Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tons terrosos são tendência de decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Uma aproximação com as cores da natureza, permitindo composições neutras e balanceadas. Os tons terrosos estão em alta na decoração. A tendência parece ter chegado para ficar. Laranja, marrom e diferentes tons de bege podem agregar na composição de qualquer ambiente. 

Se você gosta dessas tonalidades e quer ver inspirações de aplicações na decoração, fique por aqui! Hoje vamos mostrar como usar os tons terrosos, inclusive nos revestimentos.

Oxide Corten, no piso, é uma interpretação moderna e artística dos efeitos oxidados do aço corten

Por que investir em tons terrosos para compor ambientes?

O grande trunfo dos tons terrosos é que eles são neutros coloridos. O que isso significa? Que não são cores vibrantes ou chamativas, mas que também não são branco. Eles deixam a decoração mais quente, porém sem o impacto das cores. 

Laranja, marrom e bege são cores que fazem total sentido em uma decoração mais natural. Combinam perfeitamente com o estilo rústico, mas também podem funcionar em composições urbanas e contemporâneas. Os tons terrosos são ideais para quem busca uma casa aconchegante, neutra e calma, cabendo em vários estilos decorativos.

Essa tendência na decoração é ainda uma novidade. Chegou primeiro nas passarelas e, aos poucos, foi inserida em projetos de decoração a partir de 2017, como um sonho para muita gente em busca de uma conexão com os tons da natureza. E essa tendência parece ter chegado para ficar, por sua versatilidade.

Sem falar que os tons terrosos também traduzem uma ideia de conforto e calmaria. São ideais para criar uma ambientação que cause sensações positivas dentro do lar. E isso é tão importante quanto a estética da decoração em si, concorda? 

​Como usar tons terrosos na decoração? 

Para saber como você pode absorver essas qualidades aconchegantes no seu projeto, dê uma olhadinha em nossas sugestões abaixo para aplicar os tons terrosos.

Experimente acessórios em tons terrosos 

Quem deseja começar sem grandes mudanças técnicas pode fazer um teste com acessórios, como: 

  • tapetes;  
  • vasos;  
  • capas de almofada;  
  • cortinas.  

Após algumas experiências, é possível entender melhor como os tons terrosos vão harmonizar com o resto da decoração e, quem sabe, você não vai mais a fundo nessa composição?  

No quarto, os acessórios podem ser explorados por meio do seu jogo de cama ou da já citada cortina. Almofadas também trazem uma sensação maior de conforto e aconchego e a capa que vai revesti-las pode conter essas cores para explorar combinações interessantes. 

Mas se você já sentir confiança para explorar essas tonalidades em revestimentos, também é bom saber que não é preciso cobrir grandes superfícies. O revestimento também pode ser um “acessório”, mais pontual. Por exemplo, criando um banco de alvenaria com Origami Oxide.

O revestimento Origami Oxide como um acessório de decoração, criando um banco de alvenaria em tons terrosos

Brinque com os revestimentos

E já que estamos falando em revestimentos, você pode celebrar os tons terrosos para destacar elementos da decoração. Basta considerar a regra de ouro ao trabalhar com cores: o equilíbrio. 

Isso significa que elementos mais atrativos devem ser pontuados por tons neutros em contrapartida. Se você usar uma parede laranja, por exemplo, tente compor o resto do ambiente com tonalidades menos vibrantes. Isso permite que as atenções foquem mais na parede, e menos ao redor. 

Inclusive, sugerimos escolher uma única parede de destaque para um revestimento de personalidade forte. Por exemplo, Pedra Ferro, da linha Lazer, tem relevo 3D e variação de tons terrosos. Fica lindo na área externa.

Pedra Ferro, da linha Lazer, surpreende pela variação de tonalidade causada pelo processo de oxidação. São diferentes tons de marrom e preto, passando pelo aspecto de ferrugem

Crie sensações

Há quem pense que o laranja, por exemplo, possa roubar a atenção. Mas tudo depende da tonalidade de laranja. Há tons mais vibrantes, os mais quentes, ou os terrosos que puxam para o marrom. Eles também são ótimos para criar uma decoração aconchegante e neutra.

Um aspecto interessante de alguns tons terrosos é que eles trazem destaque na decoração, porém não deixam de ser neutros. Mesmo vibrantes, oferecem sensações boas como aconchego, calor e conexão com a natureza. 

Um toque nas paredes de Oxide Corten traz a sensação de calor dos tons terrosos

Nas salas de estar, jantar e na cozinha, está liberado apostar nos tons terrosos, inclusive os mais vibrantes, como do revestimento Oxide Corten. Apostamos que todos os visitantes vão querer tocar nos painéis para “sentir” a cor. 

Contudo, nos quartos, os tons brandos são mais recomendados. Isso porque a área de dormir deve transmitir tranquilidade e sossego acima de tudo.

E se cativamos a sua atenção e o seu interesse para os tons terrosos, os revestimentos Pointer que seguem este estilo são:

Para ver como esses revestimentos de tons terrosos ficariam na sua casa, basta acessar o nosso simulador de ambientes da Pointer para testar suas boas ideias à vontade!