Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Cozinha americana: veja as melhores práticas para a decoração

Cozinha americana: veja as melhores práticas para a decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

De uns tempos para cá, a cozinha americana ganhou status de queridinha nos projetos modernos de arquitetura e decoração. Não é para menos: com um belo revestimento para balcão trabalhando em conjunto com o azulejo da cozinha, o ambiente fica lindo e conquista qualquer um.

Além da beleza, apostar nesse formato é uma excelente estratégia funcional para a sua casa, já que a cozinha americana pode dar amplitude aos apartamentos compactos, aproveitando melhor o espaço do imóvel.

Ela deixa a casa mais acolhedora e interativa, uma vez que quem prepara as refeições pode participar ativamente das conversas na sala. É possível até mesmo assistir a um bom filme enquanto lava a louça.

Você tem ou pretende ter uma cozinha americana? Continue lendo o nosso artigo e conheça as melhores práticas decorativas para esse local.

Por que a cozinha americana virou tendência

Hoje em dia, os imóveis são construídos com foco na rotina agitada. Nesse contexto, a cozinha americana é uma mão na roda. Além de ser superprático, esse estilo é charmoso, ajuda a integrar o ambiente e traz a sensação de amplitude dentro de casa.

Quem não gosta de convidar os amigos para uma reunião e ter um local que permite conversar com todos enquanto prepara os pratos do jantar? O ambiente aberto conquistou de vez os brasileiros e promete ficar em alta por bastante tempo, já que mistura muito bem estilo, conforto e praticidade.

Interessante, não é mesmo? Se você pretende ter uma cozinha americana no seu lar, precisa pensar em como decorá-la da melhor forma possível. Para ajudar, listamos algumas dicas de ouro que podem ser úteis. Confira!

1. Considere a planta original do imóvel em primeiro lugar

Nem toda casa ou apartamento conta originalmente com a estrutura ideal para criar um ambiente nesse formato. Se a cozinha for fechada, será necessário quebrar ao menos uma parede para inserir o balcão.

Se a parede da cozinha for apenas de vedação, provavelmente não haverá nenhum problema em quebrá-la. Já se ela for estrutural, os profissionais chamados para avaliar a situação precisarão pensar em uma solução que sustente o peso da casa.

Sendo assim, é importante analisar a planta do imóvel e recorrer a um arquiteto ou engenheiro para evitar que a estrutura ou a hidráulica sejam comprometidas na reforma.

Apenas eles poderão analisar a sua casa e ver se ela poderá suportar uma cozinha americana e que tipos de reformas serão necessárias para isso.

2. Escolha um belo balcão para ser a peça central da cozinha

O formato americano integra sala e cozinha de maneira harmoniosa, prática e funcional. Normalmente, os dois ambientes são separados apenas por um balcão, daí a necessidade de ter muito critério na escolha.

Além de dividir os espaços, esse item pode ser usado no preparo dos alimentos, para fazer refeições rápidas e como mesa auxiliar. Se quiser incrementar o projeto, é possível inserir uma pia e um cooktop, por exemplo. Claro que essa possibilidade depende das dimensões da área.

Ele costuma ser de granito, mármore, concreto, madeira ou MDF. Uma excelente ideia para inovar é usar pastilhas ou algum revestimento para balcão em cerâmica, com cores e acabamentos diferenciados (inclusive que reproduzem a estética de materiais naturais).

Essa alternativa vai facilitar muito a limpeza, pois a cerâmica para balcão não tem frestas que acumulam detritos como poeira ou gordura. Por isso essa opção de revestimento de cozinha é a favorita dos arquitetos: ela é muito prática e ajuda na funcionalidade do cômodo.

3. Decore com criatividade, sem deixar a funcionalidade de lado

Você já sabe que a característica principal da cozinha americana é o espaço aberto. Já que vai haver um belo balcão para separar os ambientes, é importante escolher bem a decoração para embelezar ainda mais esse elemento.

As ideias são inúmeras: você pode fazer um cantinho do café sobre o balcão, colocar vasos de flores ou baleiros de vidro. Mas também é possível deixar o espaço completamente livre e pendurar algumas luminárias divertidas no teto. Assim, o local fica claro o suficiente sem perder a praticidade de ser um apoio para os ingredientes e os pratos.

Outra boa maneira de deixar a cozinha mais divertida e bonita é apostar em cores chamativas para compor o ambiente. As cores podem estar presentes no azulejo de cozinha, que pode ter também padrões, mosaicos e formatos bem legais, que dão um toque extra à beleza do ambiente.

4. Adquira uma coifa ou depurador para facilitar a limpeza

Como o conceito dessa cozinha é ampliar o ambiente e juntá-lo com a sala, existe um risco enorme de haver sujeira entre os dois cômodos. Por isso algumas práticas devem ser adotadas para mantê-los limpos, agradáveis, livres de odores e de resíduos de gordura no piso.

