Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
sala elegante

Truques e técnicas para uma sala elegante

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

A sala é um dos espaços mais importantes de uma casa. Afinal, é onde os integrantes da família se reúnem para trocar experiências e interagir no dia a dia. Se a primeira impressão é a que fica, esse espaço exige um olhar ainda mais especial, pois é onde os convidados são recebidos. Com tanto protagonismo, compor um ambiente elegante e agradável é prioridade total. Temos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.  

Antes de mais nada, vale lembrar que não existe uma regra rígida para acertar na decoração. Depende do gosto de cada um. Isso é bom, já que permite abusar da criatividade para encontrar o melhor caminho para você e sua casa.  

Mesmo assim, o bom senso deve prevalecer. Por ser compartilhada, a sala não pode se transformar em um aglomerado de itens individuais apenas para representar as preferências dos moradores. É preciso encontrar um ponto em comum a todos, promovendo a harmonia e simbolizando a união dos integrantes que convivem no espaço.

Ao tratar de técnicas para a composição de ambientes, temos que pensar nos elementos, tons e texturas que mais agradam, aproveitando essas referências para, na sequência, usar a criatividade nas aplicações. 

 

A importância de uma boa base

Um bom ponto de partida são os revestimentos. As maiores superfícies de uma sala são piso e paredes. Por isso é muito importante acertar nos revestimentos. Eles impactam muito no visual de um ambiente e são a base da decoração. 

Nossa sugestão é apostar em revestimentos cerâmicos de grandes formatos e acabamento retificado, que promovem a sensação de amplitude. No caso, o Supercerâmico da Pointer, que tem peças cerâmicas nos tamanhos 80×80, 45×90, 15×90 e 59×59.

Um truque testado e aprovado para compor com revestimentos consiste na utilização de materiais de destaque equilibrados por elementos mais neutros. O revestimento decorativo pode ser aplicado na parede ou no piso. Veja a sala de jantar a seguir, em que o revestimento mais chamativo foi aplicado na parede, criando um painel de madeira que aqueceu a decoração. O produto é Tropicália Mix Cedro.

sala elegante de jantar

Urbana Cinza e Tropicalia Mix Cedro formam uma sala elegante, equilibrada e aconchegante

A mesma sala de jantar se transforma ao utilizar o revestimento decorativo no piso. Além de enfeitar com azulejos estampados, a cerâmica dá um toque de cor. O produto é Urbana Retrô Azul

sala elegante de jantar

Urbana Retro Azul e Urbana Cinza formam uma sala elegante, equilibrada e alegre

Em ambos os casos, o revestimento neutro foi Urbana Cinza, uma cerâmica cimentícia.

 

Evitar grandes contrastes traz elegância

As preferências e características dos moradores devem prevalecer na decoração da sala. Alguns podem se identificar melhor com elementos mais rústicos. Já outros preferem trilhar o caminho da sofisticação ou trabalhar até mesmo com uma proposta mais urbana. Aliás, é possível mesclar componentes de diferentes estilos. Mas se o objetivo principal é ter uma decoração elegante, é bom evitar grandes grandes contrastes.

sala elegante de estar

Ambiente contemporâneo trabalha com tons claros com o piso Summer Silver

 
Na sala representada na imagem temos uma composição simples e com um resultado muito expressivo. Para combinar com o piso Summer Silver, a pintura das paredes seguiu o mesmo tom de cinza prateado. 

A cerâmica do piso reproduz uma pedra natural chamada Slate. Quando cortada em lastras, revela algumas camadas que formam ranhuras marmorizadas e bordas orgânicas. A nobreza da pedra confere elegância à sala.

Com a utilização de mobiliário leve, foi possível criar um ambiente contemporâneo de tons claros.

 

Combinando estilos

sala elegante de estar com revestimento

É possível unir dois estilos em uma proposta elegante, como nessa sala com o piso Urbana Cinza e a parede Metrô Carrara Statuario

Para uma decoração mais rica, é interessante combinar dois estilos. Essa sala mistura os estilos urbano e sofisticado.

No piso, a neutra Urbana Cinza, que reproduz cimento. Na parede, a cerâmica marmorizada Metro Carrara Statuario forma um painel atrás do sofá. Apesar da medida 30X60, a peça traz uma composição de azulejos com formatos retangulares típicos das estações de metrô de Nova York, Londres e Paris

Assim, essa combinação conseguiu unir a urbanidade proveniente do cimento e do formato dos azulejos com a sofisticação do mármore.

Elegância dos minerais
Para quem deseja uma atmosfera ainda mais elegante, vale apostar em materiais nobres como pedras e mármores. Ou em suas reproduções em cerâmica, que, no caso da Pointer, são perfeitas. 

Pietra di Basalto é a representação de uma pedra típica da região de Roma. Ela apresenta tons sóbrios, com veios brancos suaves e fragmentos de quartzo que refletem pontualmente a luz. Esse revestimento interpreta um estilo urbano e contemporâneo. Uma proposta que encaixa com perfeição em uma decoração com personalidade forte e marcante. 

sala elegante tons escuros

Pietra di Basalto Oil reveste a parede. No piso, Ilhéus Canela, da linha Tropicália

Além do piso, Pietra di Basalto pode revestir paredes. Na proposta, a peça forma um painel atrás do sofá, oferecendo contraste com o piso Ilhéus Canela, da linha Tropicália, em réguas 15×90. 

Cantabria Azul da linha Clássica cria ambiente com personalidade marcante

Outro exemplo que demonstra a elegância dos minerais, agora com mármore. A cerâmica Cantabria Azul, da linha Clássica, representa personalidade forte. O tom desse mármore azulado proporciona um destaque interessante.