Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
casa fresca

Casa fresca: revestimentos cerâmicos são ideais para regiões quentes

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Parafraseando a música de Jorge Ben Jor, moramos em um país tropical. Devido ao clima quente, é uma preocupação deixar a casa mais fresca, para aproveitarmos ao máximo essa terra bonita por natureza. Principalmente nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas costumam ser elevadas, não só no verão, mas no ano todo.  

Só para ter uma ideia, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) demonstram que o município de Piranhas, em Alagoas, recentemente marcou 41 graus em 10 de outubro, durante a onda de calor entre setembro e outubro de 2020. Antes disso, foram registrados 44,7 graus em janeiro em Palmares, no Pernambuco, o dia mais quente de 2020 no Brasil até o momento. 

Sempre é preciso levar em consideração o clima da cidade na hora de construir ou reformar a casa. Além de contar com a ajuda da tecnologia para a climatização, como aparelhos de ar-condicionado, os revestimentos certos e até a decoração podem contribuir bastante para tornar o ambiente mais agradável com relação ao calor.

Revestimento certo

banheiro fresco com revestimento cerâmico
Banheiro fresco com Pietra di Basalto Grigia no piso e Grigio Classico nas paredes

Para regiões com altas temperaturas, os revestimentos cerâmicos certamente são mais indicados. Por ter baixa inércia, o material não retém calor, ajudando a manter a casa fresca. Mesmo quando expostos ao sol em ambientes externos, por exemplo, os revestimentos cerâmicos começam com uma temperatura mais baixa e terminam com uma menor, na comparação com matérias-primas como a madeira e as pedras naturais. Aliás, é importante destacar que não existe produto atérmico no mercado. Portanto, desconfie!

Não à toa, o revestimento cerâmico é popularmente chamado de piso frio. Por isso, é a melhor opção em regiões quentes, como o Norte e Nordeste brasileiros, para decorar todos os ambientes da casa, tanto o piso, quanto as paredes. Acredite, mesmo em dias com o sol forte e calor intenso, a cerâmica contribui para manter interiores frescos.

Para todos os gostos

banheiro com revestimento cerâmico C-Motion Grey no piso e o E-Motion na parede
Existem revestimentos cerâmicos para todos os gostos e estilos, como o C-Motion Grey no piso e o E-Motion na parede

Claro que a estética também precisa ser levada em consideração. Aqui, mais um ponto positivo para o revestimento cerâmico. Graças à tecnologia avançada, é possível reproduzir com uma grande riqueza de detalhes qualquer matéria-prima, como os diferentes tipos de mármores, concreto e pedras naturais, além de estampas autênticas. 

Isso significa que, independentemente da imagem estampada na peça, a cerâmica continua sendo fria, mantendo o ambiente agradável, diferentemente do que acontece com a madeira, por exemplo, que não é indicada para regiões com calor intenso.  

Quer mais? Outra vantagem da cerâmica é ser impermeável. Principalmente em ambientes quentes e úmidos, essa característica permite manter a casa sempre linda, já que as peças são resistentes, não deformam ou soltam, quando corretamente assentadas. 

Todas essas vantagens também beneficiam as áreas externas, como varanda ou quintal. Aqui, é necessário apenas escolher peças com o acabamento EXT, ideal para ambientes mais expostos às variações climáticas. Lembre-se, porém, que esse cuidado é necessário apenas para o revestimento que será utilizado no piso. Para as paredes, verifique apenas se o produto recebe a sigla RI, ideal para qualquer ambiente, seja interno ou externo. 

Palavra da especialista

casa fresca com banheiro todo em revestimento cerâmico
Revestimentos com cores claras também contribuem para manter o ambiente mais fresco, como o Clássico Branco desse banheiro

Além de optar pelo revestimento cerâmico, algumas outras informações são importantes para quem mora em lugares muito quentes. Especialista em revestimentos da Portobello Grupo, família que a Pointer faz parte, a arquiteta Carol Werner explica que a cor é um elemento que precisa ser levado em consideração. 

Por isso, na hora de comprar, basta lembrar da seguinte dica: quanto mais clara for a peça, menor o calor no ambiente, tornando-o mais fresco e agradável. “O aquecimento do revestimento é semelhante ao das roupas. Quando mais claro, refletirá mais luz e absorverá menos calor”, destacou Carol. Porém, “superfíciess claras em ambientes externos, onde o sol bate a maior parte do dia, podem incomodar os olhos”.

Além do revestimento

ambiente fresco com boa iluminação natural e revestimentos cerâmicos
Apostar em cortinas e plantas na decoração ajuda a manter o ambiente fresco, assim como optar por revestimentos mais claros, como Zeppelin Beige no piso e Ibérica Platina na parede

Ao optar pelo revestimento cerâmico, manter a casa fresca ficará mais fácil. Além dessa escolha importante, alguns aspectos na decoração também contribuem com essa missão. Cortinas ajudam a proteger o ambiente contra o sol. Para um resultado ainda melhor, opte por tecidos de fibras naturais, capazes de garantir uma temperatura interna mais baixa. Evite os tapetes – bom mesmo é sentir o piso frio nos pés.

As plantas também desempenham papel importante. Isso porque elas preservam a umidade do ambiente, além de contribuírem para a decoração. Dependendo da espécie e do ambiente, criam pontos de sombra, reduzindo o calor. Samambaias, avencas e heras são algumas opções práticas que aliam funcionalidade e beleza, transformando sua residência em um refúgio confortável.

Por fim, alguns hábitos colaboram para uma casa ser mais fresca. Experimente abrir todas as janelas depois que o sol se despede e a noite chega. Isso faz com que o ar fresco do período se espalhe pelos ambientes, reduzindo a sensação de abafado. Quando o sol estiver prestes a nascer no dia seguinte, feche mais uma vez as janelas. Isso conservará a temperatura agradável por mais tempo. A sua residência tem revestimento cerâmico? Deixe um comentário e diga como é o clima em sua casa. Se desejar, indique o que você faz para afastar o calor, garantindo um ambiente sempre agradável. Para conhecer todos os detalhes da coleção da Pointer, acesse o nosso site.