Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Minimalismo: o estilo de vida que não sai de moda

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você provavelmente já ouviu a frase \”menos é mais\”. Cunhada pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe, seguia a premissa de seu trabalho: coisas simples são melhores que as complexas. Se isso é verdade, não podemos garantir, mas o conceito virou base de um dos movimentos que mais vem ganhando força nos últimos anos: o minimalismo. 

Com uma filosofia de vida que prioriza o \”ser\” em vez do \”ter\”, o minimalismo faz com que o indivíduo compreenda o que é importante para ele sem que precise abrir mão daquilo que gosta. 

Entenda um pouco mais sobre o assunto e como ter um lar minimalista

O que é minimalismo? 

minimalismo

Minimalismo é ter poucos, porém bons itens. Na foto, piso com revestimento Vendome, da linha Classica 

É um estilo de vida baseado em ter poucos itens, mas todos úteis, duráveis e funcionais. Por exemplo: em vez de ter 20 sapatos, apenas três ou quatro que possam se revezar em diferentes necessidades — trabalho, esporte e lazer, por exemplo. 

Mas se você pode investir em mais itens, por que ficar com poucos? Porque o minimalismo acredita que é possível alcançar o bem-estar se mantivermos apenas o essencial e cortarmos o excesso. Dessa forma, evita o acúmulo e mantém a casa — e a vida — mais organizada

Pode não parecer, mas o minimalismo e o não acúmulo trazem uma série de benefícios tanto parra você quanto para o planeta! Veja alguns:  

  • Casa mais organizada: com poucos itens, a limpeza e a manutenção da residência ficam muito mais fáceis; 
  • Menos estresse: excesso de itens causa bagunça e caos visual, o que costuma aumentar o estresse. É só pensar em como é mais fácil trabalhar ou descansar em um ambiente arrumado; 
  • Custo-benefício: o minimalismo prega a compra de poucos, porém bons itens. Assim, você investe em algo de mais qualidade, mas que vai durar muito mais do que outro de preço e qualidade inferiores; 
  • Sustentabilidade: quando você consome menos produtos, também descarta menos resíduos, contribuindo para a saúde do planeta; 
  • Mais espaço: um apartamento pequeno e cheio de itens sufoca e atrapalha a circulação dos moradores; 
  • Otimização do dia a dia: com menos coisas para organizar e limpar, você pode se concentrar em atividades que realmente importam; 
  • Economia: sem a preocupação de comprar mais roupas, sapatos, móveis e afins, você consegue chegar ao final do mês sem sufoco. 

Um item bônus: você pode doar o que ainda está bom, mas não tem mais espaço na sua vida. Isso pode fazer a diferença na vida de outras pessoas. 

Como ter um lar minimalista? 

minimalismo

Manter e limpar uma casa minimalista é muito mais fácil. Na foto, piso Pietra Valencia Verde 

Para quem sempre acumulou muita coisa dentro de casa, pode parecer difícil aderir ao minimalismo. Mas é exatamente o contrário: assim que você percebe os benefícios, manter um lar com poucos e bons itens torna-se parte do seu dia a dia. 

Veja como dar os primeiros passos:  

Separe e priorize 

Roupas, calçados, itens de beleza, camisas de futebol, panelas, enfim, veja o que há em excesso na sua vida. Avalie tudo aquilo que foi usado nos últimos seis meses. Será que você realmente precisa de itens que não foram utilizados nesse período? 

É preciso avaliar cada caso. Por exemplo: roupas de festa não costumam ser usadas em curto prazo. Portanto, vale guardar. Mas se ela não estiver confortável no seu corpo, o ideal é que ela seja separada para doação ou venda. 

O mesmo vale para os itens de enfeite. Você precisa dos quadros, bibelôs e livros que nunca são lidos, mas estão na sua estante? Esses itens trazem aconchego ou só acumulam poeira na sua casa? 

