Os preparativos para o Natal ganharam uma importância ainda maior em 2020. Símbolo de renovação, a data tão aguardada contará com um sabor extra, pois a importância da paz, da família e das amizades verdadeiras ficou ainda mais em evidência, em um ano marcado pela pandemia do coronavírus. Pensando nisso, montamos um checklist para ajudar na criação de uma noite ainda mais especial. Para quem aproveitou o ano para deixar a casa mais bonita com os revestimentos cerâmicos Pointer, as dicas vão funcionar como a “cereja do bolo”, facilitando deixar tudo pronto para a confraternização – e respeitando, é claro, os ritos de higienização tão necessários atualmente.
A casa
1 – Elimine pendências: deixe a casa em ordem no fim de ano, providenciando pequenos consertos e ajustes na decoração que foram adiados até agora.
2 – Decoração: defina como você enfeitará a residência, relacionando os acessórios necessários para a área externa – como a iluminação característica – e os itens que não podem faltar nos ambientes internos, como a árvore de Natal. Lembre-se de adotar alguns detalhes da decoração, como guardanapos com tema natalino, por exemplo.
3 – Enfeites: podem ir de garrafas com pisca-pisca a pinhas, passando por velas com canela em pau e bolas de Natal com retalhos. Aliás, você mesmo pode fazer os seus enfeites. Confira algumas ideias.
4 – Ambiente: escolha o local mais adequado para fazer a ceia. Se houver uma área aberta e nela for possível montar a mesa com os quitutes, é a melhor opção no momento.
5 – Música: prepare uma playlist para tocar na festa. Além das músicas típicas, acrescente na relação as músicas preferidas de cada um dos participantes da comemoração. Quem sabe até mesmo uma canção que traga alguma memória afetiva agradável, como uma viagem em família.
A ceia
6 – Prato principal: garanta a compra dos ingredientes necessários para a ceia. Os não perecíveis e congelados podem ser adquiridos com antecedência, para evitar filas nos mercados. Cuidado apenas para evitar exageros. Não vale desperdício só porque é Natal.
7 – Sobremesa: defina quais serão as sobremesas servidas e o melhor momento para produzi-las. Rabanada, panetone, colomba, pavê e pudim costumam ser sucesso certo. Uma sugestão é resgatar uma receita antiga que relembre festas passadas ou que promova a recordação de alguma pessoa especial, como os avós ou uma tia que costumava caprichar todos os anos no preparo de alguma guloseima.
8 – Restrições: separe alguns itens no cardápio especialmente para as crianças. Ainda nessa linha, descubra se alguém possui restrição alimentar, facilitando providenciar um prato especial para a pessoa.
Os presentes
9 – Lista: Defina os amigos e parentes que você vai presentear e o orçamento para presentes. Quanto antes isso ocorrer, melhor. Principalmente este ano, quando é necessário evitar aglomerações em lojas.
10 – Embalagem: lembre-se que os presentes devem ser embalados. Afinal, todos gostam da surpresa, mesmo aqueles que já esperam por um determinado presente. Essa etapa pode ser uma das mais divertidas. Se possível, reúna os filhos para ajudar com as embalagens.
11 – Entrega: para manter viva a magia do Natal, mobilize os amigos e parentes. Se houver crianças pequenas em casa, eleja um familiar para se vestir de Papai Noel para a distribuição dos presentes. Isso certamente conquistará muitos sorrisos e gargalhadas.
As roupas
12 – Modelito: assim como no Réveillon, há quem compre uma roupa só para a celebração do Natal. Não se pode esquecer que estaremos no verão. Dê preferência, portanto, a tecidos fluidos e finos. A roupa pode e deve ser bonita, mas também leve e confortável, ideal para um Natal tropical.
Os convidados
13 – Definição: monte a relação de convidados à ceia de Natal e outras celebrações de fim de ano. Aqui, um lembrete importante: não se esqueça da pandemia e das orientações das autoridades de saúde para que sejam evitadas aglomerações. Portanto, não se sinta mal ao limitar o número de convidados este ano. Afinal, todos estamos no mesmo barco.
14 – Compartilhe: por mais disposição que você tenha, não precisa fazer tudo sozinho. Estabeleça funções a todos os integrantes da família. Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e todos acabam dando um valor ainda maior para a celebração, permitindo assim que cada um deixe a sua contribuição para a construção de uma festa inesquecível.
Se esses 14 itens forem seguidos à risca, os preparativos para o Natal se transformaram também em momentos agradáveis, criando o clima para uma noite maravilhosa. Nós, da Pointer, desejamos um Feliz Natal e seguimos de portas abertas para ajudar você agora ou em 2021 a realizar o sonho de construir ou reformar a casa, sempre com a proposta de um design democrático e acessível. E, claro, promovendo também inspirações. Como? Conheça a campanha Boas Ideias, confira o depoimento do arquiteto e parceiro Maurício Arruda e compartilhe conosco sua história.