Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Consórcio para reforma: entenda como funciona

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

É muito bom fazer planos e pensar em projetos para dar aquela repaginada na casa, não é? Entretanto, tirar efetivamente essas ideias do papel é outra história, pois muitas vezes uma obra é um investimento de valor alto.

Mas não precisa abandonar os seus planos! Sabia que seu sonho pode virar realidade por meio de um consórcio para reforma? Isso mesmo!

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber a fim de utilizar esse recurso e arcar com as despesas da renovação do seu imóvel.

Então, não perca mais tempo e continue a leitura!

106547-consorcio-para-reforma-entenda-como-funciona

O funcionamento dos consórcios

Não entende muito bem como eles funcionam? Vamos explicar!

Em um consórcio, você escolhe o valor que quer ou pode investir em determinado serviço (como a reforma de imóveis, no nosso caso). Depois, procura um gestor de consórcio, que vai colocá-lo em um grupo com créditos similares ao valor estipulado. As parcelas não têm juros, mas há o pagamento de uma taxa administrativa.

A partir daí, todo mês os consorciados quitam suas parcelas e, então, podem ser contemplados por meio de sorteio ou lances. Se for sorteado ou se o seu lance for o ganhador, é hora de escolher o serviço que você vai contratar com sua carta de crédito.

Feito isso, basta fechar o negócio e entregar a nota de pagamento para a administradora, que ficará responsável por ele. Sim, isso mesmo: é a administradora quem efetiva o pagamento diretamente ao profissional ou empresa prestadora do serviço.

Ah, e não se preocupe: caso você não seja contemplado dentro do período de duração do consórcio de serviços, receberá sua carta de crédito normalmente ao final.

A contratação de um consórcio para reforma

Como mostramos no tópico anterior, a reforma de um imóvel é categorizada com prestação de serviços, portanto é possível realizá-la por meio de um consórcio. Normalmente, as cartas de crédito costumam ficar entre R$ 20 mil e R$ 300 mil, e os consorciados podem quitar os pagamentos em até 150 meses.

Para iniciar sua obra após ser contemplado, você deve apresentar o laudo de análise, o projeto de reforma ou de ampliação que deve ser aprovado pela prefeitura. Providencie também as especificações, o orçamento e o cronograma da obra, além da identificação dos profissionais responsáveis.

106546-consorcio-para-reforma-entenda-como-funciona

As possibilidades da carta de crédito

Além da reforma em si, você também pode usar a carta de crédito para adquirir materiais de construção e até pagar os profissionais envolvidos. Afinal, tudo isso faz parte de um mesmo projeto.

Todo o processo é extremamente seguro e transparente. De acordo com o cronograma apresentado, você tem o crédito liberado aos poucos. Ao final de cada etapa da obra, é necessário apresentar as notas fiscais e os recibos dos materiais e serviços adquiridos, além de fotos comprobatórias.

Gostou de conhecer o funcionamento do consórcio para reforma? Encontrou a solução para seu desejo de repaginar o lar? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e espalhe essas informações entre seus amigos que têm esse mesmo sonho!