E no caso de remédios? Eles não devem ser doados, mesmo que estejam dentro do prazo de validade. 

Para garantir que o fármaco será descartado corretamente, entre no site Descarte Consciente e procure por um posto de coleta. Algumas unidades básicas de saúde (UBS) também recebem esses tipo de resíduo. 

Um ambiente de cada vez 

minimalismo

Organizar um cômodo por vez facilita o trabalho e não deixa a mente confusa. Na foto, parede com revestimento Pietra Valencia Blanco 

Na ânsia de aderir ao minimalismo, é normal que você queira arrumar a casa toda de uma vez só. Além de ser extremamente cansativo, a demora vai ser tão grande que você provavelmente vai achar mais prático manter tudo como está. 

Portanto, organize-se para arrumar um espaço da casa por vez. Defina a sua ordem de prioridade antes de tudo. Por exemplo, primeiro o quarto, depois a sala, etc. 

Em seguida, determine a frequência com que irá fazer a organização. Pode ser semanal ou mensal, conforme sua disponibilidade de tempo.

Doe o que estiver em bom estado 

Doar faz bem e ajuda diversas famílias. Contudo, é preciso seguir a premissa de que só deve ser doado aquilo que você gostaria de receber. 

Portanto, o que estiver desgastado, descolado, arranhado, rabiscado ou puído deve ser descartado ou, em alguns casos, reparado. 

Veja o que ainda está bom e limpo antes de doar. Há organizações e igrejas que vão aceitar de bom grado para doar a famílias carentes. 

Deixe apenas o que gosta e usa 

De nada adianta aderir ao minimalismo e se livrar de todas as suas coisas se, daqui a uma semana, você vai comprar tudo de novo. Avalie aquilo que realmente usa. 

Se você tem dez pares de sapato que são usados continuamente, não há motivos para descartá-los. Se os quadros da parede da sala deixam sua decoração mais interessante, não os descarte. O importante é ter apenas o que faz com que você se sinta bem. 

Conserte 

Muitas coisas ficam acumuladas em casa porque descolaram ou rasgaram. Em alguns casos, é preciso contar com serviço profissional, como o de um sapateiro. Já em outros, é possível procurar por tutoriais no YouTube e resolver o desgaste. 

Faça um bazar ou brechó 

Se você deseja guardar alguns trocados, fazer um bazar ou brechó com itens em bom estado pode ser uma boa pedida. Dá para vender entre as amigas, fazer uma loja on-line ou investir na venda de garagem mesmo.  

Invista em itens de mais qualidade 

minimalismo

Itens de qualidade, como o revestimento de parede Maggie, da linha Decora Design, valorizam o lar e não precisam ser trocados com frequência 

Se você viu que sobraram poucos itens e que precisa adquirir outros, invista em mais qualidade. Isso vale tanto para as roupas quanto para os itens de casa. 

E quando falamos em casa, vale pensar na decoração e nos itens estruturais. Muitas vezes, aqueles bibelôs, mapas, almofadas, mantas e afins já não representam mais nossa personalidade. 

Portanto, vale doar/vender o que está em bom estado e comprar outros de mais qualidade. 

Já na parte estrutural, invista nos revestimentos cerâmicos. Duráveis, eles não permitem a proliferação de fungos e são fáceis de limpar. Com boa (e fácil) manutenção, dá para mantê-los por décadas. 

Sempre dê preferência a revestimentos mais claros nas paredes, que são mais difíceis de enjoar. Já no piso, vale investir na criatividade, mas sempre pense no local: ambientes com mais umidade devem ter revestimento com mais atrito. 

Analise periodicamente 

Depois de alguns meses, avalie novamente se sua casa não está cheia de itens acumulados e mal utilizados. Com o tempo, essa \”edição\” do que serve ou não no seu dia a dia será muito mais fácil. 

Viu como é possível aderir ao minimalismo? E para continuar no assunto de bem-estar, veja o que é sustentabilidade e como aplicá-la na sua casa.