Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Casa de praia: descubra qual é o piso ideal para esse imóvel

Casa de praia: descubra qual é o piso ideal para esse imóvel

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Está com dúvidas para decidir qual será o revestimento do piso da sua casa? Considerando os custos, o movimento de pessoas, a possibilidade de riscos ou manchas e também a decoração do imóvel, essa é uma decisão que deve ser feita com cuidado e com o máximo possível de informações.

Quando se trata de um piso para casa de praia, então, o assunto fica ainda mais sério. Afinal, as características do litoral adicionam questões extras, como a maresia, a areia, a umidade e outros aspectos que devemos levar em consideração.

A boa notícia é que basta observar algumas características para conseguir selecionar uma opção que se adapte bem a esse tipo de imóvel. Pensando nisso, preparamos um texto completo para ajudá-lo a escolher o piso ideal para sua casa na praia. Acompanhe!

O que considerar na hora de escolher o piso para sua casa de praia?

piso cerâmico em varanda.

Para aproveitar melhor sua casa de praia, com um piso de boa qualidade, é preciso considerar os fatores aos quais o material ficará exposto — como areia, volume de pessoas transitando, chuva, frequência de visitas, entre outros — e quais atributos técnicos ele deverá ter para garantir a funcionalidade e a durabilidade. Para entender melhor, veja a seguir o que deve ser avaliado.

Umidade do local

O ambiente litorâneo poderá ficar bem úmido devido à proximidade do mar, tornando propício o surgimento de fungos, musgo, mofo e bolor nas placas do piso ou entre elas. Há ainda a possibilidade de infiltrações.

Também é preciso avaliar se há chuva constante no local ou risco de subida de maré. Não é tão comum que a maré suba até se aproximar da área externa da casa. Mas, se isso acontecer, pode aumentar consideravelmente a umidade, diminuindo a durabilidade do revestimento.

Alcance da maresia e presença de areia

O alcance da maresia no local é outro ponto a ser observado. Os respingos de água salgada tendem a causar corrosão com o passar do tempo, especialmente em superfícies metálicas. Mas a maresia também pode danificar o piso.

Além disso, em casas de praia, revestimentos polidos podem riscar com maior facilidade devido à presença de areia. A preferência deve ser pelos produtos com acabamento natural, sem brilho.

Nos ambientes externos, por sua vez, prefira pisos com resistência ao escorregamento. Você pode optar por acabamento fosco e tons escuros com o objetivo de disfarçar eventuais marcas de umidade e até mesmo a presença constante de areia. Por outro lado, tons claros podem ser a melhor escolha justamente por deixarem a sujeira mais evidente e servirem como um sinal de que é o momento de limpar. Também são tons que esquentam menos.

Acabamento do piso

O acabamento deve ser analisado. Por exemplo, caso você pretenda fazer um deck, a madeira deve receber um bom selamento a fim de evitar que o interior apodreça por causa da umidade. Uma ótima opção para não ter esse problema é o uso de revestimentos cerâmicos que reproduzem madeira.

No caso de pisos esmaltados, use-os com sabedoria, pois os muito brilhantes podem riscar com mais facilidade. Sendo assim, utilize-os em ambientes menos expostos à areia.

Segurança na casa

Outro fator fundamental é a segurança. O piso pode ficar constantemente molhado, o que aumenta as chances de escorregões, quedas e outros acidentes. Nesse caso, é fundamental focar em opções com resistência ao escorregamento — os chamados “antiderrapantes”.

Geralmente, recebemos a família inteira em casas de praia, não é mesmo? Por isso, intensifique os cuidados se houver crianças e idosos entre os moradores e frequentadores do local.

É importante deixar claro que o revestimento com resistência ao escorregamento deve ser utilizado apenas em áreas externas, pois nas internas é complicado limpar esse tipo de piso.

Quais são os melhores tipos de pisos para casa na praia?

aplicação de revestimento em parede e área da piscina.

1. Porcelanatos

O porcelanato é um bom piso para casa de praia, especialmente do tipo acetinado. As vantagens são muitas e têm a ver com a resistência e qualidade do revestimento.

Um dos grandes problemas de uma casa na praia, como já dissemos acima, é a maresia. Quando aliada à umidade, a coisa fica complicada e não tem piso que resista. Na verdade, tem sim: o porcelanato.

Esse tipo de revestimento aguenta bem os danos causados pela maresia, além de ter um excelente nível de impermeabilidade. Para completar, ele ainda tem uma extensa vida útil graças à sua resistência.

O truque com o porcelanato é que ele tem uma camada extra de proteção. Com ela, ele consegue aguentar mais o transitar das pessoas, além de ser resistente a riscos ou manchas.

Há ainda algumas versões com resistência ao escorregamento, o que colabora para a prevenção de acidentes em áreas molhadas — como decks de piscinas, calçadas e varandas descobertas.

Em termos de decoração, os mais recomendados são os com acabamento fosco ou com tons manchados, para disfarçar a presença da areia.

2. Cerâmicas

Outro excelente revestimento para casa de praia é aquele feito de cerâmica. Ele tem boa resistência e lida bem com a maresia e a umidade — o que é essencial para uma casa de praia.

