Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Guia para mulheres: 5 pequenos reparos domésticos para fazer em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Devido ao aumento da quantidade de mulheres que moram sozinhas, tem crescido cada vez mais a iniciativa feminina de realizar pequenos reparos por conta própria, seja por economia, seja por vontade de aprender. Além disso, essa prática envolve uma satisfação pessoal muito importante, para que a mulher reafirme a sua independência.

É preciso ressaltar que os reparos mais sérios devem contar com a ajuda de profissionais especializados, com conhecimentos técnicos específicos, a fim de garantir que o serviço tenha a durabilidade e a eficiência esperadas. Mas consertos menores podem perfeitamente ser feitos por você!

Acompanhe nosso post e aprenda a realizar consertos rápidos para se sentir ainda mais independente e economizar.

Confira como solucionar os pequenos reparos mais comuns

Apesar da insegurança natural ao pensar em realizar uma tarefa diferente do usual, grande parte dos pequenos reparos pode ser feita de forma autônoma, seguindo o passo a passo corretamente. Veja a seguir alguns exemplos!

1. Trocar uma lâmpada queimada

Em tarefas que envolvem circuitos elétricos, o primeiro passo é desligar os disjuntores a fim de eliminar o perigo de choque. Caso você não saiba qual é o disjuntor certo, basta testá-los até verificar que desligou a energia no ambiente onde precisa realizar a troca.

A maioria das residências conta com lustres ou luminárias que comportam as lâmpadas. Procure não ficar diretamente abaixo e tenha cuidado ao desparafusar o fechamento da luminária — talvez alguns pequenos insetos ou poeira tenham se acumulado, podendo cair sobre o seu rosto. Portanto, proteja-se.

Em seguida, segure a lâmpada pelo vidro e retire desenroscando no sentido anti-horário. Rosqueie a lâmpada nova no bocal com o movimento circular inverso, até que esteja segura. Feche novamente a luminária e ligue o disjuntor para testar o funcionamento.

É importante saber a voltagem na área onde você mora, de modo a escolher lâmpadas — e outros aparelhos eletroeletrônicos — que funcionem sob essa tensão. Do contrário, o equipamento pode ser queimado ou subutilizado. Outra dica é investir nas lâmpadas de LED, que são as mais eficientes do mercado.

2. Substituir a resistência do chuveiro

Após desligar o disjuntor do banheiro, desencaixe a tampa do chuveiro e retire a resistência danificada. Observe as instruções de instalação apresentadas na embalagem e no manual de uso do chuveiro e siga-as para posicionar a resistência nova.

Em seguida, encaixe de volta a tampa, com firmeza suficiente para evitar vazamentos. Para impedir que a resistência queime, abra o registro do chuveiro e deixe que corra primeiro a água fria pelo sistema. Em seguida, religue o disjuntor e teste a temperatura da água.

Procure obedecer às recomendações de uso dos fabricantes, adquirindo peças certificadas e sem reaproveitar as antigas. Dessa maneira, você garante a sua própria segurança durante o uso do equipamento.

Caso a troca da resistência não seja suficiente e você precise trocar o chuveiro inteiro, não esqueça de, além de desligar o disjuntor, fechar o registro do banheiro. A instalação costuma ser bastante simples, envolvendo três fios, semelhante às tomadas. Sempre proteja a fiação com fita isolante e a entrada da água com fita veda-rosca.

3. Remover mofo

Mofo e bolor estão entre os transtornos domésticos mais temidos. Se o problema for muito profundo, é recomendável consultar um profissional especializado. No entanto, se você verificou que é apenas um caso pontual, alguns procedimentos simples serão suficientes.

Como fungos normalmente são tóxicos, é preciso se proteger com óculos, luvas e uma máscara sobre a boca e o nariz. Procure realizar essa tarefa em um dia de sol, no qual você possa abrir as portas e janelas.

Misture três medidas de água e uma de água sanitária para a limpeza, ou utilize produtos prontos à base de cloro. Com uma dessas substâncias, esfregue a área escurecida com uma escova de cerdas duras e, por último, limpe com um pano úmido.

Atenção: não misture diversas substâncias químicas diferentes caso o problema não seja resolvido imediatamente. Os produtos podem reagir entre si e causar um grande estrago na superfície e apresentar ainda mais perigo à sua saúde.

Vale lembrar que a forma mais eficiente de evitar fungos e mofo nas estruturas e mobiliário da sua casa é abrir portas e janelas para permitir a entrada de luz solar e ventilação natural, pelo menos uma vez ao dia.

4. Consertar vazamento na pia

Na maioria das situações, vazamentos tanto na torneira quanto no sifão podem ser reparados apenas com a substituição ou reforço do vedante.

Para esse reparo, você vai precisar de alguns materiais específicos: alicate, chave de fenda, chave inglesa, grifo e vedante. Feche o registro de água do ambiente antes de começar, a fim de evitar inundações.

Com o alicate, retire o pino ou a tampa do registro da torneira. Em seguida, utilize a chave de fenda para remover o parafuso interno. Após retirar a tampa do registro com a chave inglesa, substitua o vedante antigo pelo novo. Se o vedante ainda estiver firme, o problema deve ser consertado trocando toda a torneira. Para isso, siga as instruções do fabricante.

5. Pintar a parede

É um dos pequenos reparos mais fáceis de executar. Escolha produtos adequados a cada tipo de superfície — existem diferenças entre tipos de tinta para alvenaria, metal ou madeira, por exemplo. Caso seja uma pintura simples de parede interna, prefira uma tinta à base de água, na cor de sua preferência.

Os materiais necessários são rolo de pintura de lã sintética, recipiente para tinta, pincel chato para acabamento, fita crepe e jornais ou papelão. Com tudo à mão, despeje um pouco da tinta e dilua, com água, de acordo com as instruções da embalagem — processo chamado de “temperar” a tinta.

Proteja o chão com o jornal ou papelão e utilize a fita crepe para rodapés, interruptores, molduras de teto ou batentes. Se preferir, use luvas.

Certifique-se de que a parede está limpa antes de iniciar a aplicação. Molhe o rolo na tinta, retire o excesso na superfície preparada do recipiente e distribua a tinta, molhando novamente o rolo quando necessário.

Com o pincel, pinte as áreas próximas aos trechos protegidos com fita crepe ou onde o rolo não puder alcançar. Deixe secar a primeira camada por cerca de 30 minutos e aplique a segunda, repetindo o processo caso a cobertura ainda não esteja satisfatória.

Monte um kit de ferramentas padrão

Um conjunto básico de ferramentas já é suficiente para realizar a maioria dos pequenos reparos domésticos. Você pode comprar um kit pronto ou montar o seu, adquirindo cada peça separadamente. Algumas das mais importantes são:

  • chaves de fenda: são necessárias duas, de tamanho médio, uma de ponta chata e a outra com ponta Philips. Para objetos muito pequenos, existem kits com pontas cambiáveis em diversas dimensões e formatos;
  • alicates: universal, de bico, de corte. Cada um tem um uso específico, como segurar e travar objetos, cortar fios, retirar pregos. São especialmente importantes para manusear fiação elétrica;
  • martelo: um de tamanho médio servirá muito bem para a maioria dos serviços domésticos, como pendurar quadros, espelhos ou prateleiras. Tamanhos menores são necessários apenas para atividades mais delicadas;
  • trena: servem para medir qualquer coisa, desde mobiliário e peças de revestimento até as dimensões completas de um ambiente. Existem diversos tamanhos e modelos, mas as de 8m são recomendáveis;
  • nível: é similar a uma régua, que conta com um pequeno recipiente transparente com um líquido dentro. Basta posicioná-lo e, caso a bolha do líquido esteja no centro da medida padrão, a superfície está devidamente nivelada;
  • furadeira sem fio: é a ferramenta mais versátil de todas. Serve para furar paredes e divisórias e até para retirar ou rosquear parafusos, com os adaptadores adequados.

Para que você adquira confiança nas suas habilidades manuais, comece pelos reparos simples, como trocar lâmpadas e montar um nicho ou prateleira. Sempre que tiver dúvidas ou se as instruções do fabricante não forem suficientemente claras, uma boa solução é procurar tutoriais na internet. O importante é não desistir.

Agora que você já está preparada para encarar os pequenos reparos domésticos, compartilhe este miniguia com seus amigos e familiares nas redes sociais!