Deciframos a sopa de letrinhas dos revestimentos cerâmicos
Dicas técnicasAssim como ocorre com diversos outros materiais, a caixa dos revestimentos cerâmicos parece uma sopa de letrinhas. Isso porque apresenta uma grande variedade de siglas que identificam detalhes importantes sobre o produto, como acabamento, borda, indicação de uso e, até mesmo, a variação de tonalidade e cor.
EXT, CP, RE e V1 são alguns dos códigos encontrados nas embalagens. A padronização facilita a vida, principalmente, dos profissionais acostumados a lidar diariamente com esses e outros termos da construção civil. Mas, para leigos, como conhecer esses detalhes? É fácil! A Pointer disponibiliza todas as siglas, com suas legendas, nas caixas, site e catálogo. Agora, vamos aprender cada um dos códigos e os seus significados.
Acabamento
A Pointer possui 27 linhas de Supercerâmicos e cerâmicas. Alguns produtos são indicados para áreas internas. Já outros são específicas para as áreas externas. Além disso, existe o fator estético, pois algumas têm brilho e outras são foscas.
Para conseguir acertar na escolha é necessário conhecer os tipos de acabamento existentes: BR, POL, MATE e EXT. Afinal, essa informação define como é a superfície do revestimento cerâmico, que recebe uma camada de esmalte na fase de finalização de produção para atuar como um impermeabilizante.
As letras BR escritas em algumas caixas não significam que o produto foi feito no Brasil. A sigla indica que o acabamento é brilhante. Também tem brilho o acabamento polido, representado pelas letras POL. Mas é um outro tipo de brilho, mais intenso e natural, que chamamos de Brilho Cristal. O acabamento POL é o mesmo do porcelanato e só é possível no Supercerâmico – a cerâmica comum quebraria no processo de polimento.
Tanto BR, quanto POL ajudam a refletir a luz, deixando o ambiente mais iluminado. Como a superfície da cerâmica é muito lisa, esses produtos são indicados apenas para pisos de áreas internas secas, como salas e quartos. No banheiro, podem ficar escorregadios demais. Na cozinha, depende se é uma área mais social, ou mais funcional. Para quem cozinha muito, melhor evitar.
Já nas paredes, os acabamentos POL e BR podem ser usados sem problemas, em qualquer ambiente, inclusive para revestir fachadas e paredes externas. O POL, inclusive, é o acabamento mais fácil de limpar, por isso indicado para fachadas que sofrem com pichações. Não absorve a tinta spray e outras sujeiras.
Entre os exemplos de produtos Pointer com acabamento BR e POL estão diversas representações de mármore da linha Clássica.
Por sua vez, as cerâmicas MATE são foscas. Portanto, ideais para representar superfícies como pedra, madeira e cimento. Os concretos da nova linha Zeppelin, por exemplo, são MATE. Como é um acabamento menos escorregadio, é indicado para pisos de ambientes molhados, como banheiro e área de serviço. Porém nada impede que você use o acabamento MATE também no piso de áreas internas secas e em qualquer parede. É uma questão de gosto.
Antiderrapantes, os revestimentos cerâmicos exclusivos para pisos de áreas externas recebem a sigla EXT. Essas peças têm maior resistência ao escorregamento e às variações climáticas. Por isso, são indicadas para decks de piscinas, calçadas e terraços, por exemplo.
A Pointer possui cinco linhas com esse acabamento: Tropicália, Lenho, Lazer, Pietra di Basalto e Ouro Preto. Para aprender como escolher o revestimento para áreas externas basta conferir o conteúdo especial sobre o assunto.
Bordas
Outra sigla encontrada nos produtos da Pointer é RET. Ela indica que a borda do revestimento cerâmico é retificada, o que promove diferenças estéticas e técnicas durante o assentamento. Para obter o resultado, a peça passa por rolos diamantados após os processos de queima e finalização.
Essa técnica deixa a borda com um acabamento extremamente reto e uniforme. Com isso, é possível obter uma junta mínima de 1,5mm. Isso significa trabalhar com linhas de rejunte finíssimas, permitindo que as peças fiquem bem próximas e sem apresentar imperfeições. Resultado: a superfície fica extremamente plana, visualmente elegante e com uma sensação de amplitude, principalmente trabalhando com os grandes formatos dos Supercerâmicos.
Caso você não encontre a sigla RET na caixa, isso significa que a peça tem as bordas levemente arredondadas. Com características mais naturais, o acabamento bold exige linhas de rejuntes com espessura maior para compensar pequenas irregularidades.
Todos os Supercerâmicos já têm borda RET. Com o avanço da qualidade nos revestimentos cerâmicos, é cada vez mais comum o acabamento retificado. Os produtos bold vêm diminuindo no mercado e têm preço inferior. Acabamento POL e borda RET são características que o Supercerâmico empresta do porcelanato, comprovando a qualidade superior da categoria.
Indicação de uso
Versátil, o revestimento cerâmico possui uma grande diversidade de aplicações. O produto pode ser colocado na parede ou no piso, em áreas internas ou externas, em locais secos ou molhados, com pouco ou grande tráfego. Por isso, a Pointer oferece mais um diferencial para facilitar a vida dos consumidores. As embalagens têm a indicação de uso.
Essas recomendações são representadas pelas siglas RI, RE, CP e CL. Os revestimentos cerâmicos internos indicados apenas para paredes recebem a indicação RI. Já as demais abreviações estão relacionadas a uso da cerâmica no piso: residencial (RE), comercial pesado (CP) e comercial leve (CL).
Aliás, o site da Pointer oferece mais detalhes sobre a aplicação de cada um dos revestimentos, indicando os locais de uso. Por exemplo, o revestimento Bianco Gioia, da linha Clássica, com acabamento mate. Na parede, ele é indicado para: garagem coberta ou descoberta, borda de piscina, calçada externa, varanda, sala, sacada, quarto, muro, lavabo, escritório, cozinha, churrasqueira, banheiro e área de serviço. Já no piso é recomendado para: varanda, sala, sacada, quarto, lavabo, garagem coberta, escritório, cozinha, churrasqueira, banheiro e área de serviço.
Variações
Para finalizar, as siglas V1, V2, V3 e V4. Apesar de aparentarem um complexo vitamínico, elas indicam quantas variações existem naquele produto. Por exemplo, os mármores da linha Clássica costumam ter V3 ou V4, para garantir a naturalidade da reprodução do material natural.
Pronto, com a tradução da sopa de letrinhas você consegue agora aproveitar todas as informações apresentadas nas caixas dos revestimentos cerâmicos da Pointer. Isso, aliás, facilita a sua escolha, permitindo explorar ainda mais a criatividade. Vale lembrar que as siglas estão tanto nas embalagens quanto no catálogo. Quer ainda mais informações? Então, é só acessar o nosso site e conferir o laudo técnico de cada uma das peças.