O fim de ano está se aproximando, trazendo junto aquela época gostosa de festas, confraternizações e reuniões de amigos e família para celebrar as conquistas. E é lógico que a decoração de Natal, além de ser muito prazerosa de fazer, dá todo o tom mágico característico desse período do ano.
São tantas as opções de enfeites espalhadas por aí que fica até difícil saber que linha seguir: clássica, moderna, minimalista, tropical, dentre inúmeras outras ideias.
Continue conosco e inspire-se nas nossas 7 dicas de decoração de Natal para deixar a sua casa ainda mais especial!
1. Árvore de Natal criativa
Descobriu que a árvore de Natal que você usava em outros anos está danificada? Acabou de se mudar e ainda não comprou a árvore convencional? Sem problemas! Existem muitas outras maneiras de compor uma árvore de Natal fugindo daquele formato tradicional!
Para uma árvore criativa grande, para colocar os presentes embaixo, é possível utilizar a parede e o formato clássico a seu favor. Podem ser fotografias coladas em sequência em formato triangular ou barbante com bolas de Natal pendurados e luzes coloridas. Tudo depende do seu estilo e da sua criatividade.
Se preferir criar tridimensionalidade, é possível fazer uma montagem com aros pendurados no teto — em tamanho decrescente da base ao topo, para remeter ao formato das árvores clássicas. É certamente diferente de tudo o que você já viu!
Para versões de árvore de Natal menores, as ideias se ampliam ainda mais. Dobraduras de papel colorido ou folhas brancas com textos impressos são práticas e podem até mesmo reunir a família toda para fazerem juntos os trabalhos manuais.
2. Enfeites criativos em uma árvore tradicional
Se você gosta da árvore convencional, mas quer dar um toque de modernidade, a escolha dos enfeites é decisiva.
Enfeites em formatos geométricos, bolas transparentes com fotografias, textura fosca, tons metálicos, madeira ou temática geek são ótimas ideias para escapar dos kits de bolas vermelhas que vemos à venda nas lojas todo ano.
Por vezes, as decorações de árvore de Natal mais criativas ou temáticas podem ser um pouco difíceis de encontrar. Em último caso, há uma grande variedade de tutoriais que ensinam como você mesmo pode fazer os enfeites, utilizando métodos simples como impressões, colagens e pinturas em materiais acessíveis.
3. Estilo único
É essencial manter um mesmo estilo em toda a decoração, na árvore, ou em outros ambientes da casa.
Mesmo uma decoração criativa precisa ter um certo grau de uniformidade. Do contrário, vai parecer que a decoração não teve o devido cuidado ao ser montada e trazer uma confusão visual aos espaços, em vez de remeter à magia do Natal.
O padrão pode ser baseado na cor dos enfeites, no material em que eles são feitos, no tema. O importante é que a decoração seja sempre harmônica, seja qual for o cômodo.
4. Natal em toda a casa
Já que o momento de montar a decoração de Natal é tão especial, por que então deixá-la restrita apenas a um único local? O melhor mesmo é ampliar essa atmosfera a todos os ambientes da casa.
Para os criados-mudos no quarto, pequenas árvores de Natal e velas decorativas ficam excelentes. Já para uma estante ou nichos decorativos na sala, vale lançar mão de miniaturas de bichos temáticos da temporada, como renas e ursos, ou vasos com flores e folhas artificiais com brilho.
Na cozinha, laços amarrados a fruteiras e louças com estampas de Natal trazem um charme extra. Já existem kits temáticos bem completos para os banheiros, com bandeja, dispenser para sabonete líquido e potes para outros utensílios.
Pensando no significado das tradicionais guirlandas, que é de trazer boa sorte, outro toque interessante é dispor delas em todas as portas da casa, além de caprichar no modelo que vai ficar na entrada principal. As guirlandas podem ser nos modelos mais convencionais, mas também podem usar materiais, cores e formatos criativos — algumas são feitas com rolhas de vinho ou unindo bolas decorativas coladas em um suporte no formato desejado, entre outras ideias.
5. Luzes
Natal é sinônimo de luzes brilhando por toda parte, seja na árvore, ou nas decorações de rua ou de jardins. Por isso, nada mais justo do que abusar desse efeito em outros locais da casa também.
Os cordões de luz são grandes aliados para esse tipo de decoração de Natal. Cada vez mais modernos e em modelos variados para agradar a qualquer gosto, eles vão bem na cabeceira da cama, em torno da porta no hall de entrada, ziguezagueando o teto em um corredor ou em cascata, decorando o guarda-corpo na varanda.
Para deixar as luzes ainda mais versáteis, escolha fios de luz a pilha ou baterias e insira em garrafas. O resultado são arranjos lindos e que deixam qualquer ambiente mais mágico!
6. Reaproveitamento
Para compor uma decoração de Natal criativa, utensílios que você já tem em casa podem ser muito úteis.
Taças, potes, canecas, vasos de vidro e garrafas transparentes podem ser preenchidos com cordões de luz e bolas de Natal.
No home office, por exemplo, uma ótima solução é empilhar alguns livros para simular o formato de uma árvore de Natal tradicional e incrementar com luzes e outros enfeites.
7. Mesa da ceia
A mesa da ceia é a principal atração da noite de Natal. Por isso, deve receber um tratamento muito especial para receber os convidados. Quando há lugar para todos na mesa, o ideal é decorar o lugar de cada um com taças, talheres em ordem e guardanapos de tecido para dar um toque de elegância a mais.
No centro de mesa, vale utilizar o que você já comprou ou fez: arranjos, plantas, velas aromáticas, cordões de luz. Já nas cadeiras, vale colocar arranjos de laços com bolas decorativas ou então as tradicionais meias aveludadas.
Preste atenção: procure não exagerar na quantidade de objetos e na altura das camadas de decoração, para que as pessoas possam interagir à vontade durante a refeição.
Gostou das nossas 7 ideias para decoração de Natal que vão deixar sua casa ainda mais linda? Para deixar seus amigos e familiares por dentro das dicas também, compartilhe nosso post em suas redes sociais!