Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Você sabe o que é destacamento cerâmico? Entenda a principal patologia dos revestimentos

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Reformar ou construir uma casa não é tarefa fácil. Se você deseja ter uma residência aconchegante e bem-estruturada, é fundamental utilizar produtos e metodologias construtivas de qualidade para evitar problemas, como o destacamento cerâmico.

Essa questão pode trazer prejuízos estéticos em sua casa. Pensando nisso, elaboramos este post para explicar o que é o destacamento cerâmico e como evitá-lo. Vamos lá?

O que é destacamento cerâmico?

De forma resumida e simples, mas bem esclarecedora, o destacamento cerâmico acontece quando uma peça se desprende da base de assentamento, que pode ser um contrapiso, uma parede ou uma fachada (que são emboços). Esse problema coloca em risco os moradores do ambiente e até mesmo os que estão apenas de passagem embaixo de fachadas prediais, por exemplo.

Quais são as suas principais causas?

As patologias construtivas podem ser variadas. Cada uma delas tem características e origens distintas — e não poderia ser diferente com o destacamento de placas cerâmicas.

Em muitos casos, ele acontece por causa da falta de aderência no sistema de revestimento e em suas camadas, como o chapisco, a argamassa, o emboço/contrapiso e a cerâmica.

A falta de cuidado é uma das principais razões para que isso ocorra. A escolha de produtos mais baratos não quer dizer que não tenha qualidade. A maioria das patologias acontecem pela falha da mão de obra ou de um produto inadequado, como uma argamassa colante inadequada.

A não realização da junta de dessolidarização é outro fator que causa dores de cabeça. Também chamada de junta perimetral, ela é representada pelo espaço que fica entre o revestimento de piso e o de parede. É um espaço livre, fazendo com o que o piso possa trabalhar. Quando ela não existe, o revestimento fica vulnerável ao desplacamento.

Outros fatores determinantes podem ser:

  • o uso de materiais de baixa resistência;
  • a não realização da dupla colagem.

Como evitá-lo?

A fim de impedir o destacamento cerâmico, você deve tomar algumas medidas preventivas.

A primeira delas é respeitar o tempo em aberto da argamassa colante. Se o responsável pela execução do serviço não conhecer essa informação, provavelmente as suas cerâmicas terão um baixo desempenho no futuro. Por isso, consulte esse dado no rótulo de cada produto.

Além disso, é essencial analisar as deformações da estrutura e as variações de temperatura ambientais, por exemplo. A insolação, a chuva e a umidade podem influenciar a gerar o destacamento cerâmico se houver complicação no momento do assentamento, quando secar demais a argamassa colante. Porém, esses fatores não são as causas de destacamento depois que o revestimento foi aplicado. A deformação da estrutura que vai definir o local correto para juntas e reforços no revestimento da argamassa.

Outra boa prática é contar com uma equipe bem-treinada. Profissionais que acompanham as novidades do mercado e utilizam metodologias eficientes melhoram a performance da obra e evitam o destacamento cerâmico.

Tenha em mente também que o controle de qualidade na obra é outra maneira de garantir o sucesso das atividades e fugir do destacamento cerâmico.

Em todas as situações, é muito importante trabalhar com produtos de qualidade. Antes de escolher um fornecedor, faça uma pesquisa de mercado e encontre aquele que oferece os produtos com o melhor custo-benefício para a sua residência.

Com a leitura deste post, você entendeu o que é destacamento cerâmico e viu algumas dicas para evitar essa patologia construtiva. A partir de agora, você pode tomar as melhores decisões na hora de decorar a sua casa.

Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre construção civil de forma simples e prática? Veja a nossa planilha para obras domésticas e otimize o seu trabalho!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida