O passo a passo para uma cozinha planejada

Ter uma cozinha planejada é o sonho de muitas pessoas. No passado, os preços eram elevados, mas, ultimamente, têm se tornado cada vez mais acessíveis. A principal vantagem é a personalização do ambiente de acordo com as suas necessidades e medidas.

Ficou interessado? Confira as nossas dicas de como montar sua cozinha planejada e inspire-se!

Conte com ajuda profissional

Cozinha planejada com estilo industrial, com estrutura metálica aparente. Para equilibrar, o ambiente foi revestido com o mármore italiano Bianco Gioia, da linha Clássica, que expressa a sofisticação do mais clássico dos materiais

O ideal é que o projeto seja feito por um arquiteto ou um designer, uma vez que são os profissionais mais competentes para traduzir em uma cozinha planejada exatamente o que você e sua família precisam. Para isso, o profissional une funcionalidade e outros aspectos técnicos às cores e texturas que trazem beleza ao espaço.

No entanto, caso você ainda não tenha como bancar um projeto de arquitetura ou de design de interiores, uma boa ideia é buscar uma loja de móveis planejados. A própria loja contará com esses profissionais para o desenvolvimento do mobiliário.

Se você tem o seu próprio profissional de arquitetura cuidado do projeto, é possível contratar diretamente um marceneiro para a execução. Caso contrário, as lojas de móveis planejados oferecerão mais segurança.

Confira as medidas do espaço

Um dos pontos mais fundamentais ao começar uma cozinha planejada é conhecer com precisão o espaço disponível e cada medida nele. Da mesma maneira, é importante indicar a localização de portas, janelas, bem como o espaço que ocupam para serem abertas.

Especifique também o posicionamento de interruptores e tomadas, de modo que nenhuma parte do mobiliário inviabilize a utilização de pontos elétricos e hidráulicos ou atrapalhe o acionamento da iluminação.

Caso você tenha dificuldades com a representação dessas medições, confira com a loja de móveis planejados ou com os colaboradores — arquiteto + marceneiro — como será a realização dessa etapa tão essencial para o sucesso do projeto.

Organização

É importante entender a quantidade de espaço em gavetas, armários e prateleiras necessários para guardar seus utensílios e, é claro, comportar também as novas aquisições. Para começar, coloque de fato no papel tudo o que vai ser guardado: tipos, quantidades, por vezes até formatos e medidas de objetos. Apresente essa lista para o arquiteto ou para a loja de móveis planejados.

Outro passo é pensar na disposição desses utensílios quando a cozinha estiver pronta. Recipientes maiores que são pouco utilizados podem ficar nos armários mais altos, enquanto mantimentos e louças do cotidiano devem ficar em locais com acesso mais fácil, por exemplo.

Escolha móveis apropriados

O grande destaque da cozinha é o revestimento Urbana Retrô Azul, que transformou a parede em uma superfície decorada. Por isso, foram escolhidos armários mais neutros, em branco e madeira clara. Repare que as prateleiras aproveitam um canto perdido à esquerda

Existe também uma diferença entre mobiliário planejado e modulado. Os móveis planejados são feitos sob medida e com alto nível de personalização. Por isso, costumam demandar maior investimento e, apesar de sua grande durabilidade, é provável que não possam ser aproveitados em caso de mudança.

Por sua vez, os modulados são fabricados e montados em medidas padrão que se adequam à maioria dos ambientes. Isso faz com que a personalização do projeto seja reduzida, mas o investimento é menor e há mais praticidade para remover e instalar em um novo local.

Para optar entre os dois, é fundamental conhecer a fundo o orçamento disponível e, é claro, as suas preferências como cliente. Para ambos os casos, fique atento à escolha de materiais resistentes, com bom acabamento e de procedência confiável, de modo a obter o melhor resultado possível no final.

Considere as dimensões de eletrodomésticos

Outro passo para ter uma cozinha planejada com as melhores funcionalidade e estética é observar os eletrodomésticos que serão instalados. Seguindo o mesmo princípio da listagem de utensílios e mantimentos, anote também os equipamentos, suas dimensões e sua localização ideal dentro do espaço.

Se acontecer de você ainda não ter comprado os eletrodomésticos novos, mas pretende fazê-lo, o mais indicado é pesquisar com as marcas fabricantes não apenas as dimensões, como também outras características específicas que devem ser respeitadas para o funcionamento correto dos aparelhos. Assim, os profissionais envolvidos vão ter em mãos todas as informações e demandas necessárias para fazer um projeto que se encaixe com perfeição ao que você precisa.

Aproveite as paredes

Pode parecer óbvio, mas é importante apontar o potencial que as paredes têm para complementar o projeto da cozinha planejada, tanto em termos de escolha da composição de revestimentos e detalhes decorativos quanto de instalação de armários, prateleiras e nichos suspensos.

Os armários suspensos se fazem ainda mais necessários em uma cozinha planejada pequena, já que aumenta consideravelmente a capacidade de armazenamento no espaço. Além do mais, incorporar móveis baixos e suspensos em conjunto rende composições muito bonitas, com destaque para a variedade de cores, materiais e texturas que podem ser usada.

As paredes também podem vir a calhar quando usadas com suporte para eletrodomésticos como microondas, purificadores de água e outros. Isso porque instalar eletrodomésticos suspensos libera um espaço de balcão precioso, que pode ser usado para dispor ingredientes enquanto cozinhamos ou até os pratos prontos antes de serem levados à mesa.

Utilize revestimentos adequados

Cozinha personalizada com estilo de casa de campo revestida com Tom Bordado Azul, da linha Decora Design, que transformam paredes em superfícies decoradas. Para não esconder a cerâmica, os armários ficam apenas na parte inferior, com charmosas prateleiras na parte superior

Em uma cozinha planejada, não é apenas o mobiliário e os utensílios que importam. Como os revestimentos ocupam as maiores superfícies, o ideal é optar por modelos que aliem segurança e visual agradável.

Para o piso da cozinha, a cerâmica é imbatível nas características técnicas. É um material impermeável, resistente e fácil de limpar. Opte pela cerâmica de acabamento mate, uma vez que a cozinha é um ambiente molhado da casa. Uma boa escolha para esse espaço é a Travertino Roma Branco, da linha Clássica.

Com relação às paredes, as restrições são menores. Aqui, peças brilhantes, estampadas e com efeitos tridimensionais, como o Bico De Jaca Prata, da linha Decora Design, são bem-vindas, de acordo com o estilo de decoração desejado. Tudo depende da criatividade de projetistas e clientes!

Numa cozinha planejada, é possível escolher detalhes como cores. Aqui, os armários azuis combinam com o revestimento Cardume Azul, da linha Singular, que reproduz ladrilho hidráulico. Piso revestido com Metropolitan Cinza, que reproduz o cimento queimado

Tanto para as paredes quanto para o piso, prefira sempre comprar revestimentos de qualidade e a partir de fornecedores confiáveis. Dessa forma, você fica melhor respaldado na compra, conta com garantias e tem a quem recorrer caso algum problema aconteça.

Dica bônus: antes da definição de todos os critérios e expectativas para a sua cozinha planejada, lembre-se que a maior prioridade é respeitar o orçamento. Até porque você certamente não quer que a obra fique inacabada devido a uma má gestão de investimentos, certo? Fique atento aos gastos em todas as etapas da obra para não perder o controle!

Ficou inspirado com nossas dicas para ter a sua cozinha planejada dos sonhos? Para experimentar quais revestimentos vão dar ao espaço o resultado incrível que você busca, confira as opções do nosso simulador de ambientes!