Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento para cozinha

Revestimento para cozinha: 6 dicas e opções para escolher o ideal

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Pensar com carinho no revestimento para cozinha é uma tarefa divertida e necessária antes de construir ou reformar. Afinal, ela é considerada o coração da casa.

Normalmente, a cozinha recebe revestimento cerâmico tanto no piso quanto na parede. Além dos benefícios estéticos, essa decisão tem importância funcional, deixando o dia a dia mais prático.

Para facilitar a escolha, sempre é bom contar com ajuda. Para isso, iremos te explicar por que a cerâmica é a preferida no quesito revestimento para cozinha, além de mostrar dicas valiosas para comprar.

Qual o revestimento ideal para cozinha?

revestimento para cozinha

Cozinha neutra traz parede em Ondina Bege, da linha Ondina, e piso Tear Avelã, da linha Tear

A cozinha é um ambiente molhado, onde a água do preparo dos alimentos e da lavagem da louça entra em contato direto com as superfícies.

Isso sem falar nos resquícios de gordura ou alimentos, após o preparo das refeições. Além disso, convenhamos, é muito bom poder limpar o piso com água e sabão de forma fácil e prática, para garantir um ambiente higiênico.

Devido a esses fatores, é preciso revestir a cozinha com materiais impermeáveis, pouco porosos e resistentes. Quanto mais superfícies “blindadas”, mais protegido estará o ambiente.

Entre os profissionais de arquitetura, é unanimidade a recomendação técnica dos revestimentos cerâmicos para essa área da casa.

Podem ser instalados em todo o ambiente ou apenas nas regiões mais críticas, como atrás do fogão e da bancada da pia. Já no piso, a regra é clara: sempre coloque revestimentos cerâmicos.

A seguir, listamos as grandes vantagens desse material:

  • Variedade de modelos: é possível encontrar azulejos e outros tipos como o Supercerâmico da Pointer. Além disso, o material pode reproduzir com fidelidade superfícies como mármore, madeira e concreto;

  • Preço acessível: esse é um revestimento para cozinha encontrado em diferentes faixas de preço. De maneira geral, apresenta bom custo-benefício, considerando a qualidade e a durabilidade;

  • Sustentabilidade: a cerâmica é um revestimento para cozinha ecologicamente correto. Sua fabricação tem como principal matéria prima a argila, com jazidas que podem ser recuperadas;

  • Isolamento térmico: a cerâmica é um piso frio, que tem boa condução térmica. Ou seja, não retém calor do sol e de outras fontes (como do fogão) na superfície da peça;

  • Facilidade na instalação: não exige preparação anterior, o corte das peças é simples e rápido e há mão de obra especializada em abundância nas principais cidades brasileiras;

  • Durabilidade: sobretudo os revestimentos de boa qualidade e bem instalados podem durar até 50 anos no piso e ultrapassar esse tempo nas paredes.

Dicas para a escolher o revestimento para cozinha

Agora que você já sabe que a cerâmica é o melhor revestimento para cozinha, acompanhe as dicas que separamos para te ajudar na sua escolha!

1. Considere o acabamento do piso do revestimento para cozinha

Por ser um ambiente molhado, é importante ter atenção especial com o acabamento do revestimento para cozinha. Sobretudo no piso.

Para o piso, recomendamos a escolha do acabamento mate no revestimento para cozinha. Ele é ideal para ambientes internos molhados.

Uma exceção, porém, são cozinhas mais sociais, onde as pessoas passam menos tempo diante do fogão. Neste caso, é possível investir em cerâmicas brilhantes ou polidas.

Já em cozinhas externas, o acabamento EXT se faz necessário, pois é mais resistente às variações climáticas e menos escorregadio.

2. Escolha de acordo com o tamanho da cozinha

As dimensões do ambiente causam impacto direto na escolha do revestimento para cozinha, principalmente na questão do orçamento.

Além disso, vale rebater o mito de que cozinhas pequenas pedem revestimentos menores e vice-versa.

Sim, cozinhas grandes ficam maravilhosas com revestimentos de grandes dimensões. Porém, as pequenas também. O resultado em cozinhas de todos os tamanhos é mais uniforme, trazendo amplitude.

