Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tendências que ainda merecem ser seguidas em 2016

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O segundo semestre de 2016 já engrenou e daqui a pouco só vai se falar no que será tendência de decoração no próximo ano. Mas calma, ainda dá tempo de buscar as referências que mais se destacaram até agora para inspirar a reforma de fim de ano.

Confira algumas tendências que podem inspirar desde uma pequena mudança até uma repaginação completa de ambiente. Se prepare, o difícil será não querer dar novos ares a casa depois de olhar esses projetos lindos.

Cores do ano

  • Anualmente a empresa Pantone anuncia os tons eleitos como a tendência do ano e já virou tradição indústrias e empresas, assim como arquitetos, artistas, designers e estilistas, usarem a cor em suas criações.  Em 2016 a Pantone elegeu pela primeira vez duas cores ao mesmo tempo: Rose Quartz e Serenity – que apesar da semelhança, não devem ser confundidas com rosa e azul claro.
pantone-300x295
Crédito: Pantone Color / Pinterest
  • A escolha, segundo a Pantone, é simbólica, pois as cores visam a transmitir uma sensação de “equilíbrio, calma, bem estar, tranquilidade, igualdade e dualidade”. Ideal para quem busca uma casa mais aconchegante e intimista.
foto2-300x295
Crédito: Marie Claire Maioson/Pinterest
  • Com revestimentos claros ou que reproduzem o efeito da madeira (falo deles mais abaixo), as cores podem ganhar paredes e objetos na decoração sem o perigo de enjoar os moradores.
  • A ideia de misturar as cores claras sugeridas pela Pantone com mais escuras também é uma opção interessante, mas nesse caso é preciso ser um pouco mais ousado.
foto3-300x295
Crédito: Kråkvik & d`Orazi/ Pinterest
  1. Cuba
  • A recente abertura econômica de Cuba tem atraído cada vez mais turistas para a ilha caribenha e com isso o país se tornou uma grande inspiração para designers, estilistas, fotógrafos e arquitetos, tendo começado pela moda e aos poucos ganhado espaço na decoração das casas.
  • No estilo cubano, os revestimentos cerâmicos ganham papel de destaque na decoração, principalmente aqueles que trazem padrões gráficos e que remetem ao estilo boêmio.
  • A inspiração cubana está presente no revestimento Jardim Mix, da Pointer, disponível também no modelo Jardim Grafite, com cores mais escuradas. O melhor é que combina bem com um visual rústico e despojado.
foto4-300x295
  1. Madeira
  • Revestimentos que trazem a referência dos pisos de madeira foram um dos destaques da ExpoRevestir 2016, que aconteceu no primeiro semestre desse ano. Prático e versátil, modelos com designer como o Chevron Lenho Mix podem ser encaixados em qualquer ambiente:
    blog-foto-8-225x300
  • A opção é sustentável e prática, pois não atinge a natureza e traz um padrão de revestimento que após décadas de uso se tornou uma constante nos catálogos dos principais criadores.
  1. Plantas
  • As verdadeiras podem até dar trabalho para cuidar, mas valem o esforço. As plantas trazem vida para qualquer ambiente e cada vez mais tem surgido como um objeto de decoração de destaque.
    blog-foto-10-220x300
    Crédito: Decor Alternativa/Pinterest
  • Poucos felizardos têm hoje espaço para um jardim ensolarado, mas isso não é desculpa para não cultivar as plantas. Para áreas internas e de pouca luz, o ideal são aquelas sem ou com poucas flores, só de folhas escuras. Cactos e suculentas também são excelentes opções, mas engana-se quem pensa que são de cuidado tão fácil.
    blog-foto-11-199x300
    Crédito: Freunde von Freunden
  • Combinado com as ideias de revestimento mostradas acima, o verde das plantas pode renovar qualquer ambiente e sempre será atual.

Gostou das ideias? Compartilhe o link com seus colegas através das redes sociais. Semana que vem tem mais!

*Bianca Bibiano é jornalista, paulista e sempre à procura de boas tendências e ideias práticas para decorar com bom gosto.