Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como usar cortinas no quarto de casal

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Muito mais do que simples objetos de decoração, as cortinas são elementos multifuncionais. Não dá para negar que elas trazem personalidade, elegância e beleza aos ambientes. Mas, além de tornarem os espaços mais bonitos, as cortinas oferecem benefícios como aconchego, privacidade, proteção solar e conforto térmico.

Versáteis e democráticas, elas podem ser usadas para compor salas, cozinhas e quartos. Porém, cada um desses cômodos pede modelos distintos.

Hoje vamos compartilhar com você algumas dicas de como usar cortinas no quarto. Vem com a gente!

Conheça bem os tipos de cortina

Uma regra de ouro para decorar o quarto usando cortinas é conhecer bem as possibilidades. Há muitas opções e nós listamos as principais para facilitar a sua escolha.

Tradicionais

As cortinas tradicionais são as versões mais populares. Podem ser lisas ou estampadas, de tons vibrantes ou sóbrios. Elas combinam com todos os ambientes, mas o tecido deve variar conforme o clima da cidade.

Em locais mais quentes, peças de linho ou voil filtram a luminosidade sem obstruí-la. Já nas cidades frias, a sarja, a camurça e o veludo são alternativas mais indicadas para deixar o espaço acolhedor.

107362-saiba-como-usar-cortinas-no-quarto-de-casal

Blackout

A cortina blackout é um item essencial para que o quarto fique ainda mais íntimo e confortável. Por bloquear a luz e o calor, as noites de sono se tornam mais agradáveis e tranquilas.

Persianas

Persianas são cortinas modernas, acessíveis e práticas. Elas são formadas por lâminas que se abrem verticalmente ou horizontalmente. Podem ser de alumínio, PVC ou madeira. Além de controlarem a entrada de luz, elas regulam a ventilação.

Romanas

As cortinas romanas são verticalizadas e estruturadas com varetas, permitindo a abertura em camadas. As matérias-primas desse tipo de cortina são variadas — desde as mais comuns, como poliéster, até as mais ousadas, como a palha.

Atente ao tamanho disponível

É fundamental tirar as medidas da altura e da largura para adquirir uma cortina proporcional. Defina também se utilizará um modelo mais curto, apenas para cobrir a janela, ou mais longo, que vá até o chão.

Peça sugestão aos vendedores para escolher o tamanho do varão e não se esqueça que, se quiser uma cortina mais franzida, talvez você tenha que comprar várias peças.

107363-saiba-como-usar-cortinas-no-quarto-de-casal

Respeite o estilo da decoração

Existem vários tipos de cortinas no mercado. São muitos tecidos, modelos, acabamentos, tamanhos e detalhes que podem até confundir o consumidor na hora da escolha. Para não errar na decisão, é importante respeitar o estilo da decoração. Desse modo, o resultado visual será coerente e equilibrado.

Nos quartos rústicos, por exemplo, cortinas feitas com tecidos de fibra natural e tons terrosos são muito adequadas. Em decorações românticas, estampas miúdas são bem-vindas. Mas se o seu dormitório segue uma linha mais clean, nada melhor do que cores claras e tecidos leves.

Escolha cores que harmonizem com os revestimentos

Outra dica válida para usar cortinas na decoração é escolher cores que harmonizem bem com os revestimentos do ambiente. Quando você for comprar a cortina, leve em conta os tons e texturas do piso e das paredes.

Isso não quer dizer que o porcelanato do chão deve ser da mesma tonalidade do tecido da cortina, ou que o tom da cortina deve estar presente na estampa do papel de parede. Mas é importante que a paleta seja harmônica e as cores contidas no quarto dialoguem entre si.

Pense nos outros elementos da decoração

A escolha da cortina deve ser feita com cuidado. Por mais que o modelo seja lindo, ele pode não se encaixar perfeitamente no espaço. Antes de decidir, considere os outros elementos do ambiente, incluindo os móveis, tapetes, roupas de cama e os acessórios decorativos.

Ao fazer a análise dos itens que integram o quarto de casal, veja o que está sobrando no espaço e abra mão dos excessos. O dormitório deve ser um local de descanso e relaxamento e exageros acabam atrapalhando nesse sentido.

E aí, você gostou das nossas dicas para escolher as cortinas no quarto? Para acessar outros conteúdos exclusivos como este, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram. Até a próxima!