Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração tropical: 4 ideias para uma casa viva e alegre

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A decoração tropical é a cara do Brasil! Ela mescla elementos como frescor, casualidade e alegria, deixando o ambiente mais agradável. A inspiração na natureza exuberante, no clima de verão e na praia se materializa a partir de cores, objetos de decoração e estampas, por exemplo.

E é super simples conseguir uma decoração tropical. Basta apostar nos elementos certos para levar a brasilidade para a sua casa. Confira as dicas a seguir!

1. Para a decoração tropical, use cores vivas e alegres

Algumas tonalidades são ótimas apostas para uma decoração tropical, pois remetem à natureza. É o caso dos tons terrosos e de tons vivos de verde, azul, amarelo e vermelho.

Elas podem aparecer em tecidos de mantas e almofadas coloridas, assim como em móveis e em objetos de decoração. Melhor ainda se os materiais forem naturais.

Outra ideia é usar revestimentos cerâmicos coloridos para dar um toque especial à decoração tropical. Um exemplo é Blossom Violet, da linha Decora Design, que traz flores na estampa.

decoração tropical

Cozinha com revestimento tropical Blossom Violet, da linha Decora Design. Piso Zeppelin Beige completa visual

2. Escolha estampas que remetem à fauna e à flora

Padronagens com temas de natureza são ótimas para uma decoração tropical cheia de estilo. Entre as tendências estão flores e folhas grandes, pássaros, animal print e outros padrões do reino animal.

Assim como no caso das cores, as estampas podem aparecer em diferentes partes da decoração, como em quadros e louças. Na hora de revestir paredes e pisos, uma dica interessante é a cerâmica Ninho, da linha Decora Design, que mescla fauna e flora brasileiros.

decoração tropical

Ninho, da linha Decora Design, é revestimento cheio de brasilidade, ideal para ambientes como cozinha e banheiro. No piso, Cimento Branco

3. Use plantas para dar vivacidade à decoração tropical

Claro que elas não poderiam ficar de fora. As plantas trazem vida à decoração tropical, além de darem mais cor, deixarem o ambiente mais aconchegante e ainda purificarem o ar. Algumas ideias são colocar as plantas em cestos de palha em um cantinho, ou ainda pendurar na parede em suportes de madeira.

Para quem não tem quintal ou varanda, há opções de plantas ideais para ambientes internos, como espada-de-são-jorge, samambaia e zamioculca. Cactos e suculentas também são boas alternativas, inclusive para banheiros e cozinhas.

4. Prefira materiais naturais ou que reproduzam a natureza

Para uma decoração tropical e um clima fresco e leve nos ambientes, a escolha dos materiais faz diferença. Prefira aqueles naturais, como madeira, palha e bambu, por exemplo. Cestos, utensílios, móveis e até um tapete de sisal dão um toque de brasilidade ao visual.

Como a maioria das cidades brasileiras tem clima quente, uma escolha interessante são as cerâmicas que reproduzem madeira. Elas podem ter textura e aparência muito semelhante ao material natural. Esse é o caso do supercerâmico Iberica Natural

decoração tropical

Sala de jantar traz diferentes materiais para uma decoração tropical, como revestimento de piso Iberica Natural. Na parede, Quasar Sol

A decoração tropical ajuda a criar uma atmosfera alto-astral e tem tudo a ver com o clima e a cultura brasileira. Mas o fato é que o calor de determinadas regiões do país pode ser um incômodo em casa. Se esse é o seu caso, confira as nossas dicas para escolher os revestimentos cerâmicos ideais para manter a casa fresca