Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
ateliê em casa

Ateliê em casa: 8 dicas de como montar um cantinho para trabalhos manuais

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Exercer atividades criativas é prazeroso e instigante. Elas podem, inclusive, se tornar fonte de renda. Trabalhos manuais criam peças únicas, que levam consigo um pouco do artesão, sua vivência e estilo de criação.

Para que esse processo criativo fluir sem interrupções, é importante ter um local destinado à atividade. Ter um ateliê em casa é uma forma de manter todos os itens necessários organizados e de obter inspiração.

Sabe aquele espaço que você quase não usa e está sem função no lar? Ele pode se transformar no seu lugar criativo. Por isso, separamos 8 dicas para ajudá-lo a montar um cantinho funcional e charmoso para chamar de ateliê. Confira!

1. Escolha o melhor espaço

ateliê em casa

Produção em um ateliê de moda

Às vezes, é difícil dispor de um cômodo inteiro para criar o ateliê em casa — principalmente se o imóvel for pequeno. Porém, é possível utilizar, sem problemas, um cantinho livre.

É interessante escolher um local tranquilo, afinal, é preciso priorizar a concentração. Lembre-se de que esse será seu ambiente de trabalho, então o ideal é evitar as áreas de convivência, como a sala de estar.

Opte por um lugar em que você possa ficar à vontade e deixar o material sempre à disposição. Se for viável, monte o espaço criativo próximo à janela, para se beneficiar da iluminação natural.

Algumas ideias são: um canto no quarto (se seu quarto for grande), o quarto de hóspedes, a área de serviço, um quarto nos fundos da casa, a garagem.

2. Verticalize a decoração

ateliê em casa

Ateliê espaçoso e aconchegante no sótão de casa

Aproveitar o espaço da melhor forma possível é uma regra geral da decoração. Quando se trata de um ateliê, em que há muitos itens e miudezas a serem guardados, é indispensável.

Verticalizar a decoração é uma ótima solução e isso quer dizer usar as paredes a seu favor. Nichos e prateleiras podem ser instalados nessas superfícies, a fim de criar espaços de armazenamento. É importante que tudo esteja em uma altura acessível, afinal, ter que subir na escada a cada vez que precisar de algo é improdutivo.

Outra ideia é lançar mão dos painéis organizadores, de diversos materiais. Eles podem ser comprados prontos ou personalizados, de acordo com as suas necessidades.

Nesses painéis, dá para anotar ideias e separar referências. No caso do pegboard, que é uma placa perfurada onde é possível encaixar prateleiras e ganchos, ainda dá para pendurar ferramentas de trabalho e potes com canetas e outros itens.

3. Utilize móveis funcionais

ateliê em casa

Ateliê com decoração rústica

Ao pensar nos móveis do ateliê em casa, é imprescindível que eles sejam funcionais e contribuam com a organização. Os armários com diversas divisórias ajudam a setorizar os materiais de trabalho e mantêm tudo longe da poeira. Os modelos com portas transparentes são úteis para visualizar os itens sem precisar abri-las.

Os gaveteiros são essenciais para quem trabalha com artesanato ou costura, afinal, dá para guardar linhas, tecidos, papéis, canetas que devem ficar na posição horizontal, itens pequenos, entre outros. Além disso, há a chance de colocar etiquetas em cada gaveta e separar todos os elementos por categoria.

Já as estantes fornecem espaço extra e deixam todos os materiais a vista, o que economiza tempo na hora de procurar algo. Móveis feitos a partir de caixotes de feira trazem a pegada artesanal para o ambiente e podem criar uma estante cheia de estilo.

4. Organize

ateliê em casa

Artesãs trabalhando em seu ateliê

As caixas organizadoras são ótimas aliadas na hora de manter cada coisa em seu lugar. Já que existem em diversos tipos e tamanhos, é possível encontrar os modelos ideais para o material.

É interessante apostar nas transparentes, que permitem enxergar o que tem dentro sem dificuldades. Etiquetar tudo também é uma ótima dica de organização.

Para auxiliar a decoração, é atraente escolher caixas com cores que combinem entre si ou que sejam da mesma nuance, a fim de criar uma unidade. Optar por modelos feitos do mesmo material também ajuda a harmonizar tudo.

