Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Reforma de sala: 5 dicas para começar a obra

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quer se jogar na reforma de sala, mas o orçamento está apertado? Não se preocupe! Há diversas maneiras inteligentes que não vão comprometer suas economias.

Afinal, é possível conquistar uma mudança significativa sem gastar muito. Contudo, se você pode investir um pouco mais, também tem dicas de como não errar na reforma de sala. Acompanhe a leitura para conferir todos os detalhes!

1. Como reformar a sala sem gastar muito? Faça um orçamento!

O orçamento de obra é o que te ajuda a prever quanto você vai gastar com a reforma de sala. Comece fazendo um levantamento de quanto você pode investir para renovar esse ambiente da casa.

Em seguida, orce materiais, mão de obra, móveis e tudo mais o que for necessário para realizar a reforma de sala.

Então, analise se as suas expectativas estão alinhadas com o seu orçamento. Se não estiverem, faça adaptações até que tudo se encaixe e você não precise se endividar para realizar a obra.

Contudo, é importante mencionar a importância de investir em materiais de qualidade. Isso vai evitar que você precise voltar a reformar a sala em pouco tempo. Portanto, escolha marcas confiáveis e profissionais com boas referências.

Considere ainda algumas mudanças simples no espaço, como veremos no tópico seguinte.

2. Como modernizar minha sala? Considere mudanças simples

reforma de sala

Com piso Avelana Ambar, da linha Mediterranea, sala ganha mais aconchego. Na parede, revestimento Stellar Line Off White, da linha Stellar

Se a ideia for economizar na reforma de sala, há algumas dicas que certamente vão fazer a diferença nesse ambiente. Separamos algumas das principais logo abaixo.

  • Iluminação estratégica: trocar a iluminação é uma maneira eficaz de modernizar sua sala. Opte por itens contemporâneos ou pendentes elegantes para criar um ambiente atual e acolhedor.
  • Cores modernas: escolha uma paleta de cores moderna e atemporal. Tons neutros com toques de cores vibrantes podem criar uma atmosfera moderna sem parecer datada.
  • Mobiliário minimalista: simplifique! Opte por móveis sem muitos detalhes para dar à sala uma sensação contemporânea. Menos é mais quando se trata de modernizar o espaço.
  • Revestimentos: a troca da cerâmica pode ser complexa. Por isso, uma ideia é optar pela colagem de um revestimento sobre o outro, se a estrutura atual permitir. Também dá para fazer pequenas substituições, como trocar apenas o revestimento de uma parede ou só da rodabanca. Outra ideia é revestir uma parede sem cerâmica para dar vida nova.
  • Pintura criativa: uma camada de tinta fresca pode fazer maravilhas. Experimente cores vibrantes em uma única parede para destacar a sala sem gastar muito dinheiro.
  • Upcycling de móveis: dê uma nova vida ao mobiliário antigo com um pouco de criatividade. Uma mão de tinta, novos puxadores ou até mesmo adesivos decorativos podem transformar completamente o visual sem pesar no bolso.
  • Acessórios econômicos: Almofadas, mantas e cortinas podem ser seus aliados. Escolha peças em lojas de desconto ou até mesmo faça você mesmo para adicionar um toque de personalidade à sala sem gastar muito.

3. Entenda quando fazer uma reforma de sala

Pare e pense: esse é o momento certo para fazer uma reforma de sala? Antes de responder, confira alguns critérios para avaliar se está na hora de fazer esse investimento.

  • Desgaste e deterioração: se o seu mobiliário está desgastado ou os revestimentos estão se desfazendo, é hora de considerar uma reforma de sala.
  • Mudança de estilo de vida: se a sua rotina mudou, a sala também pode precisar se adaptar. Por exemplo, se você trabalha em casa agora, talvez precise de um espaço de escritório na sala.
  • Atualizações periódicas: fazer pequenas atualizações regularmente evita que a sala fique com visual ultrapassado. Inclusive, isso reduz a necessidade de uma reforma completa.
  • Problemas na estrutura: rachaduras, infiltração… Há muitas questões que podem fazer você precisar fazer uma reforma de sala. Nesses casos, é importante considerar se os problemas colocam a segurança dos moradores em risco. Se sim, o ideal é começar a obra o quanto antes.

4. Considere montar uma sala simples e bonita

reforma de sala

Medidas simples podem deixar a sala bonita. No piso, Habitat Escura, da linha Tropicalia e, na parede, revestimento Spark Green, da linha Spark

Investir no básico pode te ajudar a manter o visual da sala atual por mais tempo. Alguns pontos também devem ser levados em consideração, para que você não sinta necessidade constante de fazer uma reforma de sala.

E sim, é possível ter uma sala simples e bonita, seguindo algumas dicas que listamos aqui:

  • Layout funcional: organize os móveis de maneira que o espaço permita a circulação e seja agradável no dia a dia. Posicione os móveis de forma a criar áreas de convívio acolhedoras.
  • Revestimentos neutros: algumas cerâmicas são perfeitas para manter a sala atemporal. Entre elas, estão as que reproduzem madeira e mármore, por exemplo. São materiais fáceis de combinar e que permitem criar uma base neutra na decoração. Aliás, invista em tons básicos como branco, bege, cinza e marrom para facilitar mudanças em móveis e outros itens de decoração, sem a necessidade de trocar revestimentos.
  • Decoração coesa: escolha uma paleta de cores e mantenha-a consistente. Isso cria uma sensação de unidade na sala, mesmo que os elementos decorativos sejam simples.
  • Plantas e flores: elas podem trazer vida e frescor ao ambiente. Plantas são acessórios econômicos que podem fazer uma grande diferença na estética da sala.

5. Saber como transformar uma parede pode fazer a diferença

reforma de sala

Parede da sala em Web Black, da linha Decora Design, é destaque. No piso, Spark Gray, da linha Spark

Nem sempre você precisa investir tempo e dinheiro na reforma de sala. Afinal, como vimos, há soluções mais simples que podem ser adotadas para mudar o visual sem gastar muito.

Entre as opções está transformar uma parede específica. Confira abaixo algumas sugestões de como fazer isso.

  • Pintura de destaque: escolha uma parede para ser a estrela da sala. Então, pinte com uma cor contrastante para criar um ponto focal impactante.
  • Painel ripado: há cerâmicas que reproduzem madeira com fidelidade e são ótimas para criar um painel. Isso dá um toque de elegância e transforma completamente o espaço.
  • Prateleiras e nichos decorativos: você pode adicionar detalhes com essas superfícies. Inclusive, dá para criar usando cerâmica. Uma ótima dica para móveis embutidos ou camuflados ao revestimento da parede.
  • Galeria de arte: crie uma parede de galeria com suas fotos favoritas, quadros ou arte DIY. Isso não apenas transforma a parede, mas também adiciona personalidade à sala.

Com essas dicas práticas, a reforma de sala se torna um projeto emocionante e acessível. Lembre-se, a chave está na criatividade e em aproveitar ao máximo o que você já tem.

Quer descobrir como sua sala vai ficar depois da reforma? Use agora mesmo o simulador de ambientes da Pointer!