Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cromoterapia na decoração: o que é e como usar?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

As cores são exploradas cotidianamente sob as mais diversas óticas. Profissionais do marketing e da psicologia, por exemplo, encaram com seriedade o estudo dos tons e seus efeitos — afinal, eles influenciam a vida de seus pacientes e clientes. É também importante estar atento a esse aspecto no estilo de decoração de sua casa.

A cromoterapia é uma das técnicas utilizadas por quem deseja desvendar as sensações que cada cor nos causa. A prática, que vem sendo aplicada desde as civilizações mais antigas, prevê que corpo, mente e meio ambiente devem estar em harmonia para que vivamos bem. As colorações que nos cercam são grandes responsáveis por isso.

Quer entender melhor sobre esse estudo e conferir como usar a cromoterapia na decoração do seu lar? Continue nos acompanhando!

O que é a cromoterapia?

A cromoterapia é uma conhecida teoria que utilizava as cores como forma de cura em civilizações antigas — como as da Grécia, China e Egito. Os estudiosos acreditavam que todas as tonalidades tinham propriedades que causam sensações, podendo provocar o desenvolvimento da saúde e bem-estar.

Atualmente, a cromoterapia foi levada a outros fins: usamos todo esse conhecimento para escolher as cores que devemos utilizar em projetos de identidade visual de marcas, por exemplo, ou em decorações.

A cromoterapia na decoração não necessariamente diz respeito apenas às casas e apartamentos: muitas empresas se apoiam na psicologia das cores para definir os móveis, a arquitetura e a paleta do ambiente. É importante que tudo seja escolhido com cautela, e não levando em conta apenas o gosto pessoal.

Se as cores ativam áreas específicas de nosso cérebro, é possível fazer com que nossos familiares e amigos fiquem mais satisfeitos em determinado espaço. E isso vale para nós mesmos também: cada coloração em seu lar deve ser escolhida de forma a deixá-lo confortável.

Como utilizar a cromoterapia na decoração de casa?

Antes de pintar as paredes e escolher os móveis, é importante que você entenda algumas características das tonalidades. Veja abaixo as sensações criadas por algumas delas, resumidamente:

  • cores quentes (vermelho, amarelo, laranja): essas são colorações estimulantes. Costumam gerar inquietude e também podem provocar sensação de fome;
  • cores frias (azul, verde, lilás): estão mais relacionadas à calma e à serenidade. Trazem a ideia de limpeza e frescor;
  • cores neutras (branco, preto, cinza): são sóbrias e podem ser utilizadas como verdadeiros coringas na decoração.

Levando isso em consideração, leia algumas dicas essenciais para a escolha de cores de cada ambiente:

Sala

A sala de estar é, geralmente, onde recebemos os nossos amigos e familiares. Costumamos comer por ali também, ou assistir televisão. Por isso, ela deve ser aconchegante.

Se você deseja um local elegante e charmoso, o bordô é uma excelente escolha. Se prefere um cômodo alegre e estimulante, os tons mais claros de amarelo podem cair bem.

116087-cromoterapia-na-decoracao-o-que-e-e-como-usar

Cozinha

Na cozinha, fica clara a vantagem da utilização da cromoterapia na decoração. Se esse é o local em que preparamos as nossas refeições e, por vezes, até comemos, as cores quentes podem gerar os estímulos ideais.

O laranja ou amarelo são boas alternativas. Mas tome cuidado com o exagero: para criar uma atmosfera mais harmônica, apoie-se também nos tons neutros.

120795-cromoterapia-na-decoracao-o-que-e-e-como-usar

Banheiro

O banheiro é onde realizamos a maioria de nossa rotina de higiene pessoal. Assim, cores que nos transmitem a sensação de limpeza ganham destaque. Tons de azul e verde-claro podem se encaixar bem no contexto.

Entre as cores neutras, o branco é importante na decoração do banheiro. Ele ajuda a deixar o local mais amplo.

120792-cromoterapia-na-decoracao-o-que-e-e-como-usar

Quarto

Nosso quarto é destinado ao descanso. O azul, de acordo com as técnicas de cromoterapia, é a cor da tranquilidade, da calma e do sossego. Não há pedida melhor para uma boa noite de sono, certo?

120794-cromoterapia-na-decoracao-o-que-e-e-como-usar

Gostou de entender um pouco mais sobre a prática da cromoterapia na decoração? Então não deixe de mostrar a todos os seus amigos: compartilhe o post nas suas redes sociais!