O ano de 2022 se aproxima e as tendências para a sua casa já podem ser colocadas em prática, como é o caso de Soft Tech, termo que pode ser entendido como “tecnologia leve“. Vemos claramente os efeitos da aceleração da tecnologia e da digitalização em nossas vidas. E isso se reflete também na arquitetura e na decoração.
De maneira geral, as tendências para 2022 refletem o comportamento da sociedade e o momento atual pelo qual passamos. Afinal, ainda estamos no processo de recuperação da pandemia da Covid-19, que afetou todas as esferas das nossas vidas.
Para entender quais serão as preferências e prioridades das pessoas no futuro, é preciso estudo e observação. Por isso, a Portobello, grupo do qual a Pointer faz parte, lança anualmente o Trend Book, com previsões e várias referências práticas. Entenda melhor a seguir a tendência Soft Tech e saiba como aplicar na sua casa.
Soft Tech: o que é essa tendência para 2022?
A hiperconectividade foi acelerada com a pandemia da Covid-19. Se antes era possível ir aos poucos nos processos de digitalização, agora é preciso ir cada vez mais rapidamente.
Estar online se tornou essencial para pessoas e empresas que precisaram manter o isolamento social para conter o avanço da doença. Apesar da necessidade de se conectar, aspectos como humanidade e sustentabilidade também se tornaram fundamentais.
Foi aí que nasceu a macrotendência Soft Tech. Ela reflete a mudança de comportamento, que influenciou também o mundo do design, da arquitetura e da decoração. Fala sobre a tecnologia e a necessidade de se conectar com as outras pessoas. Mas também traz a preocupação com o futuro da humanidade e dos ecossistemas.
Como traduzir o Soft Tech na decoração da casa
A macrotendência Soft Tech traz três tendências que podem ser incorporadas na decoração. Confira:
1. Hybridise
Esse termo em inglês significa algo como “se tornar híbrido”. Essa vertente de Soft Tech fala da criação de ambientes imersivos, que tornam a casa uma extensão do mundo virtual. Reflete sonhos e até o metaverso, uma espécie de realidade híbrida, que combina elementos físicos e digitais.
Essa ilusão entre o real e a fantasia pode ser vista em produtos da Pointer, como Graphic. Um mix de estampas com linhas diagonais e uma variação de cores neutras formam painéis super contemporâneos. O padrão gráfico no grande formato 80×80 conta com um fundo cimentício, trazendo ainda mais personalidade para pisos e paredes.
Parede com revestimento Graphic cria ambiente tridimensional que remete ao mundo digital
Outra opção para obter esse efeito híbrido entre realidade e fantasia é Quasar Sol. Um dos objetos mais luminosos do universo, uma quase galáxia, os quasares são como um tapete de estrelas ao olhar de um observador distante. Essa estética de pontos de luz, com diferentes cores, imersos no universo é a inspiração para esse revestimento, que será protagonista em todos os ambientes. Uma versão artística dos terrazzos venezianos, no formato 80×80, criada para brilhar em pisos e paredes.
Piso Quasar Sol torna a decoração mais criativa e lúdica
2. Dream hunters
Esse termo em inglês significa algo como “caçadores de sonhos”. Essa tendência tem tudo a ver com a democratização do luxo. Mas não a qualquer custo. Agora, os “caçadores de sonhos” também cobram ações voltadas para a redução dos impactos da produção na natureza, como a Pointer vem fazendo desde que chegou ao mercado.
Usando tecnologia, conseguimos levar produtos de alta qualidade a um bom custo-benefício para o consumidor final. Esse é o caso de Zebra Graffite, da linha Classica, com veios de Zebra que são puro luxo.
Um mármore que impressiona pelo contraste do fundo claro com os veios largos de tons fortes. A superfície, disponível nas versões cinza e grafite, imprime autenticidade ao expressar uma beleza singular inspirada na natureza. O acabamento polido ressalta detalhes da peça, disponível em dois formatos: 80×80 e 45×90.
Tendência Soft Tech chega para democratizar o luxo. No banheiro, revestimento que reproduz mármore Zebra Cinza, da linha Classica, combina com E-Motion Wood, da linha Tropicália
3. Future first
Esse termo em inglês significa algo como “futuro em primeiro lugar”. E a tecnologia pode ajudar e muito nesse sentido. Assim como mencionamos anteriormente, a Pointer pensa na sustentabilidade nos seus processos de fabricação. Reciclagem, energia limpa e recuperação ambiental são palavras de ordem para nós.
A tendência também aparece no design de produtos, levando aspectos como fantasia e futurismo. O revestimento Cantabria Azul, da linha Classica, é assim. O tom azulado e o aspecto de mármore levam elegância e sofisticação para dentro de casa. Tudo isso de um jeito lúdico e futurista.
Cantabria Azul, da linha Classica, remete ao estilo lúdico e futurista
Se você gosta de seguir as tendências e quer aplicar todas elas na sua casa, conheça também a Wellbeing, macrotendência focada no bem-estar! E veja aqui um resumo de todas as tendências para 2022.