Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
férias de julho

8 dicas para viajar com as crianças nas férias de julho

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As férias de julho estão entre os momentos preferidos das crianças. Elas adoram a pausa de algumas semanas nos estudos para aliviar um pouco da rotina da escola. E se os pais puderem tirar férias no trabalho para uma viagem em família, fica ainda melhor, não é mesmo? Afinal, todo mundo gosta de viajar.

Viajar com as crianças nas férias de julho, todavia, não é uma tarefa simples. É preciso começar a pensar nisso com certa antecedência para planejar todos os passos e garantir que a viagem seja gostosa e divertida. Nós listamos oito dicas que ajudarão a planejar o passeio com seus filhos. Leia todas a seguir!

1. Comece a pensar nas férias de julho com antecedência

As férias de julho acontecem, como é óbvio, no sétimo mês do ano. Todavia, você deve começar a pensar nelas muito antes disso, de preferência ainda em janeiro ou, no máximo, depois do Carnaval.

Isso é necessário porque as férias de julho estão entre os períodos mais concorridos em hotéis, restaurantes, pousadas e outros lugares turísticos. Quanto maior a demanda por esses espaços, maior é o preço a se pagar — e menor a quantidade de escolhas.

Por isso, se você se adiantar e começar a reservar hotéis e outros estabelecimentos no começo do ano, terá um leque de alternativas maior e pagará menos do que se fizer isso em cima da hora.

2. Busque por lugares que atendam toda a família

férias de julho

A praia é uma ótima opção para passar as férias de julho com os filhos

Quem costuma viajar com crianças sabe como cada um quer uma coisa diferente: os pais querem descansar, um filho quer ir para praia, outro quer um parque de diversões. Todavia, se o objetivo é viajar com os filhos nas férias de julho, é importante escolher um destino que possa atender as necessidades de toda a família.

Por isso, comece seu planejamento perguntando para todos os membros da família o que eles gostariam de fazer nas férias. Anote as sugestões em um papel e busque na Internet por lugares que ofereçam essas demandas. Tente encontrar alternativas que mesclam todos os interesses. Por exemplo, se um filho quer praia e outro quer um parque de diversões, que tal ir para o Beach Park em Fortaleza, que junta os dois?

3. Confira as opções de lazer em cada destino de férias

Quando estiver montando uma lista com as opções de lugares para viajar com as crianças nas férias de julho, pesquise por todas as opções de lazer que cada destino oferece.

A cidade de Fortaleza é um bom exemplo. Além do já citado Beach Park, ela ainda oferece belas praias — como a Praia do Futuro ou Praia das Fontes —, passeio de buggy pelas falésias de Morro Branco e até uma ida ao Planetário Rubens de Azevedo, as crianças adoram!.

Uma pesquisa dessas em cada um dos possíveis destinos ajuda garantir que a viagem será cheia de diversão e permitirá que você planeje as atividades de cada dia com antecedência.

4. Faça um cálculo dos custos para viajar com as crianças

férias de julho

Família aproveitando as férias de julho para conhecer novos lugares

Com o destino escolhido, o próximo passo para o planejamento da sua viagem com as crianças nas férias de julho é calcular o custo desse passeio. Coloque na ponta do lápis todos os gastos que você terá para saber como você conseguirá pagar por tudo.

Comece com os dois maiores gastos: a hospedagem e o transporte até o local das férias — se for de carro, considere a gasolina. Depois, adicione os gastos com alimentação (incluindo lanches ocasionais), ingressos para atividades especiais e transporte no local (aluguel de carro, estacionamento). Não esqueça também de deixar uma “folga” no orçamento para presentes, lembranças e imprevistos que podem acontecer em viagens com as crianças.

5. Planeje a distância para a ida e volta do destino

férias de julho

Família de malas prontas para viajar e aproveitar as férias

 

Uma parte importante de uma viagem, seja nas férias de julho ou qualquer outro momento, é ir de onde você mora até o seu destino. Justamente a parte “viagem” do passeio.

É essencial planejar bem esse momento, especialmente quando estamos viajando com crianças, que costumam ficar entediadas com facilidade. Se você for de carro, digamos que de Salvador, Bahia, até Natal, Rio Grande do Norte, precisará fazer algumas paradas para que as crianças possam descansar, bem como planejar jogos para distraí-las no veículo.

6. Faça uma pesquisa completa sobre a cidade escolhida

Se você seguiu nossas dicas até aqui, já fez uma pesquisa sobre as opções de lazer na cidade que escolheu como destino para as férias de julho. Todavia, existe muito mais sobre cada lugar que pode influenciar a sua viagem — e você precisará saber sobre isso para planejar o passeio.

Um dos pontos importantes é o clima da cidade. Outro ponto é em relação ao sistema de transporte público local. Você terá ofertas amplas para conhecer pontos turísticos com sua família ou precisará usar seu carro? Por fim, não esqueça de se programar em relação à sua segurança. Pesquise para saber quais os cuidados necessários e os riscos da cidade que visitará e aproveite para tomar cuidados para proteger a sua casa enquanto está fora.

7. Prepare uma lista de objetos necessários antes de fazer a mala

Quando a data da viagem começar a se aproximar, será necessário assumir outro estágio do planejamento e pensar nas malas de todos. Normalmente, as crianças não sabem como cuidar deste aspecto e, portanto, cabe aos pais fazer a mala delas.

Comece a montar cada mochila com a quantidade de roupas necessárias para os dias de viagem. Adicione roupas íntimas, meias, camisetas, bermudas, pijamas, tênis e chinelos. Se pretender fazer passeios aquáticos (praia ou piscinas), coloque sungas e biquínis.

Depois, adicione outros itens como escovas e pastas de dentes, escova para cabelo, algum videogame portátil e desodorantes. Para crianças pequenas, coloque algum objeto que ela use para dormir, para facilitar a estranheza de ficar em um hotel, como uma pelúcia.

Nas malas dos pais, adicione um kit de primeiros socorros alimentado com remédios para dores de cabeça, barriga e outras condições comuns em viagens de férias. Também coloque carregadores para celulares, mapas e um notebook — se quiserem.

8. Lembre-se de que a viagem é para descansar e curtir com os filhos

férias de julho

Pai curtindo as férias de julho com os filhos no parque jogando futebol

00Por fim, com tudo nas malas, é hora de pegar a estrada e curtir as férias de julho com os filhos. Nossa última dica é exatamente essa: aproveite o descanso de verdade.

Claro que é importante seguir o planejamento, mas faz bem ter algum espaço para simplesmente relaxar e criar um bom momento sem estresse. Se os filhos quiserem ir um segundo dia na praia em vez de ir a um passeio educativo, por exemplo, está tudo bem, o ideal é que todos se divirtam bastante.

Seguindo essas oito dicas, você terá uma viagem inesquecível nas férias de julho. Quem sabe não nasce aí uma nova tradição com os seus filhos? Seria muito legal, não é mesmo? Se você está empolgado para começar a planejar uma viagem, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e marque seu cônjuge e filhos para que eles possam ajudar!