Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Segurança nas férias! Não deixe sua casa desprotegida enquanto viaja

Segurança nas férias! Não deixe sua casa desprotegida enquanto viaja

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O período de férias chegou e aquela tão sonhada e planejada viagem também! Mas, além de organizar cada dia de passeio, é preciso preocupar-se com o que fica, certo? Afinal, todos querem ter seu lar a salvo quando retornam. Por isso, pensar a respeito da segurança nas férias não é exagero, mas, sim, um cuidado fundamental.

São várias as técnicas para mantermos a casa segura enquanto viajamos. Assim, seja a partir das práticas de segurança mais simples até o uso de recursos elaborados, o importante é deixar o lar protegido e poder ficar tranquilo durante todo o período de férias.

Vai viajar e quer ficar despreocupado? Conheça agora mesmo as melhores estratégias para manter sua casa em segurança nas férias!

Instale um sistema de vigilância

Câmera de segurança em casa

Pode parecer um investimento caro ou excessivo, mas um sistema de monitoramento por câmeras vai trazer muito mais tranquilidade ao seu cotidiano, esteja você viajando ou não. Alguns dos dispositivos mais modernos são inteligentes e se comunicam muito bem com smartphones e tablets, tornando possível observar o imóvel de qualquer localidade, sempre que quiser.

É interessante integrar, a esses sistemas, mecanismos que acionem a polícia e enviem mensagens de alerta para você, caso ocorra alguma invasão. Afinal, ser comunicado rapidamente quando algo de errado está acontecendo é vital para poder tomar providências com a devida eficiência. Além disso, medidas de segurança, como cerca elétrica, sensores e alarmes, também são boas ferramentas para complementar a filmagem das câmeras.

Confira a tranca das portas e janelas

Garoto acionando o alarme de casa

Esse cuidado é importante, não apenas para as portas e janelas externas, como também para as internas. Sendo assim, antes de sair de vez, confira se todas estão devidamente travadas, inclusive as portas dos quartos. Afinal, isso vai dificultar o acesso aos cômodos, caso a porta da frente venha a ser violada.

Um sistema automatizado com fechaduras inteligentes é extremamente útil, uma vez que ele também pode ser controlado e conferido à distância por meio de aplicativos em dispositivos móveis. Se você não mora em um condomínio, o melhor é instalar proteções adicionais na entrada principal, além de tomar o cuidado de não deixar o cadeado do portão externo virado para fora, o que facilita sua abertura.

Peça a familiares para conferirem o imóvel

Caso vá passar um longo período fora, é importante deixar chaves com amigos ou familiares de absoluta confiança, para que possam visitar a casa e checar se está tudo bem. Ainda que não entrem sempre, peça para que passem pela frente do imóvel vez ou outra e verifiquem a movimentação ao redor ou as possíveis anormalidades.

Se você mora em apartamento ou em um condomínio de casas, deixe bem claro quais pessoas estão autorizadas a frequentar o imóvel em sua ausência e desautorize a entrada de quaisquer outras pessoas.

É imprescindível que você não comente em excesso com muitos vizinhos ou funcionários sobre a viagem e evite deixar as chaves na portaria. Afinal, pode ocorrer de pessoas mal intencionadas observarem sua rotina e ficarem cientes de que está fora, o que pode colocar sua casa em perigo.

Desligue aparelhos da tomada

O perigo de deixar uma casa fechada sem os devidos cuidados não diz respeito apenas a furtos e invasões. Pensar em segurança nas férias também requer cuidados internos, como retirar equipamentos elétricos das tomadas. Essa ação, aparentemente simples, evita uma série de contratempos: danos aos aparelhos, em caso de picos de energia, curtos-circuitos, que podem originar incêndios, e gasto desnecessário de energia.

Esqueça aquela dica de usar a técnica da iluminação. Manter uma lâmpada acesa para simular presença de pessoas, além de causar um consumo energético desnecessário, tem exatamente o efeito contrário. Afinal, qualquer pessoa que observe o local por alguns dias vai perceber que, com luzes acesas dia e noite, não há ninguém em casa para apagá-las.

Feche as saídas de gás e de água

Assim como os eletroeletrônicos, as saídas de água e gás abertas podem trazer sérios problemas. Seja o abastecimento da sua residência canalizado ou com botijão, é essencial fechar a saída de gás para evitar a ocorrência de algum vazamento. Afinal, o escape de gás pode trazer sérios riscos não apenas para o seu imóvel, como também para os vizinhos.

O mesmo vale para torneiras e chuveiros. Para evitar vazamentos, alagamentos e reforçar a segurança nas férias, feche os registros gerais dos banheiros, da cozinha e da área de serviço. Assim, você também previne o possível surgimento de infiltrações e mofos.

Tenha prudência nas redes sociais

Férias são um momento especial, de se desconectar um pouco do mundo e relaxar! Portanto, preocupe-se menos em publicar que você está viajando e evite compartilhar a localização dos lugares que visita a todo momento. Isso porque é possível atrair a atenção indesejada de pessoas que usam a internet para acompanhar sua rotina e que podem usar as informações contra você.

E tem mais! Mesmo antes de viajar, jamais indique em postagens o endereço de sua residência, para evitar essa visibilidade indesejada. Caso queira continuar compartilhando durante a viagem, altere as configurações de privacidade das redes sociais para permitir somente a visualização de pessoas confiáveis. Do contrário, deixe para postar quando tiver voltado e aproveite para usar as fotos na composição de uma decoração temática de viagens!

Tome cuidado com as entregas

Faça o possível para suspender a entrega de jornais, revistas ou encomendas enquanto estiver fora. Se não tiver como interromper a chegada de correspondências de qualquer tipo, combine com um vizinho para buscar e guardar, evitando que haja acúmulos na caixa de correio ou na soleira da casa — o que denuncia a ausência prolongada de moradores.

Em condomínios, fica muito mais fácil alertar a administração e pedir para que guardem fora de vista qualquer recebido. Por via das dúvidas, converse com o síndico ou com o gerente sobre a viagem. Assim, eles poderão ficar mais atentos até mesmo às entregas suspeitas. Além disso, uma campainha que toca e nunca é atendida também deixa claro que a casa está vazia. Desse modo, uma boa ideia é desligar esse dispositivo, pois sem ouvir o som, não será possível ter certeza da sua ausência.

Além de proteger seu patrimônio, as medidas de segurança também servem para permitir que você aproveite seu tempo livre com toda a tranquilidade que merece. Então, para ajudar seus amigos a se manterem tão bem informados quanto você sobre o assunto, compartilhe este post com todos eles nas redes sociais!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida