Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Quais são as principais causas do destacamento cerâmico?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Pode-se dizer que algumas estruturas de uma residência ficam “doentes” ao apresentarem algum tipo de falha. No caso de revestimentos cerâmicos, a patologia mais comum é a do desplacamento, também chamado de destacamento.

Esse problema pode trazer diversos transtornos e prejuízos. Pensando nisso, fizemos este texto em que explicaremos no que consiste o processo, quais são as causas do destacamento e como evitá-lo. Então, para ficar por dentro do assunto, leia o texto com bastante atenção até o fim! Vamos lá?

Qual é o conceito de destacamento cerâmico?

O destacamento é, basicamente, quando uma peça de cerâmica do revestimento se descola e cai. Ele pode ocorrer tanto em ambientes internos e quanto nos externos, e o motivo de preocupação vai muito além da estética.

Claro que a aparência fica afetada quando há o desplacamento, mas também é possível que aconteça algum tipo de acidente — a placa atingir alguém, por exemplo. Além disso, uma peça de cerâmica que cai no solo pode danificar o piso, trazendo gastos para arrumá-lo.

Quais são as causas desse tipo de problema?

O primeiro ponto a ressaltar é que não existe um cômodo em que ele ocorra com mais frequência. Isso porque o uso do espaço não interfere no surgimento dessa complicação. Também não são fatores como umidade e calor que causam o descolamento.

Mas então como surge essa patologia? Continue lendo e descubra.

Erros na execução

No que diz respeito à execução, a principal razão é não realizar a junta de dessolidarização, que é um pequeno espaço entre a parede e o revestimento. Ela serve para absorver as movimentações diferentes entre a estrutura e revestimento, para que as placas aguentem sem soltar.

Outras razões nesse quesito incluem a forma com que as placas são colocadas, não realizar dupla colagem da peça e não respeitar o tempo em aberto da argamassa.

O tempo em aberto é o intervalo entre a aplicação e a formação dos cordões de argamassa colante até que se crie uma película que prejudica a aderência. Após a formação dessa película esbranquiçada, a aderência não ocorre de forma correta, ficando fraca.

Especificação e qualidade dos materiais

É necessário prestar bastante atenção em qual argamassa você está adquirindo. Existem diversos tipos, cada um tem suas próprias especificações e é indicado para diferentes usos.

Ignorar esse fator pode fazer com que você aplique em um ambiente externo uma argamassa específica para locais internos, por exemplo, o que compromete a qualidade da sua obra.

Como evitá-lo?

O uso de matérias-primas adequadas e um bom trabalho são essenciais. É muito importante respeitar o tempo em aberto´da argamassa colante.

Além disso, para realizar o assentamento das placas, aconselha-se que não se abra o pano de argamassa maior que de 1,5 m². Ao aplicar a placa, é necessário romper completamente os cordões desse material.

Conhecer as causas do destacamento é de suma importância para estar atento aos detalhes e evitar dores de cabeça no futuro. É preciso contratar profissionais capacitados e contar com bons fornecedores. Assim, você consegue o resultado mais satisfatório e duradouro possível, garantindo o seu conforto e de sua família.

Agora que você entende melhor as causas do destacamento de revestimentos, que tal conhecer nosso simulador de ambiente? Basta clicar aqui para conferir diversos revestimentos cerâmicos em diferentes cômodos!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida