Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Passo a passo: saiba como pintar as paredes de casa sozinho

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

passo-a-passo-saiba-como-pintar-as-paredes-de-casa-sozinho.jpeg

Quer aprender a pintar as paredes de casa sozinho e economizar um bom dinheiro com mão de obra? Nós ensinamos! Continue a leitura e conheça os principais truques e técnicas para conseguir pintar sua casa como um profissional. Acompanhe!

1. Materiais essenciais

Em primeiro lugar, você precisa ir às compras com uma lista de tudo o que vai utilizar na hora da pintura. Além da tinta, a lista inclui um misturador de tinta, ou uma ripa de madeira, um rolo de lã de vinte e três centímetros com pelo baixo e antigota, uma trincha de 2 polegadas e uma bandeja para tinta.

Compre também uma lixa de parede grana 220, fita-crepe grossa, luvas de borracha, jornais e/ou papelão e, se a parede for alta, vale incluir um extensor para rolo ou uma escadinha.

2. Preparação antes de pintar as paredes de casa

Antes de começar a pintar, tire tudo da parede, lixe-a e limpe-a muito bem, removendo qualquer resíduo de sujeira.

Em seguida, forre bem o chão com os jornais ou papelão, cubra os móveis com lençóis velhos ou plástico e proteja os revestimentos. Passe também fita-crepe nos batentes das portas, nas bordas das janelas, no rodapé, nos interruptores e em qualquer outra parte que não puder ser pintada.

Vale avisar que, para fazer esse serviço, é importante que você vista roupas velhas, que você não use mais, pois manchas de tinta não saem do tecido!

87088-passo-a-passo-saiba-como-pintar-as-paredes-de-casa-sozinho

3. Hora da pintura

Tudo preparado, é hora de colocar a mão na massa! Utilizando a ripa ou misturador, misture a tinta com a quantidade proporcional de água, segundo as instruções da lata. Mas lembre-se: dilua somente a quantidade de produto que você for utilizar no dia — se diluir a mais e não usar, a tinta pode estragar.

Com a trincha, pinte o entorno da parede, do rodapé e dos batentes, com cuidado e rente à fita-crepe, pois esse limite vai ajudar a não errar na hora de passar o rolo.

Agora, umedeça o rolo e tire o excesso de água passando-o em uma parede que não for receber tinta. Depois disso, mergulhe-o na tinta. Lembrando que a própria bandeja deve vir com uma rampa canelada, ideal para tirar os excessos.

Comece a pintar as paredes de casa passando o rolo na parte superior esquerda até embaixo, depois vá para os lados em movimento de “W”, de modo que cubra toda a parede. Não se preocupe quanto à cobertura, a primeira demão nunca fica perfeita.

Depois disso, é necessário esperar secar por quatro horas, para então aplicar a segunda demão. Faça sempre na mesma ordem: primeiro a trincha, depois o rolo.

87085-passo-a-passo-saiba-como-pintar-as-paredes-de-casa-sozinho

4. Acabamento e toques finais

Depois da última demão, espere secar por pelo menos duas horas e então remova a fita-crepe dos cantos. Se tirar antes, a tinta pode manchar, e se esperar as quatro horas, a fita pode secar junto à tinta, ficando impossível de remover.

Lave os materiais utilizados com água corrente, remova o papelão e os jornais, recoloque os móveis e a decoração em seus lugares e pronto! Quanto à tinta, guarde somente o que não foi diluído e feche a lata muito bem antes de armazenar.

Agora ficou fácil transformar sua casa com uma boa pintura, não é mesmo? Se você gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhá-las em suas redes sociais!