Downsizing: a tendência para aplicar na vida e na decoração

Se você é adepto do \”menos é mais\”, sabe como ele traz mais paz e tranquilidade na decoração da sua casa e, principalmente, como um estilo de vida. É tão importante na atualidade que virou uma estratégia usada em empresas para otimizar custos e fazer aquisições mais eficazes: o downsizing. 

Assim como uma empresa, sua casa também pode (e deve) ser planejada para que os objetos, cores e revestimentos se harmonizem, sem que haja gastos desnecessários. 

Continue a leitura para saber o que é downsizing e como aplicá-lo na sua casa!

O revestimento Ilhéus Canela, da linha Tropicalia, mantém a clareza e a harmonia do ambiente 

O que é downsizing? 

O downsizing ou, em tradução livre, \”achatamento\”, é uma ferramenta de gestão voltada a reduzir custos de maneira inteligente. 

Resumindo, é cortar os gastos desnecessários para utilizar em aquisições que podem até custar mais, mas são mais duradouros, não precisam de reparos constantes e não acumulam objetos na sua casa. 

Vamos a um exemplo: se você mora em um apartamento pequeno e não tem muitos itens, pode valer mais a pena investir em nichos para parede ou numa estante nichada. 

Além de ocupar menos espaço, você adquire quantos nichos precisa e faz a montagem do jeito que preferir. 

Downsizing deixa o ambiente decorado, mas com organização e coesão. No piso, Pietra Valencia Verde, da linha Classica 

Como aplicar o downsizing em casa?

Veja como deixar sua casa mais simples, porém otimizada: 

Pense no seu estilo 

Qual estilo de decoração mais te atrai: industrial, boho, campestre, mediterrânea, escandinava ou colorida? 

Há uma série de inspirações que ajudam você a deixar aquilo que faz sentido com o que gosta e dispensar os itens que não combinam com o que quer mostrar. 

Por exemplo: se você gosta de uma decoração mais hippie, não faz sentido móveis com ar bruto, decoração preta e objetos pontiagudos, estilo industrial. 

Repense seus itens 

Tem notado que sua casa parece pequena, apertada e até \”sufocante\”? Ela pode estar cheia de itens desnecessários, que exigem muita limpeza e trazem a impressão de bagunça visual.  

Quando você escolhe um estilo de decoração, fica mais fácil decidir o que fica e o que sai. Será que é necessário ter tantos bibelôs? Almofadas muito coloridas fazem sentido quando você deseja uma decoração mais minimalista? 

Se o item tiver apelo emocional, deixe-o na decoração. Sua casa deve contar sua história. 

Duradoura, a madeira é envernizada para que o móvel dure por muitos anos. Na parede, revestimento Oxide Corten, da linha Oxide 

Escolha madeira e bons estofados 

Se a intenção é economizar, vale muito mais ter poucos móveis, mas que duram muito, do que ter vários itens de baixa qualidade. 

Uma escrivaninha de madeira vai durar muito mais que uma de MDF, mesmo que o valor seja bem maior. Da mesma forma, pense no estofado e na estrutura do sofá. Por mais que seja mais caro hoje, vai compensar muito por sua durabilidade. 

Tenha móveis multifuncionais 

Sofá-cama, bancos que armazenam objetos, mesas dobráveis e prateleiras que viram escrivaninhas ajudam a economizar espaço e deixam a casa mais inteligente. Não deixe de priorizar a qualidade: a praticidade é ótima, mas seus móveis precisam durar. 

Revestimentos cerâmicos — como Iberica Rubia, da linha Iberica — são bonitos, resistentes e extremamente duráveis

Invista em revestimentos duradouros

Você com certeza conhece a frase \”o barato sai caro\”. Isso porque o downsizing não é a pura e simples redução de custos no presente, e sim a compra inteligente que faz com que você economize no futuro. Tudo na sua decoração deve priorizar o custo-benefício

Você sabia que um revestimento cerâmico pode durar até 50 anos, quando bem cuidado? Portanto, traz uma economia significativa com trocas de superfícies de uma residência. 

Além disso, é resistente, fácil de limpar, pode decorar a casa inteira e conta com inúmeros grafismos e cores. Você pode encontrar uma cerâmica que imita um mármore, por exemplo, e outra com grafismos vintage. 

O revestimento cerâmico pode ser usado em pisos e paredes. Porém, é preciso observar a indicação para não colocar uma superfície escorregadia como piso de um ambiente úmido, como o banheiro.  

Viu como o downsizing pode fazer toda a diferença na sua decoração? E para continuar nessa ideia de \”menos é mais\”, confira como implementar o minimalismo na sua casa!