Afinal, tem coisa pior do que chegar em casa e sentir o cheiro de gordura na sala, no sofá ou nos livros da estante?

Assim, vale a pena investir em uma coifa ou depurador. Converse com um engenheiro ou arquiteto de confiança para saber se a estrutura da sua casa suporta esse objeto. Além de decorar e modernizar o espaço, o equipamento purifica o ar e minimiza as sujeiras deixadas por frituras.

Existem diversos tamanhos, modelos e cores. A instalação pode ser feita no teto ou na parede. Basta escolher o tipo que fica melhor na sua cozinha e que seja compatível com o tamanho do seu fogão.

5. Invista em móveis claros para acompanhar a cozinha americana

Um dos trunfos da cozinha americana é a sensação de amplitude que ela oferece. Com esse recurso, é possível transformar uma sala e uma cozinha pequenas em um ambiente maior.

Para explorar ao máximo esse recurso, priorize elementos claros na hora de mobiliar a cozinha americana. Se possível, opte por armários planejados, para aproveitar cada centímetro do ambiente. Se você prefere um visual com mais cor, escolha acessórios, eletrodomésticos e utensílios de tonalidades vivas, além de revestimentos que tragam um toque de alegria ao espaço.

É importante lembrar que a decoração vai muito além dos móveis: é possível mesclar vários elementos. Que tal apostar em estampas e cores nas paredes, nos utensílios e nos objetos que adornam a cozinha? Isso pode ser feito inclusive com o azulejo da cozinha ou o revestimento para balcão.

6. Economize espaço e tenha praticidade com os utensílios na parede

A decoração pode acompanhar a praticidade que o modelo americano oferece. Instalar uma barra perto do fogão e pendurar ali os utensílios que você mais usa vai trazer um charme incrível para a cozinha — e ainda facilita sua vida enquanto prepara os alimentos.

Se você tiver uma ilha, pode brincar ainda mais: além dos utensílios, é possível colocar ganchos no teto e pendurar panelas (as de cobre ficam um charme). Assim, você deixa tudo o que precisa à mão e economiza espaço dentro do armário.

Outra ideia interessante é usar prateleiras finas para armazenar potes de tempero. Fixe-as ao lado do fogão para ter praticidade enquanto cozinha. Nas prateleiras também é possível colocar pequenos vasos com temperos ou os seus livros de receita mais usados.

7. Aposte em cerâmica para balcão bonita e prática

Os revestimentos ajudam a embelezar o espaço e merecem atenção especial na escolha. Você pode preferir pastilhas coloridas, pisos de pedra ou cerâmicas com desenhos. O importante é sempre conferir a qualidade e certificar-se de que são fáceis de limpar.

Já mencionamos antes, mas vale separar um tópico para falar exclusivamente sobre o revestimento para balcão da sua cozinha americana.

O tipo mais indicado na maioria dos casos é a cerâmica para balcão. Ela é fácil de limpar e tem dezenas de estilos e cores, contribuindo para a beleza do ambiente e sua decoração.

Por exemplo, imagine que você prefira um estilo de decoração mais aconchegante para a sua cozinha e sala. Você prefere um chão com aparência de madeira, móveis de madeira e por aí vai.

Você pode se perguntar se, nesse caso, a cerâmica não seria um empecilho. A resposta é não. Esse revestimento é tão versátil que existe a cerâmica que reproduz madeira, que tem o visual indistinguível da madeira tradicional e todas as vantagens da cerâmica — como resistência à água, facilidade de limpeza e alta durabilidade.

8. Capriche na escolha do azulejo da cozinha

A cozinha tende a ser vista como um local funcional, onde a decoração não tem muita prioridade. A cozinha americana tende a quebrar essa ideia, não só dando mais valor ao ambiente na casa, como também se preocupando com a sua beleza.

Um dos elementos mais usados para trabalhar a decoração desse cômodo é o azulejo da cozinha, que pode ser a peça central e causar um impacto enorme, se for bem utilizado.

Atualmente, existem diversos tipos de revestimentos que combinam com qualquer estilo. Os lisos e com textura discreta são indicados para quem optou por armários coloridos ou por uma decoração que chame a atenção, para ter contraste de maneira equilibrada. Já os que fazem alusão aos azulejos estampados ou que misturam cores ficam perfeitos em cozinhas com móveis e peças neutras.

A cozinha americana é uma tendência que promete durar muito e ficar cada vez mais presente, já que sua estrutura é uma excelente forma de deixar o ambiente aconchegante e dar aquela sensação de amplitude para qualquer casa ou apartamento. Na decoração, a dica é sempre usar a criatividade aliada à funcionalidade, apostando na cerâmica e no revestimento para balcão, além do azulejo da cozinha, como seus principais recursos práticos e estéticos.

Se você gostou do artigo, que tal receber mais dicas de decoração para manter sua casa linda? Então assine já a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!