Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como se sentir em casa em um imóvel alugado?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se sentir em casa em um imóvel alugado pode ser um desafio para muitas pessoas. Afinal, não é possível fazer muitas das personalizações que deixariam os ambientes com o seu estilo. Grandes obras, como troca de revestimentos cerâmicos e quebra de paredes, até podem ser feitas, desde que negociadas com o proprietário, que pode discordar. 

Mas a verdade é que você não precisa investir muito tempo, esforço e dinheiro para deixar um imóvel alugado mais acolhedor e convidativo. Aqui vão algumas dicas valiosas para você transformar um imóvel alugado em um verdadeiro lar!

Escolha um imóvel alugado com acabamentos neutros

Se você ainda não encontrou um imóvel alugado para chamar de seu, fique de olho nessa dica. Claro que você precisa considerar pontos importantes, como a localização, a privacidade e a disposição dos ambientes.

No entanto, também é muito importante reparar se a casa ou apartamento tem acabamentos neutros. Isso inclui pisos, revestimentos de parede, alvenaria, portas e louças, por exemplo. Quanto mais básico ele for, mais fácil vai ser você personalizar e deixar com a sua cara.

Cozinha com piso Classico Branco, da linha Neutra, é exemplo de ambiente neutro

Imprima sua personalidade por meio da pintura

Pintar as paredes é algo que está liberado no imóvel alugado (desde que no final do contrato você devolva com as cores originais). Então, aproveite! Você pode destacar uma parede com uma cor forte.

Também dá para brincar com as tintas e criar grafismos, pintar formas geométricas e até criar uma cabeceira para a sua cama usando esse recurso.

Agora, se você não curte paredes coloridas, tudo bem também. Apenas se certifique de que a pintura é nova, sem manchas ou marcas. Depois, invista em objetos decorativos e móveis no estilo que você escolher para a sua casa.

Quadros, imagens e outros objetos de parede são boas apostas

Um jeito fácil de personalizar um imóvel alugado é por meio da decoração das paredes. Você pode usar quadros, figuras, fotos… São muitas as opções! Mesmo quem não gosta de fazer furos que depois precisarão ser tapados, há opções como pôsteres, tecidos e gravuras coladas.

Também dá para usar prateleiras, ganchos e painéis para enfeitar as paredes e deixar o ambiente mais aconchegante, sem precisar de quebra-quebra.

Cortinas e outros elementos têxteis aumentam aconchego

Um sofá confortável, uma boa poltrona, mantas e almofadas ajudam a deixar seu imóvel alugado bastante aconchegante.

As cortinas também têm papel importante, pois controlam a entrada luz. E ambientes mais escurinhos são ótimos para relaxar!

Cortinas, almofadas e manta completam clima acolhedor do piso Avelana Ambar, da linha Mediterranea

Capriche na escolha dos objetos de decoração no seu imóvel alugado

Também há diversas opções de objetos que você pode usar para compor a decoração da sua casa e deixar ela a sua cara. Velas, vasos, esculturas, bandejas e espelhos são alguns exemplos do que você pode usar para dar um toque especial nos ambientes.

E o melhor: depois você pode levar todos eles com você, caso precise ou queira se mudar. Além disso, são fáceis de substituir ou rearrumar para mudar um pouco a decoração.

Os objetos maiores causam mais impacto, como vasos grandes e espelhos. Mas você também pode combinar várias peças menores, o que deixa o visual ainda mais personalizado.

Use plantas para deixar o ambiente mais acolhedor

As plantas podem servir como verdadeiros objetos de decoração. Aliás, elas estão em alta e há várias ideias para você se inspirar. Uma das vantagens é que são móveis. Ou seja, você pode levar se precisar se mudar.

Plantas e flores tornam o ambiente mais convidativo. Na sala de jantar em destaque, a escolha para o piso foi Piasentina Cinza

Isso sem falar que elas são ótimas para trazer um pouco da natureza para dentro do imóvel alugado. Além disso, ajudam a renovar o ar ou remover gases tóxicos.

E se engana quem pensa que é preciso ter varanda ou quintal. Há espécies de plantas ideais para ficar dentro de casa, como a espada-de-são-jorge. Na cozinha, você ainda pode cultivar temperos frescos, como manjericão.

Mantenha a limpeza e a organização

Uma das formas de se sentir bem, seja em um imóvel alugado ou próprio, é cuidando dos espaços. Além de conservar e fazer com que tudo dure mais tempo, sua percepção de bem-estar e acolhimento com certeza vai ser maior se estiver em um ambiente limpo e organizado.

É importante fazer uma boa faxina antes de se mudar. Isso porque, sem móveis, é mais fácil limpar todos os cantinhos, removendo a sujeira até de rejuntes de revestimentos cerâmicos de cozinhas e banheiros.

Se o imóvel alugado tiver móveis planejados, aproveite para fazer a limpeza neles também. Além disso, deixe as portas de armários e gabinetes abertas para arejar e evitar a umidade até que você complete a mudança.

Permita-se fazer mudanças e consertos no imóvel alugado

Muita gente se deixa levar por pensamentos como: “o imóvel não é meu, não vou investir” ou “não vou morar aqui por muito tempo, não vou gastar meu dinheiro”. 

Mas a verdade é que vale a pena olhar com carinho para algumas mudanças que você pode fazer no ambiente para deixar ele mais acolhedor.

Isso é importante, inclusive, para o seu próprio bem-estar. Afinal, esse é um espaço em que você vai passar bastante tempo. Então, olhe para o que precisa ser consertado ou melhorado.

Manter bom funcionamento de portas, janelas e outros itens ajuda no bem-estar. No ambiente, revestimento de parede Mos Pulpis Mix complementa piso Pulpis Bege, ambos da linha Classica

As janelas e portas funcionam corretamente? Há problemas elétricos ou hidráulicos? Não se permita viver com itens defeituosos ou sem utilidade. O ideal é fazer esses reparos antes de se mudar. Aliás, antes de fechar o contrato você já pode negociar com o proprietário essas melhorias. 

Tornar um imóvel alugado um espaço acolhedor e que represente a sua personalidade certamente ficou mais fácil depois dessas dicas.

Que tal se profundar no conceito de casa-refúgio ou, do inglês, chillhouse? Veja as dicas para deixar os espaços mais aconchegantes!