3. Combine o revestimento para cozinha no piso e na parede

revestimento para cozinha

Com piso neutro, parede traz combinação de Ibérica Natural, da linha Ibérica, e Ninho, da linha Decora Design

Não necessariamente eles precisam ser iguais, até para não correr o risco de deixar o ambiente monótono.

Mas, sem dúvidas, os revestimentos escolhidos para o piso e para a parede devem dialogar entre si. Assim, cria-se uma atmosfera harmoniosa para a sua cozinha.

4. Qual a cor ideal para piso de cozinha?

Uma dúvida bastante comum quando o assunto é revestimento para cozinha é quanto à cor. Basicamente, tudo vai depender do estilo de decoração que você escolher para o ambiente.

Contudo, muita gente prefere seguir com tons claros, como branco, cinza e bege. Isso porque são cores que ajudam a dar a sensação de limpeza nesse espaço.

A cor também pode ser uma grande aliada em cozinhas pequenas. Neste caso, também é interessante preferir tons claros, que ajudem a dar a sensação de amplitude.

5. O que colocar na parede da cozinha no lugar do azulejo?

Os azulejos são aquelas cerâmicas decorativas em formatos menores e com acabamento esmaltado.

Como eles eram muito usados no passado, podem dar uma aparência “ultrapassada”. É por isso que muita gente procura formas de cobrir azulejos antigos com revestimento para cozinha que seja mais moderno.

Afinal, há várias outras opções que são ótimas alternativas ao azulejo. Já falamos aqui sobre as cerâmicas em grandes formatos, que são pura elegância.

Elas podem aparecer em diferentes estilos. Inclusive reproduzindo materiais naturais como mármore e madeira.

Além disso, um revestimento para cozinha que costuma fazer sucesso é a cerâmica texturizada. Ela é ótima para adicionar informação, principalmente em ambientes monocromáticos.

6. Fique de olho na qualidade do revestimento para cozinha

Assim como em outros ambientes da casa, o revestimento para cozinha deve ser de qualidade. Antes de escolher o fornecedor do revestimento para cozinha, procure saber como é o processo de fabricação dessas peças.

Verifique se a empresa é especializada e reconhecida como autoridade no assunto, como é o caso da Pointer. Dessa maneira, você garante que receberá o melhor produto para a sua reforma.

Conheça opções de revestimento para cozinha

revestimento para cozinha

Rodabanca traz revestimento Sacra Beige, da linha Decora Design

Além de entender mais sobre revestimento para cozinha, é interessante conhecer opções de qualidade.

A Pointer, por exemplo, faz parte do Portobello Grupo, um dos maiores da América Latina, oferecendo revestimento para cozinha de diferentes tipos, com ótimo custo-benefício.

Para te ajudar a encontrar as melhores opções, separamos alguns revestimentos para cozinha da marca:

  • Vizcaya: da linha Clássica, essa é uma cerâmica que reproduz mármore, ideal para ambientes escuros e modernos. O revestimento para cozinha tem acabamento polido, o que é interessante em áreas mais sociais;
  • Linha Tear: versátil, esse revestimento para cozinha pode ser usado tanto no piso quanto na parede. Traz uma leve textura que reproduz tecido e leva aconchego;
  • Sacra: da linha Decora Design, três produtos estampados com formas geométricas e com leve textura são ideais como revestimento para paredes da cozinha;
  • Linha Ondina: ideal para quem busca por uma parede texturizada, tem diferentes opções de cores. Incluindo tons neutros, como Ondina Cinza;
  • Ninho: também da linha Decora Design, reproduz azulejo e tem estampas que remetem à natureza, ajudando a aumentar o bem-estar na cozinha;
  • Ibérica Natural: da linha Ibérica, esse é um Supercerâmico da Pointer que reproduz madeira e pode ser usado tanto no piso quanto na parede.

Agora que você já aprendeu as principais dicas sobre revestimento para cozinha, chegou a melhor parte: escolher seus modelos preferidos.

Aproveite, conheça nossos produtos e veja quais os que mais combinam com seu gosto e bolso!