Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
ambientes sofisticados

Sofisticação com tons claros e brilho

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Equilíbrio, elegância e muito bom gosto. Essas são as principais características presentes em ambientes sofisticados. Um dos melhores caminhos para alcançar sofisticação é investir em brilho e tons claros. Afinal, são recursos marcantes no estilo chique e permitem compor uma decoração atemporal.

Que tal colocar algumas ideias em prática e sofisticar a sua decoração? Descubra agora quais elementos incluir em seu projeto!

Revestimentos

Os revestimentos compõem a base de uma casa. Se a ideia é ter uma decoração sofisticada, é importante priorizar modelos que apresentem brilho e cores neutras.

A cerâmica é uma boa escolha porque está disponível em diversas opções, desde placas que reproduzem outros materiais até revestimentos decorativos. Veja, a seguir, duas sugestões de produtos.

Mármores claros

ambientes sofisticados

Sala de estar decorada com móveis em tons claros, combinando perfeitamente com o piso revestido de Travertino Roma Bege, da linha Clássica. Um ambiente que esbanja sofisticação

Mármores nobres são verdadeiros clássicos quando o assunto é luxo e elegância. A boa notícia é que existem cerâmicas inspiradas em diversos tipos de mármores, democratizando o material.

Prova disso está no produto Travertino Roma Bege, da linha Clássica, uma opção indicada para pisos e paredes que traz alta variação de tonalidade — efeito que permite reproduzir a aparência da pedra natural com mais veracidade.

Por ter a cor bege como protagonista, esse revestimento cerâmico é perfeito para compor ambientes sofisticados. Como se não bastasse a beleza única da superfície, você ainda a encontra em Supercerâmico, no grande formato 45x90cm e com borda retificada, que proporciona mais uniformidade.

Outra opção da linha Clássica é o Carrara Statuario, uma reprodução de mármore branco com veios acinzentados bem espaçados — o que confere delicadeza às peças. Sua aplicação também serve para pisos e paredes, trazendo sofisticação para ambientes secos internos.

Tanto Travertino Roma Bege, quanto Carrara Statuaria são garantias de bom gosto na decoração.

Cerâmicas com relevo

ambientes sofisticados

Banheiro em tons claros com parede revestida de Mosaico Bianco, da linha Decora Branco. Esse produto da Pointer com efeito tridimensional cria uma atmosfera moderna e sofisticada para o ambiente

Peças com efeito tridimensional também podem contribuir na hora de agregar sofisticação aos espaços. Assim como no caso dos mármores, basta escolher versões claras e com acabamento brilhante.

Nossa primeira sugestão é o Mosaico Bianco, da linha Decora Branco. Trata-se de um produto composto por pequenos quadrados que, combinadas em cada peça de cerâmica, resultam em uma espécie de painel rico em detalhes.

Como o fundo desse modelo é branco, o diferencial fica por conta de sua superfície texturizada. A predominância de uma nuance suave também permite compor paredes decoradas sem pesar no visual.

Outra tendência em forma de mosaico pode ser vista no produto Diamante Puro. Também da linha Decora Branco, ele pode ser usado para atualizar o visual das paredes de todos os ambientes, dos internos aos externos.

Nesse modelo, o mosaico tem formato triangular, disposto em linhas diagonais sobre cada peça de cerâmica. Assim, é uma ótima opção para variar no desenho impresso pelas texturas.

Paleta de cores

ambientes sofisticados

Cozinha moderna com piso e parede revestidos com Carrara Statuário, da linha Clássica – que combina perfeitamente com a parede em tons de cinza

Além da aparência dos revestimentos, é importante pensar nas cores de outras superfícies. Áreas maiores, como forros e paredes pintadas, devem receber tons discretos que ajudem a manter a composição delicada. Branco, creme, fendi e variações de cinza são bons exemplos.

A decoração branca é uma ótima solução para criar ambientes sofisticados porque deixa o visual da casa leve e uniforme. Para evitar que essa escolha se torne monótona, você pode investir em pequenos objetos que tragam outras cores — sejam mais vibrantes, sejam de uma paleta de tons pastel.

Quanto à iluminação, saiba que tanto as lâmpadas brancas quanto as amarelas funcionam sobre uma base clara. Assim, o uso de cada modelo dependerá das atividades realizadas nos ambientes.

Áreas de serviço e de passagem pedem foco e atenção, por isso, ficam melhor com luz branca. Já os recintos utilizados para o descanso e a interação podem receber luzes amarelas, que criam uma atmosfera agradável e proporcionam conforto visual.

Estampas e texturas

ambientes sofisticados

Banheiro em tons claros, com parede revestida de Mosaico Bianco, da linha Decora Design. Além de deixar o ambiente com um toque de elegância, o produto contribui para gerar amplitude no espaço

Aproveitar o acabamento de diferentes materiais é uma ótima forma de agregar informação a uma casa que tem como base o brilho e os tons claros. Estamos falando de produtos como os tecidos e as fibras (naturais ou sintéticas).

Que tal incluir cortinas beges em todas as janelas? Elas podem ser de veludo no inverno e de linho no verão. Para deixar as almofadas da sala e as camas dos quartos mais interessantes, invista em peças (capas, colchas etc.) que tenham estampas em um tom parecido com a cor de fundo.

Se a casa tem banheiros pequenos, a dica é trabalhar com elementos claros que ajudem a gerar amplitude. Para isso, além de optar por revestimentos brancos, procure incluir tapetes e toalhas felpudas que sigam a mesma tonalidade.

Outra opção para incluir texturas é revestir estofados e artigos decorativos com recursos que estimulem o tato. Pode ser um móvel (sofá, poltrona ou calçadeira) com acabamento em capitonê, bem como um jogo de vasos de sisal.

Acessórios

ambientes sofisticados

Banheiro com piso e parede revestidas de Carrara Statuário, da linha Clássica. A cerâmica, que reproduz mármore branco com veios acinzentados, traz sofisticação e equilíbrio para a decoração

Os artigos decorativos têm papel importante na finalização de qualquer projeto. Como o objetivo é valorizar o efeito do brilho sobre um fundo neutro, nada melhor que apostar em itens que tenham transparência e acabamento metalizado.

Peças-chave nesse tipo de proposta são os espelhos, já que refletem o brilho da luz e são úteis em diversos ambientes. Aposte em peças únicas, com grandes dimensões e bordas discretas, se quiser potencializar a aparência sofisticada.

Itens fabricados em vidro, cristal ou acrílico também são bem-vindos quando o objetivo é obter pontos de brilho. O mesmo vale para os móveis de alumínio ou inox — perfeitos para áreas externas —, bem como louças, luminárias e esculturas em versões prateadas, acobreadas ou douradas.

Perceba que não faltam produtos da mais alta qualidade para você transformar a residência com ambientes sofisticados. Assim, mesmo seguindo a proposta de tons claros com brilho, é possível adicionar um toque de personalidade para compor espaços autênticos.

Tem interesse em saber mais sobre as aplicações das cerâmicas Pointer? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e tire suas dúvidas!