Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como manter a casa fresca durante todo o dia

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando o clima fica quente demais, o ar abafado prejudica a nossa disposição e até parece que nosso lar fica menos aconchegante, não é mesmo? Se você procura um meio de manter a sensação de casa fresca o dia todo, mas não acha viável a instalação de um sistema de climatização, então este post tem todas as respostas de que precisa.

Elencamos aqui algumas estratégias eficientes que você pode adotar para obter um clima mais ameno e renovado no seu lar. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

1. Deixe o ar circular para manter a casa fresca

O fator que mais contribui para a sensação de frescor em sua casa é a circulação de ar. Manter as janelas fechadas ou dispor os móveis de modo a bloquear a ventilação pode deixar o ambiente abafado, sobretudo quando o clima estiver quente.

Por esse motivo, tente modificar a organização do mobiliário. Além disso, ative ventiladores nos ambientes mais fechados para que o ar circule rapidamente. Se tiver exaustores na cozinha e no banheiro, não deixe de utilizá-los na hora do banho ou ao cozinhar, a fim de expulsar todo o ar quente.

98698-saiba-como-manter-a-casa-fresca-durante-todo-o-dia

2. Instale pisos frios para reduzir a sensação de calor

Você sabia que o próprio espaço pode emitir calor, por absorver a temperatura do ambiente? Pisos de madeira ou em carpete, por exemplo, são catalisadores de calor, deixando tudo mais abafado.

Por isso, prefira instalar pisos frios como a cerâmica em toda a casa. Além de mais duráveis, eles não aumentam a temperatura. Se você for fã do visual que a madeira proporciona, uma ótima opção são os revestimentos texturizados que simulam sua estética.

94787-saiba-como-manter-a-casa-fresca-durante-todo-o-dia

3. Evite a exposição direta ao sol

Se determinado espaço recebe luz solar diretamente, isso sem dúvidas aumenta a sensação térmica da casa, criando um clima bem abafado. A maneira mais simples de evitar o calor é manter as cortinas fechadas nos horários de sol mais forte.

Uma dica é pintar as paredes da casa com cores claras ou tons pastel para que a luz seja refletida por todo o ambiente. Tente também dar preferência a cortinas leves, clarinhas e, se possível, vazadas. Assim, você não abre mão da claridade e ainda aproveita a leve brisa que entra pela janela.

98696-saiba-como-manter-a-casa-fresca-durante-todo-o-dia

4. Dê preferência às lâmpadas de LED

A lâmpada incandescente ainda é a mais utilizada nos lares dos brasileiros. Porém, além de emitir uma luz amarelada, ela consome muita energia e aquece o ambiente.

Por isso, procure substituir as lâmpadas tradicionais pelas de LED, pois sua aconchegante luz azulada é mais fria e bem mais econômica.

94785-saiba-como-manter-a-casa-fresca-durante-todo-o-dia

5. Utilize flores e plantas para deixar o ar mais leve

As plantas são elementos naturais que contribuem para reduzir a sensação térmica dos ambientes, além de criar um visual que remete ao frescor e aconchego e, é claro, deixar a casa mais bonita.

98701-saiba-como-manter-a-casa-fresca-durante-todo-o-dia (1)

Sendo assim, adquira flores e plantas para enfeitar o seu lar. Você pode posicionar pequenos vasos nos parapeitos das janelas, espalhar cachepôs maiores pelos cantos da casa, instalar floreiras suspensas no teto ou criar um jardim vertical em uma parede. Seja como for, inclua um pouco de natureza em seu lar, e receba o frescor como benefício.

Agora que você conhece novas maneiras de deixar sua casa fresca, entre em contato com a Pointer e conheça as nossas opções de pisos frios!