenha cautela, já que misturar muitos tons ou pintar todo o cômodo de uma só nuance forte pode deixar a criança agitada demais e tornar a decoração enjoativa.

Use as cores fortes em detalhes como adesivos, almofadas ou uma parede estratégica. Os móveis também podem ganhar uma cara nova se forem pintados com um tom diferente ou decorados com uma estampa adesiva.

95192-decoracao-de-quarto-infantil-5-dicas-para-transformar-o-ambiente

2. Utilize brinquedos na decoração do quarto infantil

O quarto dos pequenos pede elementos lúdicos, tanto para caracterizar o cômodo quanto para torná-lo mais atrativo para as crianças.

Logo, o uso de brinquedos na decoração é uma boa sugestão. Você pode usar bichinhos de pelúcia e bonecos em prateleiras, verticalizando a decoração para não comprometer o espaço disponível.

Essa também é uma ótima forma de expor uma coleção de bonecas e, ao mesmo tempo, evitar que fiquem espalhadas pelo quarto.

Você ainda pode utilizar elementos suspensos como balões, estrelinhas e foguetes, o que ajuda a criar uma temática para o quarto. Mas tenha cuidado com a altura dos objetos para que a criança não puxe e se machuque.

Essa decoração pode ser feita com brinquedos adquiridos especialmente para isso ou com aqueles que não são muito usados.

3. Aposte nos personagens favoritos da criança

Outra dica é apostar nos personagens favoritos do pequeno na hora de decorar o ambiente, personalizando-o ao máximo.

Para isso, observe seus desenhos preferidos e peça a opinião da criança, de modo que ela se sinta incluída no processo de renovação do cômodo.

Os personagens podem aparecer no formato de bonecos, adesivos ou estampas de roupa de cama.

Os quadrinhos com desenhos e até mesmo frases icônicas de personagens também são escolhas excelentes e acessíveis para decorar as paredes.

4. Use caixas organizadoras

Um grande desafio para os pais é saber como botar ordem nos brinquedos dos filhos e diminuir a bagunça.

As caixas organizadoras são grandes aliadas nesse processo e, ao utilizar opções coloridas, elas também decoram o ambiente.

Você ainda pode optar pelos sacos ou cestos organizadores com estampas de bichinhos e outros motivos.

É importante ensinar o seu filho a usar os organizadores, assim ele saberá que, ao final da brincadeira, é hora de guardar todos os itens no local adequado.

5. Crie um espaço de leitura

Incentivar a leitura infantil contribui para o aprendizado e desenvolvimento da criança. Logo, é essencial ter uma área no quarto que seja destinada a essa atividade.

Use prateleiras em uma altura acessível ou um varal para dispor os livros. Esse detalhe contribui para a decoração, além de tornar o cômodo funcional.

95194-decoracao-de-quarto-infantil-5-dicas-para-transformar-o-ambiente

Aposte em almofadas para que a criança possa se acomodar e ler. Caso tenha espaço disponível, escolha uma mesinha com cadeira, que também pode ser usada para desenhar e, futuramente, estudar.

Com essas dicas de decoração de quarto infantil, dá para garantir que o cômodo tenha a cara do pequeno, sendo uma opção bonita e confortável.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal deixar um comentário contando quais dicas pretende empregar e compartilhando suas experiências?