Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento azul na cozinha

Azul é tendência de decoração, veja revestimentos

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Com diferentes tonalidades e variações, o revestimento azul é uma forte tendência de decoração. Prova disso é que a Pantone escolheu o Classic Blue como a cor do ano de 2020, remetendo à tranquilidade necessária para aproveitar os momentos da vida. Na casa, o azul constrói ambientes elegantes, que costumam agradar a todos.

Muito mais do que um fator estético, as cores da decoração têm influência no nosso dia a dia. Elas provocam diferentes sensações, interferindo diretamente nas emoções e comportamentos. Com forte ligação com a natureza, o azul é uma cor primária fria que remete a serenidade. Em tons mais escuros, promove a sensação de confiança. Já em suas versões mais claras, tem relação direta com a calma, o bem-estar e a produtividade.

Fácil combinação

revestimento Tom Bordado azul aplicado em destaque no banheiro
Tom Bordado Azul, da linha Decora Design, utilizado para criar um destaque interessante na parede do banheiro

Na decoração, os tons de azul mais comuns são: tiffany, petróleo e royal. Certamente, ótimas opções para a criação de ambientes sofisticados e harmoniosos. O azul, aliás, é fácil de combinar com outras cores, sendo elas neutras ou quentes. 

A combinação de azul com branco é clássica. Porém, se o azul for claro, pode acabar criando um ambiente infantil. Ótimo para banheiros e quartos de crianças. Para adultos, combine com tons claros mais quentes, como off-white, palha e até bege. Se o azul for escuro, o branco está liberado, como no projeto mostrado acima.

representação círculo cromático
Círculo cromático é um instrumento composto por 12 cores que ajuda na combinação dos tons

Um método prático para não errar na escolha é utilizar o círculo cromático, instrumento que facilita a combinação das cores e tons. Existem diversas formas para trabalhar com essa ferramenta. A mais simples é verificar as cores que estão exatamente em lados opostos, conhecidas como complementares. No caso do azul, o laranja ou o vermelho, dependendo da tonalidade.  

   

Do clássico ao arrojado

varanda com Cardume azul na parede
Varanda com Cardume Azul na parede e Summer Nude no piso, em harmonia com o verde das plantas e o tom de tabaco dos vasos e mobiliário

Ciente de que o azul é cor tendência e apaixonada por seu uso na decoração, a Pointer possui vários revestimentos azuis: Cantabria Azul, Bico de Jaca Azul, Domino Azul, Tom Bordado Azul, Cardume Azul e Monaco Blu. São produtos de vários estilos, desde pedras azuladas, até estampas decorativas, passando por azulejos decorados.

sala com revestimento Cantabria Azul no chão
Cantabria Azul é um Supercerâmico que se destaca em qualquer ambiente

Representação do quartzito encontrado no norte da Espanha, Cantabria Azul cria ambientes com personalidade forte e muita elegância. Da linha Clássica, o Supercerâmico que simboliza essa pedra nobre é ideal para ousar na decoração. O tom azulado é puro luxo, para quem não tem medo de piso colorido. Como chama muita atenção, equilibre com móveis e paredes brancos ou cinzas claros.

banheiro com revestimento cerâmico na parede e no chão
Banheiro charmoso com Bico de Jaca Azul na parede e Clássico Branco no piso

O azul também pode estar em padrões geométricos. No banheiro do projeto acima, o relevo Bico de Jaca Azul, da linha Decora Design, destaca-se na decoração, revestindo (e protegendo) as paredes molhadas do chuveiro e da bancada. Aqui também o azul foi combinado com elementos neutros, evitando o excesso de informações. Esse conceito está caracterizado tanto no gabinete mais escuro, quanto no piso Clássico Branco, da linha Neutra.

cadeira de madeira e na parede revestimento estampado Monaco Blu
Estampado, Monaco Blu é ideal para criar ambientes com personalidade marcante 

Existem, ainda, azulejos estampados que trabalham os tons de azul com muita propriedade. Com personalidade forte, esses revestimentos praticamente decoram sozinhos o ambiente, exigindo apenas o acompanhamento de elementos mais neutros. Esse é o caso, por exemplo, de Mônaco Blu, uma azulejaria com desenhos diversos.

O revestimento azul é uma forte tendência para a decoração, com opções tradicionais e outras mais ousadas, com muita personalidade. É possível aproveitar esse conceito para construir ambientes agradáveis que explorem as sensações promovidas por essa cor, como a calma e o bem-estar. Mas e você, o que acha? Deixe o seu comentário. Aproveite e acesse o site da Pointer para conhecer com detalhes todos os produtos disponíveis.