Além disso, a cerâmica tem uma vantagem muito boa em relação a outros revestimentos: são facilmente assentadas. Por causa disso, a mão de obra é barata.

Falando em custo, as cerâmicas são bem acessíveis, o que diminui o valor da reforma em geral — o que é sempre um ponto positivo, não é mesmo?

Por fim, a cerâmica é a opção ideal de piso para casa de praia de quem adora decoração e quer montar um visual de destaque no seu imóvel. A razão disso é que são inúmeras opções de cores, texturas ou padrões nesse tipo de revestimento.

Existe até a cerâmica “amadeirada”, que é praticamente indistinguível da madeira real. Incrível!

Dicas para escolher o melhor piso para o imóvel de praia

Busque um bom custo-benefício

Um dos grandes dilemas em uma reforma ou construção é encontrar o equilíbrio perfeito entre o custo e o benefício obtido pelos produtos.

É claro que é importante economizar onde for possível. Afinal, além de comprar o revestimento para casa, você provavelmente precisará de móveis, talvez trocar a fiação, novos eletrodomésticos, que também são muito afetados pela maresia… Mas a economia de curto prazo não deve ser prioridade na sua escolha.

A questão é relativamente simples: um piso barato, mas que tem uma durabilidade pior, pode quebrar em pouco tempo (talvez um ano ou dois). E aí você teria de trocar todo o revestimento da casa, gastando mais.

Já um piso de marca confiável, mesmo que seja um pouco mais caro hoje, pode entregar uma durabilidade maior, que significa economia no longo prazo.

É claro que o preço precisa caber no orçamento, mas lembre-se: o valor agregado do piso para casa de praia está na qualidade, funcionalidade, durabilidade e beleza do produto.

Valorize o fator estético

Nós focamos grande parte deste artigo nos cuidados práticos ao escolher um bom piso para casa de praia: atenção com a maresia e umidade, resistência, durabilidade, custo-benefício. Esses são todos elementos importantes na sua escolha, claro.

Mas a estética também deve ser levada em consideração para gerar uma harmonia na sua casa de praia, afinal, beleza é fundamental. Aqui, a dica é escolher um piso que componha bem com a decoração.

Considere a paleta de cores, o estilo decorativo e os itens que integram o espaço, como os móveis, almofadas, quadros, tapetes e plantas.

Busque por um piso que possa trabalhar em harmonia com os outros elementos decorativos da casa e que os favoreça. Se quiser jogar seguro, pode escolher um revestimento mais neutro, deixando as cores para os móveis. Porém, se estiver confiante, o leque de escolhas da cerâmica é maior e o resultado pode ficar incrível.

Priorize pisos de boa qualidade

Casa de praia: descubra qual é o piso ideal para esse imóvel

piso em varanda com aplicações no chão e parede.

Nada pior do que planejar dias de folga e diversão na sua casa de veraneio e ter as férias ameaçadas por gastos extras e necessidade de manutenção no piso. Imagine o transtorno. É nessas horas que lembramos daquela velha máxima: “o barato pode sair caro”.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, faça a sua escolha com muita paciência e tranquilidade. Comece pedindo a opinião de quem entende: os profissionais da área. Além disso, consulte também outros consumidores e compare a opinião deles sobre as marcas de pisos.

Outra boa dica é procurar saber como cada marca fabrica seus produtos. Conheça o processo e veja o cuidado com a qualidade dos pisos oferecidos. Só assim você saberá que pode confiar na marca escolhida para revestir o chão da sua casa de praia.

Aposte em pisos práticos

Outra característica desejável em pisos para casas de praia é a praticidade. Afinal, ninguém merece passar os dias no litoral preocupado com a limpeza e a conservação dos revestimentos, correndo o risco de passar a maior parte das férias estressado.

Assim, a ideia é escolher um material que seja de fácil higienização e manutenção. Quanto menos tempo se preocupando com isso, mais tempo para descansar e curtir a praia.

Nesse aspecto, vale lembrar que o porcelanato e a cerâmica se destacam novamente. Ambos são simples e fáceis de limpar, com manutenção que não exige muito esforço.

Invista em materiais frios

Se estamos falando de piso para casa de praia, então estamos falando de uma residência que será mais utilizada no verão, época de calor. No Brasil, a temperatura média no verão é de 30°C, mas nos últimos anos esse valor chegou a 34 ou 35°C.

Isso significa que é importante pensar no conforto térmico do imóvel e, para isso, uma boa ideia é investir em materiais frios para revestir o piso.

Essa é mais um trunfo dos revestimentos de porcelanato ou cerâmica. Eles são alternativas térmicas muito melhores do que o piso de argamassa ou um carpete, por exemplo.

Como deu para ver, o melhor piso para casa de praia é porcelanato ou cerâmica. Os dois têm ótima resistência contra a umidade e a maresia e duram bastante. A escolha entre cada um dependerá do seu gosto pessoal e do orçamento, já que a cerâmica costuma ser mais acessível.

E aí, você ficou com alguma dúvida sobre o melhor revestimento para casa de praia? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a tomar a melhor decisão!