As caixas podem ser colocadas nas estantes, dentro do armário ou sobre as prateleiras para economizar espaço e, assim, deixá-las organizadas.

5. Acerte na superfície de trabalho

ateliê em casa

Espaço em casa reservado para fazer trabalhos manuais

Um grande erro é usar a mesa de jantar para trabalhar, pois será necessário retirar todo o material sempre que for utilizá-la nas refeições. Para fazer projetos manuais, é importante contar com a superfície certa, afinal, uma bancada pequena dificulta a criação das peças e gera bagunça.

Invista em uma mesa adequada ao espaço, mas que atenda às suas necessidades. Dá para comprar uma peça pronta e apostar nas bancadas fixadas na parede, apoiadas em cavaletes ou em gaveteiros. A mesa personalizada também é uma boa opção, pois ela tem o tamanho preciso e ainda conta com nichos, gavetas ou espaços de armazenamento.

Que tal arrematar a sua mesa com uma placa de vidro por cima? Dessa forma, ao pintar, utilizar estilete ou colar algo, o móvel estará protegido. Além de tudo, é possível colocar referências visuais sob o vidro e sempre se inspirar.

6. Priorize o conforto

ateliê em casa

Espaço organizado e confortável que ajuda na produtividade da costureira

A estética é importante, mas não adianta criar um ateliê lindo se ele não for agradável. Por isso, priorize o conforto nesse ambiente, já que você passará algumas horas lá — quanto melhor for o espaço, maior será a produtividade.

É imprescindível que o ateliê tenha uma boa iluminação para qualquer hora do dia. Se for necessário fazer uma alteração à noite, o conforto visual é essencial. A dica é ter uma luz direta sobre a mesa de trabalho, que é o ponto central. Utilizar uma luminária é uma boa ideia, já que ela pode ser direcionada para onde for preciso.

Contar com uma cadeira confortável e regulável também é extremamente importante, já que isso evitará dores nas costas e nas pernas.

Climatizar o espaço é outro ponto a ser levado em consideração, afinal, trabalhar em um local quente ou muito frio pode prejudicar o seu rendimento.

A cor das paredes e móveis inspira atenção, pois é necessário optar por uma nuance que estimule a criatividade, sem pesar o ambiente. Montar uma paleta harmônica é indispensável, assim como levar em consideração a psicologia das cores para saber o que cada tom transmite.

7. Solte a criatividade

ateliê em casa

Ateliê clean que inspira a criatividade para criação de colares e pulseiras com pedras

Como o ateliê será um local para criação, ele deve ser estimulante nesse sentido. Além de acertar nas cores, é importante soltar a imaginação na decoração para chegar a esse resultado.

Escolha um estilo que tenha a ver com o seu nicho de trabalho. O rústico, por exemplo, casa muito bem com o artesanato. É interessante pesquisar ideias para saber o que funciona e se relaciona ao seu perfil.

Porém, é preciso que o ambiente tenha a sua cara e referências ao próprio trabalho manual. Vale usar suas peças para decorar o espaço, assim como quadros com frases motivacionais e imagens que você goste. É importante alternar essas gravuras com frequência, para que surjam novas ideias.

8. Busque a facilidade de limpeza

Por fim, é interessante visar à facilidade de limpeza do ateliê em casa. Afinal, você não quer trabalhar em um local sujo e inadequado, não é mesmo?

Além de manter tudo organizado e em seu lugar — siga o pensamento de sempre guardar o que pegar —, é importante ter uma rotina de faxina. Limpe o ambiente regularmente e faça uma limpeza minuciosa nas prateleiras e estantes uma vez por mês.

Escolher um revestimento que seja fácil de limpar é o ideal. Se algum material cair no chão, não haverá dor de cabeça para removê-lo. Isso também vale para as paredes, já que elas também sofrem com a sujeira.

Ter um cantinho de fazer projetos manuais pode ser o que faltava para aumentar sua criatividade e produtividade. Ao saber como montar um ateliê em casa e mantê-lo organizado e limpo, os benefícios refletirão na qualidade do seu trabalho.

Agora que você se animou em elaborar esse espaço criativo, aproveite para saber por onde começar a reforma da casa em nosso post.