Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração hippie: 8 dicas para ter uma casa paz e amor

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A decoração de interiores é uma forma poderosa de expressar nossa personalidade, valores e estilo de vida. Se você quer ter um espaço que seja único, criativo e cheio de significado, a decoração hippie pode ser a escolha perfeita.

Colorida e alegre, a decoração hippie é mais fácil de fazer do que você imagina. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você colocar em prática. Mas, antes, entenda mais sobre a origem desse estilo!

O que é e como surgiu a decoração hippie?

decoração hippie

Mistura de cores e estampas é característica da decoração hippie (Foto: Freepik)

A decoração hippie é um estilo de design de interiores que surgiu durante a década de 1960, como parte do movimento de mesmo nome.

Ele buscava por liberdade, amor, paz e harmonia com a natureza. Portanto, é um estilo que reflete a contracultura da época. Tem uma estética descontraída, boêmia e não convencional. Na decoração, prioriza elementos naturais e a sustentabilidade, por exemplo.

8 dicas para uma decoração hippie

Agora que você conhece um pouco mais sobre a decoração hippie, vamos explorar algumas dicas para transformar seu espaço em um ambiente verdadeiramente hippie:

1. Cores vibrantes deixam ambiente alegre

A paleta de cores é um dos aspectos mais marcantes da decoração hippie. Tons como laranja, amarelo, verde e rosa brilhante são usadas em abundância para criar uma atmosfera alegre e acolhedora.

Portanto, escolha cores vibrantes e ousadas para as paredes, móveis e acessórios. Lembre-se de que o equilíbrio é essencial, então você pode optar por cores mais neutras como base e adicionar toques de cor em detalhes.

Nesse sentido, revestimentos em tonalidades neutras podem ser ideais. Assim, você pode abusar das cores em móveis e objetos de decoração, por exemplo.

2. Estampas são peça-chave na decoração hippie

As cores também podem aparecer nas estampas, que costumam ser bem chamativas na decoração hippie.

Inclusive, está liberado combinar diferentes padrões entre si. Eles podem aparecer em almofadas, cortinas, tapetes e roupas de cama, por exemplo.

Estampas psicodélicas, florais e étnicas, como tribais, estão entre as principais escolhas. Outra grande aposta é o tie-dye.

3. Revestimentos compõem decoração hippie

decoração hippie

Parede traz ar hippie com revestimento cerâmico Hippie Wood Sand, da linha Decora Design

Agora, se você quiser levar estampas para paredes e pisos, os revestimentos são uma ótima opção. Ao contrário do papel de parede, são impermeáveis e podem ser aplicados em todos os ambientes, inclusive em banheiros.

Com inspiração nos anos 1970, a Pointer tem duas opções de revestimento estampado que são ideais para uma decoração hippie.

Enquanto Maggie tem inspiração nas Magnólias, Hippie Wood traduz o movimento que começou nos anos 1960 e chega em duas tonalidades terrosas distintas.

4. Madeira leva natureza para perto

Os hippies valorizam o contato com a natureza. Portanto, nada melhor do que incluir na decoração formas orgânicas e materiais como madeira.

Aposte em móveis inspirados nessa época, ou invista em peças vintage. Mesas, cabeceiras, cadeiras e mesas de centro podem ser boas opções para destacar a decoração hippie.

Procure móveis vintage em lojas de segunda mão ou opte por peças feitas com materiais sustentáveis. Móveis antigos e restaurados também se encaixam bem no estilo hippie.

Vale também apostar em revestimentos amadeirados. Eles são ideais para pisos e paredes, e podem ser usados até mesmo em áreas externas. Basta selecionar o acabamento indicado para cada espaço.

Graças à tecnologia, essas cerâmicas contam com textura e aparência muito parecida com o material natural, levando o frescor de florestas e bosques para dentro de casa.

5. Texturas naturais também são boas apostas

Além da madeira, também dá para apostar em outras texturas naturais para a decoração hippie. Por exemplo, tecidos de algodão, peças em macramê e tapetes de crochê.

Aqui, também vale citar as cerâmicas. Você sabia que tem revestimento têxtil que reproduz a trama de tecidos? Outras texturas naturais também podem aparecer, como a reprodução de pedra em cerâmica.

Inclusive, como os hippies prezam pela sustentabilidade, os revestimentos são ótimas opções. Afinal, eles têm um processo de fabricação que agride muito menos o meio ambiente do que a extração de materiais naturais, como a madeira.

6. Artesanato leva personalidade à decoração hippie

Inclua elementos feitos à mão para uma decoração hippie cheia de estilo e personalidade. Entre os exemplos estão objetos de arte, cerâmicas, quadros personalizados e tapeçarias de macramê, por exemplo.

Isso porque a decoração hippie é uma forma de expressão pessoal. Portanto, obras de arte, almofadas personalizadas e objetos artesanais são fundamentais para criar um ambiente que reflita sua personalidade única.

7. Inclua objetos característicos

Já falamos aqui sobre cores, estampas e texturas. Contudo, há alguns objetos bem característicos que você pode apostar para ter uma verdadeira decoração hippie. Confira as opções que selecionamos:

  • Espelhos com molduras orgânicas. Você pode usar e abusar desse elemento na decoração hippie. Escolha molduras de sol, lua, folha e outros aspectos naturais. É possível ainda combinar diferentes espelhos para formar uma parede personalizada.
  • Apanhador de sonhos. Esse é um outro objeto que faz toda a diferença na decoração hippie. Prefira itens artesanais para deixar o ambiente ainda mais autêntico.
  • Vasos coloridos. Seja para colocar flores ou para ornamentar móveis e cantos, esses objetos levam mais cor e alegria para os espaços.
  • Velas e incensos. Aproveite a vibe hippie para se conectar e desestressar. Esses itens podem ajudar e muito a limpar as energias e ter um dia a dia mais leve.

8. Use plantas na decoração hippie

decoração hippie

Plantas ajudam a levar natureza para dentro de casa em decoração hippie (Foto: Freepik)

Também levando em consideração a forte conexão dos hippies com a natureza, uma dica é usar e abusar das plantas na decoração.

O ideal é que elas sejam naturais. Portanto, procure por espécies que se adaptem a ambientes fechados e siga as recomendações quanto à rega e à quantidade de sol necessárias para manter as espécies sempre saudáveis.

Agora que você já sabe como ter uma decoração hippie, que tal entender como os revestimentos vão ficar no seu espaço? Use o simulador de ambientes da Pointer agora mesmo!